menu

NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Blog detail

XXI Congresso Brasileiro de Custos - Gestão de custos nas Estratégias de Geração e Transmissão de Energia.




Apresentação

O Congresso Brasileiro de Custos é o principal evento ligado à área de custos empresariais do Brasil, além disso, é o principal divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins, proporcionando a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, com empresários, consultores, contadores, administradores e demais profissionais atuantes na área da Gestão Estratégica de Custos.

O tema central do XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS será “Gestão de Custos nas Estratégias de Geração e Transmissão de Energia”. O contínuo crescimento socioeconômico de qualquer nação demanda uma oferta cada vez maior de energia elétrica. O Brasil vive um déficit de oferta de energia elétrica. Esse se deve em parte pela crise hídrica, com reservatórios em níveis baixos, em parte pelo crescimento interno da economia, gerando aumento de consumo, e em parte pelo atraso nas construções e entradas em funcionamento de novas usinas hidrelétricas.

Outro ponto que contribui para essa situação é o atraso na construção das linhas de transmissão de energia do local gerador para os grandes centros consumidores. Um dos principais entraves que ocasionam os atrasos, tanto das hidrelétricas quanto das linhas de transmissão, são as dificuldades de se obter os licenciamentos ambientais, notadamente face ao conflito de competência das três esferas de poder (União, Estados e Municípios). O uso de termoelétricas para compensar este déficit tem se revelado oneroso para a sociedade como um todo. Por outro lado, as usinas eólicas, apesar do baixo impacto ambiental, ainda possuem um alto custo de implementação. Em ambos os casos, a energia gerada é mais cara. Assim, a área de custos tem um grande desafio: auxiliar no desenvolvimento do sistema elétrico como um todo, buscando uma gestão que possibilite redução do custo do Megawatt hora ao consumidor final tanto na geração quanto na transmissão, ensejando também melhores condições de competição para as organizações.

Neste sentido, além de contribuir com discussões sobre questões que afetam o momento atual do País, o Congresso também visa apresentar contribuições teóricas que poderão enriquecer a literatura acadêmica, servindo para instigar futuros estudos ou projetos, especialmente em termos interdisciplinares, como o tema demanda. É pertinente salientar que o XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS constitui-se em uma oportunidade ímpar para a aglutinação dos esforços de todos que atuam nesta área, vital para o desenvolvimento do País.

A realização do XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS tem como principais objetivos:

- Debater questões relacionadas com gestão de custos no setor de energia, incluindo questões ambientais.
- Discutir a importância da gestão de custos nas relações interempresariais.
Intensificar o desenvolvimento na área de gestão de custos no Brasil, enfatizando os aspectos referentes à inovação tecnológica; dessa forma, ampliando o intercâmbio de informações e de ideias entre estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais, empresas e instituições.
- Estabelecer uma ligação entre estudos acadêmicos e aplicações em organizações, possibilitando aos participantes conhecer mais profundamente as metodologias de custos utilizadas e, ao mesmo tempo, ter uma amostra do que as universidades estão produzindo na área.
- Demonstrar quais são as dificuldades encontradas para a implantação de uma gestão de custos com enfoque em responsabilidade social, ambiental e corporativa.
- Debater os temas relevantes da área, abordando aspectos referentes ao ensino, pesquisa, extensão, exercício profissional e questões institucionais.
- Divulgar a produção técnico-científica da área, contribuindo, assim, para a difusão do avanço técnico e científico da mesma.
- Dar sequência à série de encontros iniciada em 1994, fortalecendo a integração entre empresas e instituições de ensino e de pesquisa.

 

Convidamos você a participar  deste evento, atualizar seus conhecimentos, fazer novos contatos e conhecer as inovações.

Venha para o evento e hospede-se no Tarobá Hotel

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA RESERVA PELO SITE

 

Informações adicionais:

Central de Atendimento: 0300 210 2727

WhatsApp: +55 45 9125 2268 (vivo)

TIM: 45 9951 0806

[email protected]

Facebook

                    Twitter

                                    Google+

                                                         Instagram