Skip to main content

Saiba como viajar de avião de maneira tranquila e segura

Saiba como viajar de avião da melhor forma

Saiba como viajar de avião de maneira tranquila e segura

Consultar

Passagens compradas e malas feitas, agora é só descobrir como viajar de avião de forma tranquila. Por isso, nós do Tarobá Hotel preparamos algumas dicas para que você possa aproveitar sua viagem ao máximo!

Então fique conosco e descubra como fazer uma viagem de avião de sucesso.

O que é preciso para viajar de avião?

Muito mais do que apenas escolher o destino, comprar as passagens e preparar as malas, viajar de avião requer alguns cuidados e preparações. Por isso, essas são algumas coisas básicas que você precisa saber para sua viagem:

Checar quais voos estão operando

Com a pandemia da COVID-19, muitos voos e aeroportos começaram a operar com horários e conexões diferentes.

Por isso é necessário sempre conferir quais companhias estão funcionando e como. Em Foz do Iguaçu, você pode conferir quais voos estão operando clicando aqui.

Separe os documentos

Pessoa segurando um passaporte em mãos para saber como viajar de avião
Passaporte em mãos – Levi Ventura (Unsplash)

O início de como fazer uma viagem de avião tranquila está em ter um documento com foto em mãos (Carteira de Identidade, CNH ou passaporte), para o momento do check-in e do embarque.

Isso é necessário para que os atendentes confirmem que a passagem comprada é realmente sua e que todos os dados estão iguais. Tanto para sua segurança, quanto para melhor organização do avião.

Confira sua passagem

Algumas passagens possuem informações adicionais na hora da compra, principalmente em relação à bagagem.

Por isso, é extremamente importante conferir se sua passagem possui mochila, bagagem de mão ou bagagem para despachar inclusas.

A maioria das passagens de avião não possuem bagagem para despachar inclusas. Por isso, caso precise levar uma mala maior será necessário pagar um valor a mais no momento da compra ou no aeroporto.

Chegue no aeroporto com antecedência

Para ter certeza de como fazer uma viagem de avião tranquila, é necessário chegar ao aeroporto com algumas horas de antecedência.

Para voos nacionais, 1h30 antes da hora de embarque é o suficiente. Já para voos internacionais, é pedido que o passageiro esteja no aeroporto 2h antes.

Isso porque, ao chegar no aeroporto, você ainda precisa realizar o check-in e passar pelas fiscalizações (raio-x e averiguação das malas). Além disso, com algumas horas sobrando, você estará preparado para qualquer imprevisto que apareça.

Assim, as chances de perder o voo serão mínimas e você não precisará realizar as etapas correndo.

Como viajar de avião: cuidados com malas

Qual o tamanho da bagagem que é aceito, o que é permitido levar na bagagem de mão, quais roupas e itens levar na viagem, são perguntas muito comuns e que podem ser facilmente respondidas.

Dentro do avião você poderá levar duas malas. Uma mochila/bolsa que se encaixe abaixo de seu assento, e uma bagagem de mão, que encaixe no compartimento acima do banco.

Qual o tamanho permitido da bagagem de mão?

Desenho de uma mala de mão e suas medidas
Mala de mão e suas medidas – Tarobá Hotel

A bagagem de mão não deve pesar mais de 10 kg e as dimensões aceitas são:

Caso sua bagagem ultrapasse o tamanho e peso estipulado, será necessário pagar para despachá-la. O valor costuma ter variações de acordo com a companhia aérea.

O que pode levar na mala de mão?

Quem quer saber como viajar de avião, em voos nacionais, e o que é permitido levar na bagagem de mão, fique atento aos seguintes itens autorizados:

  • Medicamentos;
  • Documentos;
  • Produtos de higiene (que não ultrapassem 500mL em viagens nacionais e 100mL em viagens internacionais);
  • Cosméticos;
  • Eletrônicos;
  • Animais de estimação (de acordo com as regras da companhia aérea).

Você também deve ficar atento ao que não pode ser levado na bagagem de mão. Caso tenha interesse nessas informações, você pode conferir mais detalhes clicando aqui.

Como viajar de avião com a pandemia?
Homem usando uma máscara de proteção branca em frente a um prédio para dicas de como viajar de avião com segurança
Homem usando máscara – Anastasiia Chepinska (Unsplash)

A COVID-19 tornou as viagens de avião um pouco mais elaboradas, mas não impossíveis de serem realizadas.

Por isso, é necessário ficar atento às dicas de segurança que a companhia aérea dispõe nos sites e no próprio aeroporto. Além disso, você também pode se manter seguro realizando os seguintes procedimentos:

  • Higienizar as mãos com álcool 70 (há dispensers distribuídos por todo o aeroporto);
  • Manter o distanciamento de segurança – 2 metros – das outras pessoas presentes do local. Seja em filas ou em espaços do próprio aeroporto;
  • Respeitar a marcação de assentos com distanciamento na sala de embarque;
  • Permanecer todo o trajeto do voo com a máscara de proteção individual;
  • Evitar transitar pelo avião;
  • Respeitar as fileiras, ao desembarcar do avião, para não causar aglomerações.

Lembre-se que sua saúde e segurança devem estar, sempre, em primeiro lugar. Você também pode acessar nosso blog para mais informações sobre como viajar com segurança durante a pandemia de coronavírus.

Como viajar de avião sozinho, pela primeira vez?

Homem esperando em sala de embarque com as penas apoiadas no alto da mala de mão.
Homem esperando em sala de embarque –
JESHOOTS.COM (Unsplash)

Um medo muito comum sobre como fazer uma viagem de avião é quando você precisa realizá-la sozinho.

Mas não é preciso se preocupar. Ao seguir nossas dicas, você, com certeza, fará uma viagem de avião tranquila.

Procure passagens baratas, faça pesquisas e busque por promoções. Fique sempre atento ao terminal de embarque e aos horários.Não esqueça de chegar no aeroporto com antecedência.

Outro ponto de extrema importância são os documentos. Nunca se esqueça de levá-los, caso contrário, não será possível embarcar no avião.

Leve na mala apenas o essencial, principalmente se sua passagem permitir apenas uma bagagem de mão (e você não quiser pagar a mala despachada). Procure se informar sobre como estará o clima no seu destino e quais passeios deseja realizar.

Isso ajuda a definir quais roupas e sapatos você prefere levar, sendo possível distribuí-las de forma mais ordenada dentro de sua mala, permitindo maior aproveitamento do espaço.

Não esqueça de levar seus produtos essenciais, como medicamentos e produtos de higiene pessoal.

E esteja sempre atento à sua saúde. Evite ficar próximo de pessoas desconhecidas e caso apresente sintomas de COVID-19, entre em contato com a companhia aérea para reagendar sua passagem.

Pronto para viajar!

Agora que você conhece todas as dicas de como viajar de avião e já está pronto para o passeio, é só escolher seu destino e aproveitar ao máximo.

Você também pode fazer uma visitinha à Terra das Cataratas. Caso precise de ajuda para decidir quais os melhores pacotes de viagem para Foz do Iguaçu, você pode clicar aqui e conferir nossas dicas.

Conclusão

Nós do Tarobá Hotel esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como viajar de avião e que esteja pronto para sua viagem.

Caso decida dar uma passadinha por Foz do Iguaçu, você pode se hospedar conosco, como a @camillasantanas fez. Ela também recomenda nosso hotel para vocês. É só clicar aqui e conferir.

Siga nossas redes sociais

Crédito da imagem de capa: Eva Darron (Unsplash)

Matéria de: Júlia Watanabe