Turismo em Foz do Iguaçu: Quais os planos para retorno na cidade?

Diante da pandemia, o turismo em Foz do Iguaçu foram um dos setores mais afetados pelo isolamento social!

Com intuito de prevenir e evitar a proliferação do vírus, o governo do estado e a prefeitura de Foz, adotaram diversas medidas que transformaram os dias e rotinas na cidade.

Obviamente todos se preocupam em combater o coronavírus, mas uma das perguntas que rondam os debates é: Como será feito o retorno das atividades turísticas de Foz do Iguaçu?

Para esta matéria, tomamos como base as informações e as próprias palavras do Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, que postou sobre o assunto em seu Facebook!

Qual é o primeiro passo para o turismo em Foz do Iguaçu?

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – Imagem cedida pelo atrativo

“Foz do Iguaçu adotará protocolos rígidos de segurança sanitária para a retomada das atividades turísticas. Com isso, destino será o primeiro do Brasil a estabelecer medidas concretas para combater a disseminação do novo coronavírus (COVID-19).

O ponto de partida do plano de retomada consiste na elaboração de protocolos de segurança sanitária para as diferentes atividades turísticas, desde os atrativos, passando pelos meios de hospedagem, organização de eventos, agências de turismo receptivo, transporte turístico e serviços de buffet, dentre outras.

A proposta é que cada setor tenha o seu protocolo específico e que os estabelecimentos assinem um Termo de Responsabilidade Sanitária, que deve estar disposto em lugar visível ao público.
Neste sábado, com a presença do prefeito Chico Brasileiro, do secretário municipal de Saúde, Nilton Bobato, e da equipe técnica de Epidemiologia, reuniremos lideranças das entidades representativas do setor, coordenadas pelo Conselho Municipal de Turismo – Comtur, para dar início à montagem dos protocolos de segurança sanitária.”
Escreveu Piolla em sua rede social.

Nesse trecho podemos ver a importância do cumprimento de ordens de higienização, para manter a segurança sanitária na cidade. Uma vez que os donos dos estabelecimentos comerciais na cidade tiveram que assinar o Termo de Responsabilidade Sanitária para manter os locais em funcionamento.

Se adaptando, hotéis poderão abrir na cidade:

Hotel Tarobá em Foz do Iguaçu
Hotel Tarobá em Foz do Iguaçu

“Após a definição de cada um desses protocolos, as empresas terão que se adequar às novas regras e, a partir do momento que atenderem às exigências, serão autorizadas a retomarem parcialmente suas atividades. Mas o retorno será opcional, de acordo com o planejamento de cada estabelecimento e conforme aumento da demanda.

Pequenos hotéis e pousadas, por exemplo, possuem um custo operacional mais baixo que os resorts e poderão voltar antes, desde que cumpram os requisitos.
Com esse plano, queremos que Foz do Iguaçu seja reconhecido como um destino que inspira confiança, que está preocupado com a saúde pública e o bem-estar dos turistas. Esta é a nova imagem que iremos construir. Os protocolos de segurança sanitária serão o nosso selo de garantia daqui para frente.”
(Gilmar Piolla – Via Facebook)

Os hotéis, hostel, pousadas e outras formas de estadia na cidade poderão voltar gradualmente mais cedo, garantindo um ponto essencial para o turismo, uma vez que esse setor é indispensável para novos visitantes se alojarem na cidade.

Isso conta para nós do Hotel Tarobá e Pop Hotel, que poderemos retornar nossas atividades seguindo as normas de segurança sanitária.

Por que as novas medidas são necessárias?

Uso de mascara
Uso de mascara – Créditos Pixabay

“Precisamos estar cientes de que essas medidas são necessárias, são o nosso novo normal, pois estamos enfrentando um vírus poderosíssimo, que parou o mundo; colapsou os sistemas de saúde; colocou nações, até então conhecidas como superpotências, de joelhos; vitimou mais de 200 mil pessoas; arruinou a economia global e provocará a fome e a pobreza em mais de 500 milhões de pessoas.

É um vírus 80 vezes mais potente que uma gripe comum e 10 vezes mais letal que o H1N1 (gripe suína, que surgiu em 2009).Também devemos estar cientes que esses novos tempos exigem mudanças de hábitos. O novo coronavírus nos obriga a pensar e agir fora da curva. Por isso, não vejam os protocolos de segurança sanitária como algo excêntrico da nossa parte.” (Gilmar Piolla – Via Facebook)

Piolla também lembrou as pessoas de não ignorarem o perigo do novo coronavírus, sendo assim necessário uma boa atenção e cuidado dos próprios cidadãos em colaborarem para conter o covid-19, evitando mais pessoas doentes e correndo risco de vida.

Lembrando da essencialidade da mudança de hábitos, simples como lavar bem as mãos, usar alcool em gel, máscaras nas ruas, sair somente se o necessário, evitar fazer aglomerações e procurar ajuda médica pelo Plantão do Coronavírus em caso de sintomas, é vital para protegermos as pessoas que amamos e todos mais a nossa volta.

Leia também: O que fazer em Foz do Iguaçu após a quarentena?

Ritmo do retorno do Turismo em Foz do Iguaçu:

Parque das Aves em Foz do Iguaçu
Parque das Aves – BackStage – Imagem cedida pelo atrativo

“A previsão de infectologistas e da própria Organização Mundial de Saúde – OMS é de que o vírus veio para ficar, fará parte do nosso cotidiano de forma intermitente e levará tempo até o surgimento de uma vacina que assegure imunidade para todos.

Até lá, precisamos encontrar formas de conviver com ele, minimizando os riscos. É a única saída possível e imaginável. Ou a sobrevivência da humanidade estará em perigo. Entendemos que o retorno das atividades turísticas será lento e gradual após a curva descendente da pandemia.

Sejamos realistas. O segundo trimestre está praticamente perdido. Não há motivos para acreditar que os brasileiros viajarão a lazer nos meses de maio e junho, em meio à pandemia.

Só por extrema necessidade, a negócios ou motivos particulares Movimento deverá começar, vagarosamente, no terceiro trimestre (de julho em diante), poderá melhorar a partir de outubro e ganhar velocidade na alta temporada. Acreditamos, no entanto, que o cenário mudará radicalmente quando tivermos uma vacina contra o vírus. Quando isso acontecer, o turismo retornará com muita força.” (Gilmar Piolla – Via Facebook).

Com essas e mais informações sobre o covid-19 e seu significado para população nacional, nós nos recordando de outros vírus e vacinas que passaram pela história da humanidade. Infelizmente ainda não temos uma vacina para o novo coronavírus.

Portanto será mais do que importante que as pessoas sigam as normas de prevenção da OMS, facilitando a volta de rotina para o comércio e atividades do turismo em Foz do Iguaçu.

Com os primeiros passos ainda fracos e lentos, os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu e região, junto aos milhares de empregos e profissões na cidade, irão ter que se engajar aos poucos até o fluxo de transição de pessoas retornar como era antes.

Otimista, Piolla acredita em seu último trecho que a partir de julho as atividades vão engrenar e aumentar mais significadamente.

Após uma vacina, teremos mais certeza ainda que tudo voltará ao normal, não só em Foz como em qualquer estado do Brasil.

Leia também: 10 curiosidades sobre Foz do Iguaçu!

Prioridade na região e nas fronteiras:

Ponte da Amizade
Ponte da Amizade – Avant Produções

“Nosso foco prioritário será o turismo regional e rodoviário, sobretudo aquele em que as pessoas viajam com o seu próprio veículo. A seguir, buscaremos o turista nacional, dos países vizinhos e da América do Sul. Na sequência, o turismo de eventos. E, por fim, os turistas estrangeiros das demais nacionalidades e de todos os continentes.

Com o seu dinamismo econômico, por englobar um conjunto de mais de 50 atividades produtivas interligadas, o turismo tem uma capacidade incrível de superação, de autorregenerar-se. Mais do que qualquer outro setor da nossa economia.

Afinal, viajar está no DNA do ser humano. A curiosidade, a exploração, a descoberta. Viajar é viver o verdadeiro sentido da liberdade. Sonhos só foram adiados e serão retomados quando isso tudo passar.
Juntos, com o apoio de todos e com a governança da Gestão Integrada do Turismo, vamos superar essa crise.”
(Gilmar Piolla – Via Facebook)

As fronteiras, que atualmente permanecem fechadas é um bom exemplo de começo as atividades turísticas da cidade, uma vez que argentinos e paraguaios, formam grande partes das nacionalidades que vem para Foz do Iguaçu.

Com fé, também acreditamos que nosso turismo vá sobreviver, apesar das grandes consequências do covid-19, conseguiremos retornar com força de vontade, cuidado e preparo, para continuar nosso trabalho de trazer grandes experiências e memórias para quem visita a Terra das Cataratas!

Link dessa postagem de Gilmar Piolla em seu Facebook: https://www.facebook.com/gilmar.piolla/posts/2841644325873252

Quem é Gilmar Piolla?

Gilmar Piolla é jornalista, atual Secretário de Turismo, Indústria, Comércio de Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu.

Foi chefe da Assessoria de Comunicação Social e Gestor do Turismo da Itaipu Binacional por mais de 10 anos. Foi um dos idealizadores e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – Fundo Iguaçu por seis anos. Também foi um dos idealizadores da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu e região. Coordenou a campanha que elegeu as Cataratas do Iguaçu como uma das 7 maravilhas mundiais da natureza. Atualmente, além de secretário municipal, é secretário-geral do Conselho de Desenvolvimento, Economico e Social de Foz do Iguaçu – Codefoz.

Fonte: Linkedin – Perfil Oficial de Gilmar Piolla.

Notas de atualização:

As fronteiras (Paraguai e Argentina), atrativos e serviços não essenciais de Foz do Iguaçu estão fechados até o mês de julho de 2020, a previsão de retorno ainda é estudada, seguindo os decretos emitidos para prevenção contra o novo coronavírus!

Por isso, posts em nosso blog podem sofrer alterações, sem aviso prévio, por causa de atualizações no cenário atual de Foz e região.

Para mais informações do Tarobá Hotel, você pode entrar em contato com nossa equipe pela central de atendimento pelo botão direito do site, ou pelas nossas redes sociais (Tarobá Hotel no Facebook e Instagram) .

Conclusão:

Kattamaram em Foz do Iguaçu
Kattamaram – Imagem cedida pelo atrativo

Nessa matéria esclarecemos muitas informações sobre o futuro do turismo em Foz do Iguaçu, graças as palavras do Secretário de Turismo, Indústria, Comércio de Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla.

Nela você pode entender qual a prioridade no momento para cidade, quais os retornos e expectativas para as suas atividades turísticas! Não vamos esquecer também, da importância da colaboração de toda população para vencermos essa fase de crise e vírus!

Mantenha sempre a higienização junto as demais normas de proteção sanitária! Entenda que todos estamos na mesma situação, por isso, é muito importante a colaboração de todos!

Fique ligado no Blog do Tarobá Hotel, para mais informações sobre Foz do Iguaçu e região! Se você ainda não nós conhece, saiba que somos um dos melhores hotéis 3 estrelas da cidade, ganhando ótimas avaliações em mais de 42 anos de histórias estaremos aqui, esperando o momento perfeito para você vir conosco, realizar sua viagem para Foz do Iguaçu!

Quem nos indica: Yuli Balzak – Influencer – Via Instagram.

Se hospede em Foz do Iguaçu em um dos nossos hotéis

Converse com a gente