NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Blog detail

Confira 22 lugares para conhecer em Foz do Iguaçu!



TEXTO: O Texto é um recorte da matéria publica no blog D e D Mundo á Fora. A listagem completa pode ser conferida clicando AQUI.

 

Com quase 300 mil habitantes, segundo censo de 2015, Foz do Iguaçu, (no oeste do Paraná), é conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, que é uma das Sete Maravilhas da Natureza, e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. 


Também tem a segunda maior colonia árabe do Brasil (sendo a primeira, proporcionalmente), perdendo apenas para São Paulo. São cerca de 27 mil muçulmanos, vivendo em Foz. Além disso, a cidade abriga o segundo maior templo budista da America Latina.


Outro dado que mostra a grandiosidade de Foz é que ela é considerada uma das cidades mais multiculturais do Brasil. São mais de 70 grupos étnicos, entre italianos, argentinos, paraguaios, japoneses, ucranianos, libaneses, chineses e alemães.


História - A região de Foz do Iguaçu, no sul do Brasil, foi descoberta, em 1542, pelo espanhol Álvar Nuñes Cabeza de Vaca (mesmo nome do boteco/restaurante localizado no complexo do Marco das Três Fronteiras brasileiro).  


Aliás, exatamente pelas questões fronteiriças, já que está localizada na chamada Tríplice Fronteira, ao lado de Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai), a cidade tem na chegada dos militares, em 1889, um marco importante em sua história, já que ela nasceu como uma colônia militar. Tanto que, até hoje, um soldado/pracinha (não lembro o nome que o motorista nos contou) ainda fica andando de um lado para o outro, o dia todo, em frente ao batalhão do exército.


A origem do nome Foz do Iguaçu é indígena (tupi-guarani): foz quer dizer o lugar onde o rio deságua e Iguaçu, água grande: I (água) + guaçu (grande). É também é o nome do rio paranaense que faz fronteira com a Argentina.


Mas agora que você se situou sobre a cidade, vamos lhe mostrar algumas opções de atrações/passeios para se fazer. Você vai ver que, apesar ter as Cataratas como atrativo principal (e obrigatório de se visitar, porque o lugar é espetacular), o município tem outros atrativos muito bacanas para se conhecer.



O que fazer em Foz do Iguaçu - Paraná


1 - Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu

Não tem como começar a nossa lista de atrações para se visitar em Foz do Iguaçu e não começar por elas: as Cataratas do Iguaçu. Elas são o cartão-postal da cidade e ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o maior parque nacional fora da Amazônia.


Ao todo, as Cataratas são formadas por 275 cachoeiras. É a maior queda d'água em volume de água do mundo, com cerca de 1,3 milhão de litros por segundo!!! Do lado brasileiro, as Cataratas ficam em uma área de 185 mil hectares. Do lado argentino, são 67 mil hectares.


2 - Templo Budista

O Templo Budista de Foz do Iguaçu é considerado o segundo maior templo budista da América Latina. Lá, o visitante, vai se deparar com mais de 120 estátuas, algumas delas com dez metros de altura, como o Buda Amitabha (que fica ao fundo do pátio), ou o buda sentado e sorridente (Mi La Pu-San), que com seus sete metros de altura nos recepciona logo na chegada.

Tem ainda o templo para meditação; o Buda fundador do budismo Siddartha Gautama, deitado para representar a paz ao atingir o nirvana; e 108 estátuas, alinhadas na direção ao pôr do sol, de 2,5 metros cada uma.


3 - Mesquita Muçulmana

Inaugurada na cidade de Foz do Iguaçu em 1983, a mesquita árabe Omar Ibn Al-Khatab está instalada em um terreno de 600 metros quadrados e sua arquitetura chama atenção, com suas torres de 15 metros de altura cada. É inspirada na mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, que é o segundo maior centro sagrado do islamismo.


4 - Marcos das Três Fronteiras (Brasil, Argentina e Paraguai)

O Marco das três Fronteiras é um conjunto composto por três obeliscos, instalados em cada um dos três países que fazem parte da Tríplice Fronteira: Brasil (Foz do Iguaçu), Argentina (Puerto Iguazú) e Paraguai (Presidente Franco). Cada uma das estruturas é pintada com as cores das bandeiras de cada país e podem ser visitadas.  Apenas a do Brasil cobra ingresso para visita, pois está dentro de um complexo que conta ainda com restaurante e loja de souvenir.


5 - Usina Hidrelétrica de Itaipu

Construída por Brasil e Paraguai entre 1975 e 1982, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável. A visita à Usina é feita por meio de tours panorâmico, especial ou institucional, onde é possível conhecer o complexo Itaipu composto de: barragem, vertedouro, Ecomuseu, Refúgio Tatí Yupí, viveiro florestal, Refúgio Bela Vista, painel do barrageiro, canal da piracema, Museu da Terra Guarani, zoológico regional, Saltos do Rio Monday, Monumento Bertoni, Porto Kattamaran, pólo astronômico e iluminação da barragem.


Confira 22 lugares para conhecer em Foz do Iguaçu!


6 - Passeio de Kattamaram no Lago de Itaipu

Um dos passeios bacanas de se fazer em Foz do Iguaçu é o de catamarã pelo Lago de Itaipu. A atração faz parte do Complexo de Itaipu e a embarcação comporta cerca de 200 pessoas. O passeio dura em torno de 1 hora, tempo em que o catamarã percorre os oito quilômetros do lago, beirando a barragem. 


7 - Parque das Aves

Com mais de mil aves de 150 espécies diferentes, o Parque das Aves fica em frente ao Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas. Tem tucano, flamingo, urubu, garça, arara e várias outras aves. Aliás, o local é o maior viveiro de araras da América do Sul e, por isso, elas são a maior atração do parque, tendo o visitante a oportunidade de ser fotografado com uma delas no braço. 


8 - Dreamland - Museu de Cera

Seguindo o mesmo modelo do existente em Gramado (faz parte da mesma rede) o Dreamland - Museu de Cera de Foz do Iguaçu conta com cerca de 90 bonecos de cera em tamanho natural. Tem Chico Anysio, com o professor Raimundo; Tom Cruise; os papas João Paulo II e Francisco; Lady Gaga; Ayrton Senna; Michael Jackson; os Minions; o presidente dos Estados Unidos Barack Obama; entre outros. Logo na entrada, um robô gigante do Transformer chama a atenção dos visitantes, que fazem fila para fazer uma fotografia no local.


9 - Maravilhas do Mundo

Inaugurado em 2014 e localizado no mesmo prédio do Dreamland Museu de Cera, o Maravilhas do Mundo reúne dezenas de réplicas em miniaturas de monumentos do mundo, entre elas, as Pirâmides do Egito, o Coliseu de Roma, o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), os Moais da Ilha de Páscoa (Chile), a Torre Eiffel (Paris), o Taj Mahal (Índia), entre outros.


10 - Vale dos Dinossauros

Completando o complexo turístico da Rede Dreamland de Foz do Iguaçu, o Vale dos Dinossauros fica ao ar livre, ao lado do Museu de Cera e do Maravilhas do Mundo. O Parque conta com 20 dinossauros que se mexem e emitem sons (iguais aos de Gramado) em meio à floresta.


11 - Passeio Encontro das Águas

É um passeio a bordo de um barco motorizado pelos rios Iguaçu e Paraná. A saída acontece no Cataratas Iate Clube, em Foz do Iguaçu, e, durante, aproximadamente, uma hora e 30 minutos, é possível passar em frente aos Marcos das Três Fronteiras do Brasil, Argentina e Paraguai, pontes da Fraternidade (Argentina) e Amizade (Paraguai), Ilha Acaray e usinas de Acaray e Itaipu.


12 - Macuco Safari - Parque Nacional do Iguaçu

Atividade para quem gosta de aventura e adrenalina, o Macacu Safári, realizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, combina passeio de jipe elétrico por um percurso de três quilômetros em meio à floresta, caminhada em uma trilha suspensa de 600 metros, e passeio de bote inflável pelo Rio Iguaçu, a poucos metros das Cataratas. Toda a atividade dura, aproximadamente, duas horas.


13 - Trilha do Poço Preto - Parque Nacional do Iguaçu

Uma trilha de 9 quilômetros, localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu, que pode ser feita a pé, de bicicleta ou com carros elétricos. Durante o trajeto, o turista passa por uma passarela suspensa de 320 metros, segue em uma ponte pênsil, percorre 500 metros em uma trilha rústica e termina o passeio (depois de umas três ou quatro horas) em um barco, navegando pelo Rio Iguaçu e passando pelas ilhas dos Papagaios e das Garças. Os blogs Viagem e Viagens e Andarilhos do Mundo têm posts sobre essa experiência.


14 - Refúgio Biológico Bela Vista - Complexo Itaipu

O Refúgio Bela Vista em Itaipu é uma unidade de proteção ambiental, que recebe animais e plantas desalojados pela construção e funcionamento da Usina. O local abriga mais de 960 espécies de plantas e 50, de animais, entre eles, onça, macaco-prego, jacutinga, jacaré, arara vermelha, capivaras, entre outros. A visita ao refúgio ocorre através de uma caminhada de, aproximadamente, duas horas por entre matas e trilhas para ver de perto o trabalho de recuperação ambiental.


Confira 22 lugares para conhecer em Foz do Iguaçu!


15 - Ecomuseu - Complexo do Itaipu

É um museu, inaugurado em 1987 e localizado pertinho o centro de Visitantes de Itaipu, com exposição que retrata a história da Usina e da ocupação de Foz. Possui maquetes, cenários, totens, fotos, réplica do eixo de uma turbina, itens do acervo, entre outros. O blog Comendo Chucrute e Salsicha tem um post sobre o lugar.


16 - Trilha das Bananeiras - Parque Nacional do Iguaçu

Trilha que faz parte do complexo do Parque Nacional do Iguaçu. A atividade consiste em percorrer uma trilha de 1,5 quilômetro a pé ou em veículo elétrico, terminando o passeio em um barco que navega pelo Rio Iguaçu, passando pelo cais do Poço Preto, Lagoa do Jacaré, Ilha das Taquaras e finalizando no Porto das Bananeiras, após duas horas e 30 minutos.



17 - Iporã Lenda Show

Musical sobre a Lenda das Cataratas, onde os índios Naipi e Tarobá são castigados por se apaixonarem e viverem um amor proibido. Além da lenda, o público ainda assiste a apresentações de danças típicas dos países da América Latina, como salsas caribenhas, samba e malambo dos pampas. Os blogs Eu Vou de Mochila, e Trilhas e Aventuras têm posts sobre o espetáculo.


Confira 22 lugares para conhecer em Foz do Iguaçu!


18 - Iluminação da Barragem - Complexo Itaipu

Esta atividade estava programada para fazermos, durante nossa visita até Itaipu, mas, por problemas técnicos ocorridos no dia anterior, foi cancelada e não tivemos a oportunidade de assistir. Mas o espetáculo noturno consiste na iluminação da barragem com acompanhamento de trilha sonora. Para o "show", são usados mais de 740 refletores e mais de 110 luminárias. O blog Matraqueando tem um post bacana sobre a atividade.


19 - Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho - Complexo Itaipu

Com uma visita de 2 horas e 30 minutos, o Pólo Astronômico reúne planetário, observatório e plataforma de observação a olho nu. Faz parte do Complexo de Itaipu em uma área de 505,76 metros quadrados. Entre as atrações, há réplicas em miniaturas de sondas e naves espaciais, simuladores do sistema solar, telescópios, entre outros equipamentos. Os blogs Viagens e Andanças e Boa Viagem, têm posts sobre o lugar.


20 - Acquamania

Parque Aquático com toboáguas, rio preguiçoso e piscinas. Está instalado em uma área de 180 mil metros quadrados.


21 - Passeio de helicóptero

Ver as Cataratas do Iguaçu sob um ângulo diferente também é uma opção em Foz do Iguaçu. Isso é possível através de voos panorâmicos de helicópteros. A empresa Helisul disponibiliza duas opções: 10 minutos, sobrevoando o Parque Nacional do Iguazú e as Cataratas; e de 34 minutos, incluindo a Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Marco das Três Fronteiras. Os blogs Falando em Viagem e o Matraqueando já fizeram o passeio e contaram tudo nestes posts.


22 - Feirinha da JK - Foz do Iguaçu

Para quem estiver em Foz do Iguaçu no domingo de manhã, vale a pena conhecer a Feirinha da JK. São cerca de 40 pontos de vendas. Entre os produtos disponíveis, queijos, carnes, pastel, roupas e artesanatos.


Venha para Foz do Iguaçu, hospede-se no Tarobá Hotel e conheça esta e muitas outras maravilhas! O Tarobá Hotel com certeza será sua melhor opção de hotel em Foz do Iguaçu, localizado em região central, possui acesso fácil e rápido para o Paraguai e Argentina, além é claro, de possuir o melhor custo benefício da Tríplice Fronteira.


Acesse o site e faça uma simulação de diárias: http://www.hoteltarobafoz.com.br/

Ligue: +55 (45) 2102-7700 

Whatsapp: +55 (45) 9125 2268