Skip to main content

Como é o Trânsito no Paraguai? O que você precisa saber antes de atravessar a fronteira!

Como é o Trânsito no Paraguai? O que você precisa saber antes de atravessar a fronteira!

Consultar

Como é o Trânsito no Paraguai? O que você precisa saber antes de atravessar a fronteira!

Imagem Ilustrativa (Créditos: Pixabay)

Muitas pessoas que vem de fora, não tem nem ideia de como é a divisa da Ponte da Amizade, ou o interior de Ciudad Del Este no Paraguai.

Se você é uma dessas pessoas e tem receios do que enfrentar na fronteira, não se preocupe! Você virá mais prevenido para o centro comercial de Ciudad Del Este depois de ler nossa análise!

Mas afinal de contas, o Paraguai é tão diferente assim do Brasil no trânsito?

Fazendo essa questão, e para lhe dar uma ideia de como é o trânsito no Paraguai, vamos listar alguns tópicos para você entender melhor esse tema!

Documentação e regras de trânsito:

Antes de qualquer coisa, um fator essencial para você poder entrar no país é a documentação adequada!

E lembre-se: isso não vale só para os motoristas, mas também aos demais passageiros e pessoas que iram com você até a Ciudad Del Este, pois não portar os documentos pode trazer sérios problemas para você e sua companhia, mesmo que ninguém da fiscalização na aduaneira pare vocês ou peça a documentação, na área de câmbio, estar munido dos documentos é essencial!

Documentos (ORIGINAIS) necessários para brasileiros entrarem no país:

• Cédula de Identidade (RG), atualizada em pelo menos 10 anos de expedição.

• Ou passaporte

• Se estiver com crianças traga toda documentação de identificação e a autorização assinada em cartório dos dois responsáveis legais.

Eu preciso de passaporte para entrar no Paraguai?

Image

Imagem Ilustrativa (Créditos: Pixabay)

Não, mas como é um documento de identificação o passaporte pode ser bem útil caso prefira apresentá-lo invés do RG, além de que se você quiser assinado o carimbo de entrada no Paraguai (Isso é opcional e não obrigatório) precisará dele. Assim como o visto, este não é um documento obrigatório.

Se quiser entrar com seu próprio veículo no país, é necessário ter:

• Matrícula Mercosul: Carta Verde

• Carteira Nacional de Habilitação (CNH atualizada)

• O carro precisa estar nas normas de segurança comum, como ter extintor de incêndio, dois triângulos de sinalização, colete refletivo e etc.

• Em caso do carro ser de outra pessoa: necessário autorização assinada em cartório com informações completas do dono, do carro e do motorista.

Respeite todas as normas de trânsito do país, se necessário consulte previamente as leis locais.

Assim como no Brasil, estas são as leis mais básicas para se respeitar:

• Usar cinto de segurança.

• Motoristas: Não ingerir bebidas alcoólicas.

• Dirigir com o calçado adequado.

• Cuidado com adiantamentos em curvas, pontes e franjas contínuas.

• Não exceder a velocidade permitida.

• Atenção em marcha ré, pistas duplas, contramão.

Assim como cuidamos para não sermos punidos por imprudências no Brasil, o mesmo cuidado deve se ter no Paraguai, multas são uma comum consequência para quem comete infrações tanto em Ciudad Del Este como no nosso país.

Porém, os métodos de pagar as multas são distintas, no caso do Paraguai para estrangeiros se resolve com a Secretária Nacional de Turismo de Assunção através de apresentação na Central da Polícia Caminera (Polícia Rodoviária), para mais detalhes desses procedimentos você deve consultar previamente um site oficial da Eco Iguassu ou do próprio país!

Na realidade, como é o trânsito do Paraguai?

Para nós que vivemos não muito longe da fronteira, sabemos como é a sensação de ir pela Ciudad Del Este.

Para ter uma ideia de como é o transito no Paraguai, ao andar ou dirigir lá se deve ter muito atenção, pois naquele centro comercial não se tem muito controle do fluxograma de trânsito, lá você verá carros, motos e vans correndo toda hora em várias direções pelas ruas, muitas vezes isso dá a cidade uma personalidade bagunçada, de uma grande poluição visual e sonora do trânsito, e realmente em dias de grande movimento isso é bem comum.

Tenha cuidado ao atravessar as ruas, principalmente se estiver com crianças, mesmo pelas lojas tenha muito cuidado para não se perderem uns dos outros, ou sofrerem algum acidente por desatenção.

Como é a fiscalização na Ponte da Amizade?

Apesar de simples, a fiscalização do pais pode pegar quem quebra as regras de como é o transito no Paraguai.

Para entrar em Ciudad Del Este você pode usar carro, moto, transporte público, transporte turístico ou apé.

Na polícia aduaneira não se tem muitas paradas, ou seja, pelo alto fluxo de pessoas que passam por lá dificilmente você será parado por algum guarda da Receita Federal.

Mas caso seja, apresentar seus documentos atualizados é a única solução para não ter problemas na fronteira, além de que a fiscalização pelo que você transporta para dentro ou fora do país também é importante, além de acompanhar a cota máxima ou limite de isenção (referente a impostos cobrados) que você pode ter.

Atualmente (Julho 2019) o valor da cota máxima se encontra em U$300,00 máximos.

Para entender melhor sobre a cota, acesse essa postagem onde te explicamos tudo sobre compras no Paraguai e a cota permitida por pessoa.

Também é importe lembrar que se deve ter nota de tudo que se compra no Paraguai, como mencionado acima, se for parado será requerido as notas de compra e o preenchimento da Declaração de Bagagem Acompanhada ou DBA.

Hoje na Ponte da Amizade há um sistema mais forte de câmeras de identificação facial e de placas de carros, para achar diversas irregularidades que podem tentar adentrar o país.

Viajando de Carro para Ciudad Del Este, tem algum risco?

Como é de costume, muitas pessoas não se sentem seguras em viajar de carro para dentro da Ciudad Del Este, o motivo disso é os relatos de furtos e roubos de veículos na cidade, não para menos, muitos cuidados deve se cuidar se você vai atravessar a fronteira.

Ou se quiser ir além da Ciudad Del Este e entrar mesmo no país, você precisa saber como é o trânsito no Paraguai, além de ter cuidado redobrado, infelizmente casos de extorsão e corrupção no país fazem muitas pessoas desistiram de viajar de carro no centro do país e optar por transporte paraguaio mesmo até Assunção.

Devo alugar um carro além da fronteira?

Conhecendo os riscos e  como é o transito no Paraguai; dificilmente, ou nem vemos, companhias de alugação de carro em Foz que autorizam a entrada de veículos alugados dentro do Paraguai, talvez de outras formas você consiga um carro para atravessar a Ponte, mas terá que consultar os regulamentos e preços cobrados extras por esse percurso.

Uma forma alternativa de cruzar a Ponte:

Uma das opções viáveis que muitos brasileiros têm para não atravessar a Ponte com o próprio veículo, é ir até a entrada da Ponte, em Foz do Iguaçu mesmo, e achar um estacionamento seguro para deixar o carro.

Pagando por diária ou hora, alguns estacionamentos asseguram que você possa deixar o veículo para andar apé até a Ponte da Amizade, após cruzá-la apé ou com contratação de um serviço breve de transporte, você consegue chegar até a Ciudad Del Este, o processo se repete na volta onde do estacionamento você pode pegar seu veículo e partir.

Abastecer no Paraguai, vale a pena?

Conhecendo já o combustível paraguaio, sabemos que o preço é mais barato que no Brasil além de ser mais “pura” ou “forte” que a brasileira, sem nada de adição de álcool. Mas lembre-se a mudança repentina de combustível pode diminuir o desemprenho e força dependendo do veículo.

Se lhe for conveniente busque postos dentro da Ciudad Del Este e teste um abastecimento, mas só vale mais a pena quando o abastecimento lá é mais barata que a brasileira, em razão da conta de custo e beneficio.

Transporte da Combo Iguassu:

Precisando ir para fronteira e sem passar estresse? Contrate os serviços de transporte da nossa Agência Combo Iguassu e não limite os locais que você e sua família podem ir, com nossos destinos de viagem vocês terão muitas mais opções!

Depois de entender um pouco de como é o trânsito no Paraguai, você poderá nos colocar como uma opção bem viável para sua locomoção pela cidade!

Ou acesse o site, onde já explicamos porque a Combo Iguassu é o melhor transporte turístico!

Consulte o site para ver os preços do Transporte até Ponte da Amizade e mais!

Hospedagem é no Hotel Tarobá!

Venha para Foz do Iguaçu, conheça os milhares de pontos turísticos da cidade e região! Ficando no melhor hotel do centro de Foz, no Hotel Tarobá na melhor localização sua estadia por Foz do Iguaçu será marcante e incrível!