NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

20 Curiosidades sobre o Parque das Aves que você tem que saber!



20 Curiosidades sobre o Parque das Aves que você tem que saber!

20 Curiosidades sobre o Parque das Aves que você tem que saber!

Tucano Toco- Foto cedida pelo atrativo!

Apostamos que você já ouvi falar do Parque das Aves, mas o quanto você conhece esse incrível atrativo?

Para lhe surpreender, com a magnitude bela e importante que o Parque das Aves tem com suas atrações e ações aqui na região, preparamos uma matéria especial listando somente algumas curiosidades bem bacanas de lá!

1- Quem fundou o Parque das Aves?

20 Curiosidades sobre o Parque das Aves que você tem que saber!

Família Croukamp - Foto cedida pelo atrativo!

Em 1976, a veterinária Anna-Sophie Helen e Dennis Croukamp se conheceram na África, trabalhando junto o casal se apaixonou e começou sua história juntos! Em 1980 ganharam um amigo de penas, um papagaio-do-congo, Pumuckl, que rapidamente fez parte da família de aves que já existia no quintal do casal.

Esses dois fanáticos por aves, tiveram duas filhas, chamadas Anna-Luise e Carmel!

2- Qual o significado do símbolo do Parque das Aves?

O pássaro símbolo, do logo do Parque das Aves é o Pararu-espelho ou Claravis geoffroyi, uma espécie de pomba pequena cinza, que infelizmente, com pouca atenção se tornou extinta na natureza! Em homenagem a ave, o Parque a representa em seu logo para relembrar a importância da preservação das espécies ameaçadas de extinção!

3- Qual a importância da existência do Parque das Aves?

Com 91,5% da Mata Atlântica desmatada e mais de 120 espécies e subespécies em total ameaça, o Parque das Aves, busca preservar e até mesmo devolver a natureza o máximo desses pássaros em crise de extinção, para evitar que o terrível acontecimento com a Claravis se repetisse, se espalhando em demais famílias e classes de aves da nossa Mata Atlântica!

4- O Parque das Aves é o único no mundo a preservar espécies da Mata Atlântica!

20 Curiosidades sobre o Parque das Aves que você tem que saber!

Experiencia dentro do recinto das araras - Parque das Aves (Foto cedida pelo atrativo)

No incrível trabalho da equipe do Parque das Aves Foz, o foco é a conservação desses animais! Além de ser uma instituição única no mundo inteiro, voltada a esse tipo de trabalho na Mata Atlântica, o Parque das Aves é um grande patrimônio natural que tem importância mundial de ajudar a sobrevivência da Mata Atlântica e seus habitantes de penas!

5- O Parque das Aves é o 2º atrativo mais visitado em Foz do Iguaçu!

Ficando atrás somente das ilustres Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves recebe por ano uma média de aproximadamente 830 mil visitantes! Onde se juntam, moradores da região, brasileiros de todo país e muitos estrangeiros!

6- O Parque das Aves preserva 16 hectares de Mata Atlântica!

Parece muito terreno, mas se vermos a quantidade de Mata Atlântica que já perdemos, isso é uma quantidade até média!

A floresta do Parque das Aves em Foz do Iguaçu, foi restaurada com a plantação de árvores nativas desde o nascimento do Parque! Com a intenção de reproduzir o mais parecido possível o habitat natural das aves! Pois é na Mata Atlântica que vivem 8% de todas as espécies do planeta!

7- Existem mais de 1400 aves vivendo no Parque das Aves!

Com esse número incrível de habitantes, o Parque conserva por volta de 150 espécies de aves!

Onde pelo menos 50% dessas aves foram resgatadas do tráfico animal!

Os moradores do Parque das Aves Foz do Iguaçu são beija-flores, canários, cardeais, casuar, Chauá, colhereiro, corujas, curió, uru, Flamingo-africano e flamingo-chileno, urubus rei, espécies de papagaios, mutum-do-sudeste, mutum-de-penacho, tucano-toco e tucano-de-bico-verde, murucututu, macaranãs, macucos, mais de 100 araras de diversas espécies, além de muito mais animais e aves fenomenais!

8- Existem outros animais no Parque?

No Parque das Aves em Foz do Iguaçu outros tipos de animais vivem, como, borboletas, iguanas, jacaré-do-papo-amarelo, jabuti-chileno, jabuti-piranga, jabuti-tinga, sucuri-verde, jiboia, tartaruga tigre-d’ água e etc.

20 Curiosidades sobre o Parque das Aves que você tem que saber!

Arara-canindé (Foto cedida pelo atrativo)

9- Ajudando espécies em extremo perigo!

No Parque das Aves tem a conservação das jacutingas, uma ave que sofreu bastante com a caça e acabou diminuindo significativamente sua espécie na natureza, para ajudá-las o Parque cria e devolve a natureza algumas jacutingas! Onde esse projeto busca reintegrar a espécie na natureza!

Já uma outra espécie que só existe em locais de preservação, é o mutum-de-alagoas, no Parque sobrevivem as últimas aves existentes dessa categoria, que luta até hoje para reprodução da espécie!

10- “Eu gosto de aves. Criaremos um parque e aves”!

Essa foi a frase do criador do Parque das Aves, Dennis disse em 1990, onde já planejava o projeto que mudaria a vida de milhares de espécies de aves da nossa região!

11- O Parque das Aves foi “comprado” em 1993!

Em 1993 foi quando os 16 hectares ao lado do Parque Nacional do Iguaçu foram comprados pelo casal, que usaram o livro “Português em três meses” como base, em novembro de 1993 eles começaram finalmente as obras!

12- Uma aposta alta para os fundadores!

Além de ter que cuidar das filhas e das obras do parque, o casal Anna e Dennis gastaram todas as suas economias na construção do Parque das Aves, mas graças a ajuda de diversas pessoas que se uniram a eles, o casal conseguiu tirar do papel o seu sonho e transformar aos poucos em realidade.

E o mais incrível: sem precisar derrubar uma árvore nativa sequer!

20 Curiosidades sobre o Parque das Aves que você tem que saber!

Harpia menor (Foto cedida pelo atrativo)

13- Como vieram as primeiras aves?

Através de doações, empréstimos de outros zoológicos e animais apreendidos pelo Ibama.

Em 1994 grande parte dessas espécies no Parque eram de outros continentes!

14- Quando foi oficialmente inaugurado o Parque das Aves?

Em 7 de outubro de 1994, o Parque das Aves foi oficialmente inaugurado, assim completando hoje 25 anos de história e conquistas!

15- Foi a Dra.Carmel Croukamp que decidiu o foco em conservação das espécies!

A filha do casal Croukamp, Dra. Carmel após perceber o desaparecimento da pombinha cinza pararu-espelho, a Claravis, decidiu em 2010 focalizar a visão do Parque para a preservação das aves nativas da Mata Atlântica!

16- O Parque das Aves recebe mais de 35 mil alunos por ano!

Assim como é um lugar deslumbrante para se visitar e observar, o Parque das Aves também recebe muitos alunos de escolas, aprendem e conhecem mais e mais sobre todo trabalho dessa equipe!

17- O Parque possui aproximadamente 250 colaboradores!

Para manter tanto território e tantos belos animais, o Parque das Aves precisa de muito trabalho em equipe! Para ajudar nessa grande tarefa o Parque tem 250 funcionários trabalhando duro para manter as boas condições que o vemos hoje!

20 Curiosidades sobre o Parque das Aves que você tem que saber!

Backstage Experience (Foto cedida pelo atrativo)

18- O Parque das Aves é bem envolvido em projetos de conservação?

Sim, só para saber atualmente o Parque das Aves está bem participativo nos projetos como o Projeto Papagaio-verdadeiro, Projeto Papagaio-chauá e Projeto Aves do Iguaçu!

Para entender melhor desses projetos, acesse a página oficial do Parque em “parquedasaves.com.br” e descubra o quão interessante é o trabalho deles!

19- Existem 5 locais no Parque que ainda ficam no mesmo lugar!

Apesar de sua mudança de design e aparência, o Parque das Aves ainda mantém pelo menos a localização de algumas atrações, como por exemplo: sua entrada ainda é no mesmo lugar!

Na entrada é onde você pode ver as adoráveis carpinhas e peixinhos no lago da ponte!

Outro local que permanece no mesmo endereço, é o Lago dos Flamingos, além do Viveiro Floresta, nomeado atualmente como “Os Pequenos Marrons”; o viveiro Aves de Rios e Mangues e o Borboletário!

20- Você sabia que o Parque das Aves possui restaurantes?

Oferendo culinária nativa e muito saborosa, o Parque das Aves possui dois restaurantes que é o Recanto do Flamingo e Quiosque Tropicana! Onde o visitante tem a opção de fazer o passeio e ainda bater uma boquinha depois dele!

Leia também: >> PARQUE DAS AVES BUSCA CONSERVAR CULINÁRIA NATIVA DA REGIÃO EM SEUS RESTAURANTES! <<

Passeio do Parque das Aves:

Extra: Existem mais passeios no Parque das Aves?

Passeios alternativos e muitos bacanas que você pode fazer no Parque das Aves:

BackStage:

Conheça um pouquinho dessa maravilhosa experiência com a Combo Iguassu:

Com a Combo Iguassu você faz esse e demais passeios em Foz do Iguaçu, com segurança e tranquilidade além de que pelo site da Combo consegue ainda ingressos de alguns atrativos aqui da região!

Forest Experience:

20 Curiosidades sobre o Parque das Aves que você tem que saber!

Forest Experience (Foto cedida pelo atrativo)

Uma aventura bem bacana para se fazer na mata com os Guaranis da região, é o Florest Experience, onde o visitante se aprofunda na cultura e costumes dos Guaranis na Mata Atlântica a noite em volta de uma fogueira!

Além disso, nesse passeio possuem jantar compartilhado com eles, com temperos e sabores tradicionais que iram marcar a sua visita!

A melhor hospedagem para sua viagem!

Para ficar em Foz do Iguaçu, opte pela hospedagem do Tarobá Hotel!

Encantado com as curiosidades do Parque das Aves? Então venha para Foz do Iguaçu conhecer este e mais passeios que você só encontra aqui! Enquanto viaja fique numa boa estadia, com conforto e quartos seguros, onde você sente toda tranquilidade que merece em sua viagem!

Temos uma ótima tarifa em hospedagem, além de cortesias únicas para as reservas feitas diretamente do site do Hotel Tarobá! Faça já a sua reserva, aproveite o melhor que Foz do Iguaçu e região pode lhe oferecer ficando no nosso hotel no centro da cidade!

Capa: foto cedida pelo atrativo!

Atendimento pelo Whatsapp
Aguarde