NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Comidas típicas do Brasil, Paraguai e Argentina: embarque nessa viagem culinária na Tríplice Fronteira



Belezas naturais e passeios são alguns dos principais motivos pelos quais milhares de turistas brasileiros e estrangeiros escolhem Foz do Iguaçu como destino durante todo o ano. Mas há também outro ponto que faz da tríplice fronteira

Foz do Iguaçu e região possui uma grande variedade gastronômica, principalmente por conta da culinária de várias partes do mundo, principalmente dos três países: Brasil, Argentina e Paraguai.

Ao todo, são 63 etnias presentes no cenário gastronômico da região. São muitas churrascarias, restaurantes de comida chinesa, tailandesa, árabe, japonesa, mexicana e muitas outras. Todas elas fazem parte de um enorme leque de bares e restaurantes. Sendo assim, qualquer turista que escolhe Foz do Iguaçu como destino tem opções para todos os gostos.

Outro ponto é o preço e a qualidade encontradas por aqui. Para muitos especialistas de turismo, o cenário geral do Brasil está se aprimorando em muitos aspectos, e a Tríplice Fronteira vem se preparando ainda mais para atender melhor todos os seus visitantes.

Se você está programando uma viagem para Foz do Iguaçu e região, nada melhor que estar por dentro e conhecer as principais comidas típica da Argentina, Brasil e Paraguai. Vamos lá? :)

Conheça as comidas típicas do Paraguai

A maioria dos países da América do Sul são conhecidos por terem uma comida rica e muito saborosa, mas nem todos os turistas sabem quais são as comidas típicas do Paraguai.

Por lá, a rica culinária é formada por pratos de origem indígena, que mescla sempre com carne de gado, ovina, caprina e carnes silvestres de produtos vegetais como a mandioca, o milho, a batata e também a abóbora. Conheça agora algumas das principais comidas típica do Paraguai:

  • Chipa

Geralmente comparadas com o famoso pão de queijo de Minas Gerais, as deliciosas chipas paraguaias contam com um sabor típico feito diretamente nas chiperias de todo o Paraguai.

São dois tipos de chipas entre as principais comidas tipicas do Paraguai: a chipa soo, geralmente recheada com carne; e a chipa pirú, esta encontrada de forma mais prática em supermercados e vendidas em pacotinhos.

  • Sopa Paraguaia

Um paradoxo entre as principais comidas típicas do Paraguai, a sopa paraguaia não é lá bem uma sopa, mas sim um tipo de torta salgada. Seus principais ingredientes fazem dessa iguaria uma das delícias mais saborosas do território de toda a Tríplice Fronteira.

Tudo é feito com muito milho moído, queijo, ovos e leite. Parece básico, não é mesmo? Mas este prato é servido com frequência em almoços e jantas.

Image

Créditos: Flickr

  • Pira Caldo

Um prato conhecido por aumentar a disposição e energia de quem o consome, o Pira Caldo é, como o próprio nome diz, um caldo de peixe onde se mistura leite, queijo, cebola, tomate e óleo de girassol.

Inclusive, existe uma lenda urbana em Ciudad del Este que diz que esta comida típica do Paraguai é um forte afrodisíaco masculino.

Os principais pratos e comidas típicas do Brasil

Uma pergunta muitas vezes com diferentes respostas é “qual a verdadeira comida típica do Brasil?”. Afinal, nosso país tem grandes proporções continentais, fazendo com que se encontre uma gigantesca variedade gastronômica.

São muitas opções e estilos resgatados e que ainda influenciam em nossa cultura, principalmente quando o assunto é comida. Com grandes contribuições indígenas, africanas e europeias, as opções de pratos típicos são várias. E se a palavra diversidade é uma pauta, Foz do Iguaçu é um retrato do Brasil. Conheça agora algumas das principais comidas típicas do nosso país.

  • Moqueca de peixe

Consumido em todo o país mas originalmente criado no Espírito Santo, a moqueca que peixe é composta por peixe cozido, vegetais e frutos do mar a escolha do cozinheiro. Além disso, o peixe também pode ser variado, tais como badejo, cação ou o famoso dourado brasileiro.

Além das iguarias, a moqueca também pode ser servida com arroz e pirão.

  • Carne de sol

Original do nordeste brasileiro, este prato nada mais é do que uma peça de coxão mole ou duro salgado. O nome carne de sol foi escolhido pela forma que a carne era preparada: levada ao sol para secar antes do ir ao fogo.

Hoje em dia esse processo já é feito em ambiente refrigerado, porém o prato principal continua sendo servido com mandioca frita, queijo coalho e feijão verde.

Image

Créditos: Pixabay (Mauro Oliveira)

  • Feijoada

Chegamos ao prato mais famoso do Brasil: a feijoada. Encontrada em quase todos os restaurantes do país, essa comida típica é uma mistura grossa de feijão preto, partes não tão nobres do porco e a já citada carne seca. Uma outra regra são os acompanhamentos: couve e arroz.

Outro ponto bastante interessante sobre a feijoada é o simbolismo histórico que esse prato carrega, pois foi inventado por escravos que faziam seus alimentos com tudo aquilo que era menosprezado pelos seus senhores.

Principais comidas típica da Argentina

Visitar Puerto Iguazu já é regra para quem vem para a tríplice fronteira por conta de suas belezas naturais, mas se o assunto é culinária e comidas típica da Argentina, a cidade também conta com muita variedade e ótima qualidade.

São vários lanches em bistrôs e cafeterias, além das tradicionais churrascarias argentinas. De lá, uma coisa é certa: você voltará satisfeito e com a ótima sensação de ter comido bem por um ótimo custo-benefício. Fique por dentro das principais comidas típica da Argentina que podem ser encontradas em Puerto Iguazu.

  • Empanadas

Um lanche rápido e adorado em todo o país, a empanada é facilmente encontrada em quase todo estabelecimento de Puerto Iguazu. Comparadas com as coxinhas no Brasil, as empanadas também são fritas ou assadas no forno.

O sabor mais conhecido e tradicional é o de carne, mas também podem ser feitas com queijo e presunto, frango com espinafre, queijo e cebola e muito mais.

  • La Picada

Quando o assunto é comida típica argentina, Puerto Iguazu também conta com restaurantes que oferecem a famosa La Picada: uma tábua de frios pra lá de diversificada.

Nela é possível encontrar uma grande variedade de presuntos e queijos, além de azeitonas, ovos e picles. Uma boa dica é aproveitar este prato típico argentino acompanhado de um bom vinho.

  • Bife de chorizo
Image

Créditos: Pixabay (Pillar Castillo)

Conhecida por ser a principal comida típica argentina, o bife de chorizo é também um dos pratos mais pedidos em Puerto Iguazu. E motivos não faltam: o chorizo é um dos cortes mais nobres da carne bovina argentina, que é considerada por muitos especialistas como uma das melhores carnes do planeta.

Em suma, o pedaço conta com dois dedos de altura, podendo ser servido sem ter sido temperada, já que uma das tradições é deixar que o próprio cliente controle o salgamento de sua carne. Legal, não é mesmo?

Saiba onde se hospedar em Foz do Iguaçu

Uma boa ideia para quem tem interesse em conhecer mais sobre as comidas típicas do Paraguai, Argentina e Brasil é se hospedar em Foz do Iguaçu.

O Tarobá Hotel, por exemplo, está localizado e uma área privilegiada no centro da cidade, onde é possível visitar diferentes restaurantes e se locomover para os países vizinhos contratando o serviço de transporte da Combo Iguassu.

Animado para conhecer Foz do Iguaçu e região? Agora chegou a hora de planejar sua viagem e aproveitar o que há de mais saboroso entre as comidas típicas da tríplice fronteira. Faça sua reserva no Tarobá Hotel e se encante com as comidas e as belezas naturais da região.

Crédito Imagem Destacada: Pixabay (Jules Perez)

Atendimento pelo Whatsapp
Aguarde