Skip to main content

Foz do Iguaçu, também conhecida como Terra das Cataratas, integra ranking das 100 cidades mais inteligentes do país!

Foz do Iguaçu, também conhecida como Terra das Cataratas, integra ranking das 100 cidades mais inteligentes do país!

Consultar

O município de Foz do Iguaçu está entre as 100 cidades mais inteligentes do país, conforme o ranking Connected Smart Cities 2016, elaborado pela consultoria Urban Systems. O levantamento avaliou a gestão pública das cidades brasileiras, considerando 73 indicadores agrupados em 11 eixos, a partir de vetores sociais, econômicos e tecnológicos que promovem inovação e qualidade de vida entre a população.

No estudo, Foz do Iguaçu ocupa a 42ª posição nacional e a 3ª colocação no ranking do Paraná. A cidade figura em 24º lugar no indicador mobilidade e acessibilidade, melhor resultado do município. A lista inclui outras dez cidades paranaenses. O levantamento analisou as áreas de mobilidade urbana, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, educação, saúde, segurança, empreendorismo, economia e governança.

O mapeamento visa identificar as cidades com maior potencial de desenvolvimento através de indicadores de inteligência, conexão e sustentabilidade. Para a lista das cidades mais inteligentes, a Urban Systems atribuiu pontuação proporcional a cada tópico. A ordem da classificação não representa necessariamente a quantidade de investimentos nas políticas públicas.

A Urban Systems é uma empresa de inteligência de mercado e soluções de desenvolvimento, no ramo há 17 anos. O Connected Smart Cities 2016 foi elaborado em parceria com a empresa Sator. A matriz de indicadores abrange despesas municipais em cada área, vagas em leitos hospitalares por habitantes, matrículas na rede pública de ensino, nota do Enem, novas empresas, PIB per capta e renda média dos trabalhadores, entre outros.

Para a elaboração do Connected Smart Cities, a Urban Systems uniu os conceitos de cidades inteligentes e conectividade. “O Conceito de Conectividade é a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores”, aponta o estudo.

A partir deste conceito, os investimentos, ações e política públicas são analisados de forma intersetorial. “Exemplo disso é a consciência de que investimentos em saneamento estão atrelados não apenas aos ganhos ambientais, como aos ganhos em saúde, que irão a longo prazo reduzir os investimentos na área (atendimentos de saúde básica) e consequentemente impactarão em questões de governança e até mesmo economia”, expõe o relatório da Urban Systems.

Ranking das cidades mais inteligentes do Paraná

1º – Curitiba (3º do Brasil)

2º – Maringá (17º do Brasil)

3º – Foz do Iguaçu (42º do Brasil)

4º – Londrina (45º do Brasil)

5º – Cascavel (52º do Brasil)

6º – Umuarama (56º do Brasil)

7º – Toledo (68º do Brasil)

8º – São José dos Pinhais (69º do Brasil)

9º – Pato Branco (81º do Brasil)

10º – Francisco Beltrão (87º do Brasil)

11º – Cianorte (96º do Brasil)

Ranking das 10 cidades mais inteligentes do Brasil

1º – São Paulo (SP)

2º – Rio de Janeiro (RJ)

3º – Curitiba (PR)

4º – Brasília (DF)

5º – Belo Horizonte (MG)

6º – Vitória (ES)

7º – Florianópolis (SC)

8º – Barueri (SP)

9º – Recife (PE)

10º – Campinas (SP)

Matéria por: H2FOZ – Paulo Bogler

Venha para Foz do Iguaçu, hospede-se no Tarobá Hotel e conheça esta e muitas outras maravilhas! O Tarobá Hotel com certeza será sua melhor opção de hotel em Foz do Iguaçu, localizado em região central, possui acesso fácil e rápido para o Paraguai e Argentina, além é claro, de possuir o melhor custo benefício da Tríplice Fronteira.

Acesse o site e faça uma simulação de diárias: http://www.hoteltarobafoz.com.br/

Ligue: +55 (45) 2102-7700 

Whatsapp: +55 (45) 9125 2268