NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Blog detail

CIRCUITO ESPECIAL ITAIPU – Conheça mais a imensidade da maior usina hidrelétrica do mundo



Em Foz do Iguaçu é possível encontrar uma vasta miscigenação, alguns que visitam nossa cidade, vindos de todas as partes do mundo, encantam-se tanto que já não querem mais ir embora, enriquecendo ainda mais a cultura e história da cidade. Um dos maiores e melhores exemplos de que a multietnicidade de Foz do Iguaçu funciona perfeitamente é a Usina Binacional Itaipu, trabalhando em conjunto com o Paraguai, sendo considerada a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

Na matéria de hoje iremos conhecer a Usina Binacional de Itaipu por um ângulo privilegiado, no qual você vai conhecer a sala de comando, a barragem, a catedral e muito mais. O passeio tem duração de duas horas e meia (2h30min) mas temos a certeza de que será eternizado em sua memória. Para a realização do passeio algumas exigências devem ser respeitadas, como as vestimentas, onde o visitante deve usar roupas com comprimento abaixo dos joelhos e calçados fechados e sem salto. É necessário também a apresentação de documento de identificação original e ter no mínimo 14 anos. 

CIRCUITO ESPECIAL ITAIPU – Conheça mais a imensidade da maior usina hidrelétrica do mundo

Se você é aquele clássico turista que não desgruda de uma câmera ou filmadora durante o passeio, sem problemas! É liberado tirar fotos e realizar filmagens por todo o circuito, que é dividido em 7 etapas:

Estação Mirante Central e Painel do Poty

A primeira etapa de nosso passeio é a Estação Mirante Central, onde você pode ter uma visão panorâmica da barragem e do vertedouro. Você também irá se encantar com a obra de Poty Lazzarotto, o desenhista, gravurista, ceramista e muralista curitibano, que em 1998 juntamente com Adroaldo Renato Lenzi criaram um painel de azulejo, retratando as cenas marcantes da época em que Itaipu estava em construção.

Estação Barragem de Concreto

Localizada bem ao alto da barragem estão as comportas de captação de água para as unidades geradoras, no qual pode-se ter uma visão única e privilegiada do reservatória da usina e da grandiosidade do Rio Paraná.

Estação Catedral

Nessa etapa do circuito, os visitantes começam a inserir-se no interior da barragem, em uma estrutura de arquitetura côncava, semelhante a de uma catedral. Seguindo o circuito, também é possível tocar os condutos, que são enormes tubos brancos no qual escoam até 700 mil litros (700.000) de água por segundo, o que corresponde a metade da vazão das Cataratas do Iguaçu em cada um deles. Durante esta etapa, também é possível conhecer o antigo leito do Rio Paraná.

Estação Edifício da Produção

É nesse edifício onde estão os principais equipamentos que mantêm a usina em funcionamento, no qual estão inclusas as unidades geradoras. O visitante também tem a oportunidade de observar um eixo de uma turbina em ação, uma das partes do circuito preferidas entre os visitantes.

CIRCUITO ESPECIAL ITAIPU – Conheça mais a imensidade da maior usina hidrelétrica do mundo

Estação Sala de Comando Central

Para os visitantes nesta etapa do circuito pode-se olhar de perto os técnicos controlando as operações da usina através de computadores e painéis eletrônicos. Na sala de comando central pode-se notar também uma faixa amarela no chão da sala, que representa simbolicamente a fronteira entre Brasil e Paraguai, simbólica pois a Usina Binacional Itaipu pertence a ambos os países.

Estação Canal de Fuga

É nesta estação onde o visitante pode ver toda a água escoada pelas turbinas retornar ao Rio Paraná, seguindo seu curso natural.

Estação Galeria

Os visitantes e trabalhadores mais ecológicos e/ou frequentadores de carros elétricos compõe a graciosidade desta galeria, que possui 1km de extensão. É possível contemplar as 20 tampas das unidades geradoras.

CIRCUITO ESPECIAL ITAIPU – Conheça mais a imensidade da maior usina hidrelétrica do mundo

A Usina Binacional Itaipu é composta em seu roteiro turístico de outros passeios além do Circuito Especial como Kattamaram, Vista Panorâmico, Ecomuseu, Refúgio Biológico Bela Vista, entre outros, todos sempre enfatizando a sustentabilidade e o meio ambiente, fazendo com que sua visita seja além de suas expectativas.

O mesmo acontece na hora de você escolher um hotel, não é mesmo? As camas precisam ser limpas e extremamente confortáveis, um café da manhã farto e cheio de opções, um business center completo para suprir aquela urgência de última hora da empresa, uma ótima sala de jogos para se entreter entre um passeio e outro, uma piscina com vista magnífica para se refrescar das altas temperaturas e, claro, o mais importante, tudo isso com uma economia incomparável. Tudo isso você encontra no Tarobá Hotel, considerado o melhor hotel 3 estrelas da região.

Tarobá Hotel. Conforto e qualidade com a melhor economia!