Foz do Iguaçu, também conhecida como Terra das Cataratas, integra ranking das 100 cidades mais inteligentes do país!



Compartilhe este conteúdo com seus amigos

O município de Foz do Iguaçu está entre as 100 cidades mais inteligentes do país, conforme o ranking Connected Smart Cities 2016, elaborado pela consultoria Urban Systems. O levantamento avaliou a gestão pública das cidades brasileiras, considerando 73 indicadores agrupados em 11 eixos, a partir de vetores sociais, econômicos e tecnológicos que promovem inovação e qualidade de vida entre a população.

No estudo, Foz do Iguaçu ocupa a 42ª posição nacional e a 3ª colocação no ranking do Paraná. A cidade figura em 24º lugar no indicador mobilidade e acessibilidade, melhor resultado do município. A lista inclui outras dez cidades paranaenses. O levantamento analisou as áreas de mobilidade urbana, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, educação, saúde, segurança, empreendorismo, economia e governança.

O mapeamento visa identificar as cidades com maior potencial de desenvolvimento através de indicadores de inteligência, conexão e sustentabilidade. Para a lista das cidades mais inteligentes, a Urban Systems atribuiu pontuação proporcional a cada tópico. A ordem da classificação não representa necessariamente a quantidade de investimentos nas políticas públicas.

A Urban Systems é uma empresa de inteligência de mercado e soluções de desenvolvimento, no ramo há 17 anos. O Connected Smart Cities 2016 foi elaborado em parceria com a empresa Sator. A matriz de indicadores abrange despesas municipais em cada área, vagas em leitos hospitalares por habitantes, matrículas na rede pública de ensino, nota do Enem, novas empresas, PIB per capta e renda média dos trabalhadores, entre outros.

Para a elaboração do Connected Smart Cities, a Urban Systems uniu os conceitos de cidades inteligentes e conectividade. “O Conceito de Conectividade é a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores”, aponta o estudo.

A partir deste conceito, os investimentos, ações e política públicas são analisados de forma intersetorial. “Exemplo disso é a consciência de que investimentos em saneamento estão atrelados não apenas aos ganhos ambientais, como aos ganhos em saúde, que irão a longo prazo reduzir os investimentos na área (atendimentos de saúde básica) e consequentemente impactarão em questões de governança e até mesmo economia”, expõe o relatório da Urban Systems.

Ranking das cidades mais inteligentes do Paraná

1º - Curitiba (3º do Brasil)

2º - Maringá (17º do Brasil)

3º - Foz do Iguaçu (42º do Brasil)

4º - Londrina (45º do Brasil)

5º - Cascavel (52º do Brasil)

6º - Umuarama (56º do Brasil)

7º - Toledo (68º do Brasil)

8º - São José dos Pinhais (69º do Brasil)

9º - Pato Branco (81º do Brasil)

10º - Francisco Beltrão (87º do Brasil)

11º - Cianorte (96º do Brasil)

Ranking das 10 cidades mais inteligentes do Brasil

1º - São Paulo (SP)

2º - Rio de Janeiro (RJ)

3º - Curitiba (PR)

4º - Brasília (DF)

5º - Belo Horizonte (MG)

6º - Vitória (ES)

7º - Florianópolis (SC)

8º - Barueri (SP)

9º - Recife (PE)

10º - Campinas (SP)

Matéria por: H2FOZ - Paulo Bogler



Venha para Foz do Iguaçu, hospede-se no Tarobá Hotel e conheça esta e muitas outras maravilhas! O Tarobá Hotel com certeza será sua melhor opção de hotel em Foz do Iguaçu, localizado em região central, possui acesso fácil e rápido para o Paraguai e Argentina, além é claro, de possuir o melhor custo benefício da Tríplice Fronteira.


Acesse o site e faça uma simulação de diárias: http://www.hoteltarobafoz.com.br/

Ligue: +55 (45) 2102-7700 

Whatsapp: +55 (45) 9125 2268



Desenvolvido por: BitStorm ®

Aguarde