História do Parque das Aves
A ideia de criar um Parque das Aves surgiu no sudoeste da África, uma cidade costeira na Namíbia. A família Croukamp ganhou um filhote de Papagaio-do-Congo, que despertou o amor pelas aves em Dennis Croukamp.
Alguns anos depois, eles se mudaram, e um amigo da família sugeriu que se mudassem para Foz do Iguaçu para construir um parque de crocodilos. Dennis Croukamp respondeu: ”Eu gosto de aves. Iremos criar um Parque das Aves.’’, e assim surgiu um sonho que se tornaria o maior Parque das Aves da América Latina anos mais tarde.
Junto de seus amigos e família, Dennis viajou para o Brasil e, após receber todas as licenças necessárias, adquiriu 16 hectares de floresta subtropical entre o Rio Iguaçu e a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Sua esposa, a médica-veterinária Anna Croukamp adquiriu uma cópia do livro ”Português em três meses” e estudou nosso idioma.
Após retirar todos os detritos que foram acumulados ao longo dos anos, a vegetação invasora foi retirada e em seu lugar, foram plantadas centenas de árvores nativas pelo parque. Anna Croukamp adentrou a mata fechada buscando os melhores lugares para construção dos recintos e criou trilhas pela floresta para uni-los, muitas pessoas se uniram a causa para construção do Parque das aves de Foz do Iguaçu. No dia 1º de novembro de 1993, Dennis e Anna começaram a construção do Parque das Aves, lar do maior viveiro de aves do mundo.
As primeiras aves do Parque começaram a chegar a partir de doações e empréstimos de zoológicos brasileiros; animais confiscados pelo Ibama. Foram importadas espécies de todos os continentes do mundo. O borboletário do Parque das Aves surgiu com a vinda de outro amigo da família Croukamp para Foz do Iguaçu.
O Parque das Aves em Foz do Iguaçu foi inaugurado no dia 7 de outubro de 1994, apenas 11 meses após a família Croukamp ter desembarcado em nosso país. E não para de crescer, diversas pessoas ajudam e se dedicam a continuar os sonhos de Dennis Croukamp
Backstage Experience
O Backstage Experience do Parque das aves e a sua oportunidade de vivenciar os bastidores do trabalho incrível realizado pelos funcionários do Parque, receberá um pass que te garante entrada adicional para visitar o Parque em outra ocasião, te garante a áreas restritas e a oportunidade única e privilegiada de entrar em contato com algumas aves, alimentar tucanos e outras aves, entender mais sobre o trabalho de conservação, preservação e recuperação que o Parque das Aves realiza.
No Backstage Experience você conhece um filhote de ave e conhece o funcionamento da Sala de Filhotes, aprende sobre os treinamentos e sua importância para aves e a equipe técnica e você pode alimentar um tucano.
Dependendo do horário, também pode incluir um ou mais destes:
- Alimentar à mão filhotes de flamingo;
- Acompanhar a alimentação de um pica-pau nativo;
- Conhecer um dos papagaios ameaçados da Mata Atlântica;
- Entrar no viveiro de passeriformes resgatados e alimentar os corrupiões;
- Atividade sensorial de tato com uma lagarta caligo, também conhecida como borboleta-coruja;
- Entrar no viveiro das Ararajubas e acompanhar a alimentação desses lindos psitacídeos carismático e ameaçados;
- O Parque das Aves prioriza o bem-estar dos animais, então os conteúdos do tour podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Idioma: português e inglês
Horário: 7h30, 10h30 e 14h00
O tour das 7h30 acontece quando o Parque das Aves ainda está fechado para o público, proporcionando uma experiência ainda melhor e com tranquilidade total. E os tours acontecem diariamente e possuem vagas limitadas.
Duração: 1h30
Valores: R$ 200,00
Obs: O passeio Backstage Experience não existe mais.
Forest Experience
Os Guaranis convidam você a vivenciar esta experiência, realizando uma imersão em sua cultura, em meio a Mata Atlântica, à noite e ao redor de uma fogueira, além de, um jantar tradicional compartilhado com eles. Cada noite é diferente, a celebração ocorre duas vezes por semana e de acordo com o que os membros da aldeia estão sentindo, em sintonia com o grupo.
Encontro realizado na floresta no Parque das Aves com os Guarani-Mbya da aldeia Jacy Porã que está localizada do outro lado do Rio Iguaçu, na Argentina. Os Guaranis realizam a cerimônia de boas-vindas, que envolve dança, comida e o ritual do tabaco.
Você pode observar a magnitude da mata ao seu redor enquanto prova bebidas feitas para o evento (opção alcoólica e não alcoólica), aperitivo e tudo sempre baseado na cultura Guarani.
Ao chegar no local, você será recebido pelos Guaranis e convidado a se sentar ao redor da fogueira, ouvir músicas e presenciar rituais envolvendo dança, enquanto o jantar estiver sendo preparado em uma fogueira ao lado, higiene e frescor dos alimentos sempre em primeiro lugar.
Idiomas: português e inglês
Dias: terças e quintas
Duração: aproximadamente 2h30
Horário: variável, com início ao pôr do sol. Hoje operamos com início às 18h30
Valor: R$ 250,00 por pessoa
Apenas maiores de 18 anos podem participar e a trilha é acessível para cadeirantes, vale a pena participar, é uma experiência única.
Obs: O passeio Forest Experience não existe mais.