NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Blog detail

PARQUE DAS AVES - FOREST EXPERIENCE



PARQUE DAS AVES - FOREST EXPERIENCE

Tenho uma dica muito especial para você que está pensando em vir a Foz do Iguaçu. Se você já veio, obviamente que conhece o Parque das Aves, se não conhece, não perca tempo, visite e verá um dos pontos turísticos mais bonitos. Vamos ao que interessa, o Parque das Aves é aquele ponto que não pode deixar de visitar, mas você já tinha ouvido falar no Forest Experience?

É um passeio dentro do Parque das Aves em meio a Floresta Atlântica que visa a mostrar a cultura do Índios Guaranis, digamos que é uma extensão do espaço. É uma experiência única, que visa a preservação dos habitantes naturais da área. Não perca tempo, é uma experiência fantástica que só aqui em Foz do Iguaçu, você tem a possibilidade e aproveitar e levar para seus amigos e história de como é jantar com os nativos.

Image

A Experiência

Você já conhece o Forest Experience? Hoje vou te apresentar um passeio dentro dele que é uma emersão dentro de cultura da nossa região, se chama Forest Experience, é a aldeia do Jacy Porã, localizada as margens do Rio Iguaçu, na parte da Argentina.

O cerimonial é feito dento do Parque das Aves, no coração da mata atlântica, os indígenas fazem esse ritual para dar boas-vindas aos visitantes; uma recepção que envolve dança, comida e o cerimonial do tabaco. A experiência varia de acordo com cada dia, também depende de cada participante, já que é uma experiência única para cada participante.

No espaço, você consegue apreciar a beleza da mata, enquanto prova algumas comidas e bebidas (alcoólica e não alcoólica) desenvolvidas especialmente por eles, também conta os petiscos, sempre com a referência Guarani, enquanto aproveita essa noite, a “hosts”, te apresenta, as instruções necessárias de comportamento durante o evento.

Image

Termino da apresentação

Depois da introdução a cultura, o grupo é levado para outra área, onde acontecerá o encontro com o povo Guarani, seguindo uma trilha até chegar o local do evento em si.

Quando se chaga ao local, o grupo é recebido pelos Guaranis e é convidado a se sentar em volta de uma fogueira. Conforme o rito vai acontecendo, você vai entendendo como funciona, com músicas, rituais que envolve danças, além disso você é convidado a participar junto com eles em alguns momentos, ao mesmo tempo que o jantar é preparado na fogueira do lado, sempre mantendo a preservação do alimento em primeiro lugar. Além das bebidas preparadas pelos próprios indígenas, você também pode se sentir à vontade para pedir (água, sucos de alguma estação do ano. Como por exemplo, o Abacaxi que a fruta da Primavera).

Quando a cerimonia se encerra, os Guaranis se recolheram para sua “casa” e os visitantes, voltaram com a “hosts” pela trilha que vieram, para ter assim a segurança e conforto, até a entrada do Parque das Aves. Os participantes permitidos, são apenas para maiores de 18 anos, mas as idades inferiores como 16 e 17 anos, podem ser acompanhadas por responsáveis.

O objetivo do Parque das Aves com esse evento, é promover a visibilidade, respeito e acima de tudo a representatividade para a tribo Guarani dentro do complexo turístico de Foz do Iguaçu, além de arrecadar uma fonte de renda para os mesmos.

A verba arrecada é depositada no Fundo Guarani, lá é distribuída de duas formas, os participantes do Forest, recebem uma quantia em dinheiro, e a outra parte, vai para a criação de estruturas, como poços artesianos, fontes de água limpa, criação de abrigos, entre outras infraestruturas.

Os Guaranis têm liberdade 100% quanto ao dinheiro arrecadado, são eles que decidem o valor por ingresso por participante.

O Parque das Aves não visa lucro algum com o dinheiro arrecadado com o projeto, a único intensão é fortalecer a credibilidade e a cultura do Guarani na terra das Cataratas.

Gostaram de nossas dicas?

Você é um turista que gosta de saber tudo sobre o destino que irá viajar? Gosta de tirar dúvidas, fazer perguntas e gostaria que tivessem pessoas moradoras do destino e outros viajantes para te dar feedbacks e indicar os melhores locais e dar conselhos valiosos para sua viagem? Pensando exatamente nisso a Combo Iguassu criou um grupo no facebook para auxiliar quem viaja a Foz do Iguaçu e gostaria de mais dicas de turismo, passeios e hospedagem na cidade. Um grupo feito completamente para tirar dúvidas e fazer perguntas relacionadas a esses quesitos aí em cima. Basta procurar no facebook pelo grupo “Dicas de passeios, turismo e hospedagem em Foz do Iguaçu” que aparecerá nosso grupo, ou clicando neste link azul em cima do nome do grupo

Aguarde