Vertimento chega ao fim na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu



Compartilhe este conteúdo com seus amigos


Depois de três dias vertendo, a usina de Itaipu fechou as comportas do vertedouro nesta segunda-feira, 19. O vertimento chegou ao fim às 19h30 (horário brasileiro de verão). No domingo, 18, a usina chegou a escoar 4.589 metros cúbicos de água por segundo, o equivalente a mais de três vezes o volume normal das Cataratas do Iguaçu, que varia entre 1.200 a 1.500 metros cúbicos de água por segundo. Essa vazão ocorreu entre as 10h e 13h do domingo.


Vertimento chega ao fim na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu


A usina abriu na sexta-feira, 16, o vertedouro por causa do excedente de água não usado para a geração. Em condições normais, isso ocorre quando a cota de operação passa de 220,30 metros acima do nível do mar. A medida é para controle operacional.  


O reservatório sofre um contraste em relação à maioria das regiões do País por receber volume de chuvas da Bacia do Paranapanema e também da precipitação sobre os rios como o Ivaí e Piquirí, que alimentam diretamente o lago de Itaipu.


Na madrugada de terça-feira, Itaipu chegou a parar de verter por duas horas, entre a meia-noite e 2h, mas voltou a abrir e continuou vertendo até as 11h. Durante o vertimento, uma das três calhas, a esquerda, com seis comportas, ficou aberta. A Itaipu continua operando normalmente e atendendo a demanda pedida pelos sistemas elétrico brasileiro e paraguaio.


O vertimento significa o escoamento de água não usada para a geração de energia. O espetáculo ocorre sem prejuízos para a geração de energia, já que a usina está produzindo tudo o que o setor pede. Se fosse possível, a água seria economizada.


Conheça todas as maravilhas de Foz do Iguaçu! Aproveitem as tarifas promocionais de final de ano.


Hospede-se no melhor hotel 3 estrelas da Tríplice Fronteira. O Tarobá Hotel consegue aliar conforto e elegância por um preço baixo, além é claro, de sua localização central, permitindo acesso fácil e rápido para diversos atrativos turísticos da cidade e também Paraguai e Argentina.

Confira nossos valores e faça sua reserva de hotel em Foz do Iguaçu


Desenvolvido por: BitStorm ®

Aguarde