Skip to main content

20 curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional

20 curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional

Consultar

As Cataratas do Iguaçu atraem milhões de visitantes todos os anos e é impossível não se encantar com as maravilhas que o atrativo proporciona. Essa verdadeira maravilha da natureza é cercada de mistérios, lendas e mitos sobre a sua origem, então por isso, elaboramos uma lista com 20 curiosidades sobre Cataratas do Iguaçu e sobre o Parque Nacional. Se prepare para essa aventura e vamos lá!

Foto de Luis Poletti no Pexels

1- O primeiro homem a ver as Cataratas!

O primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu foi o desbravador espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, no ano de 1542. Encantado com a beleza das águas, as batizou com o curioso nome de “Cachoeiras de Santa Maria”.

2- As Cataratas já tiveram dono?

As Cataratas do Iguaçu já foram propriedade particular de um uruguaio chamado Jesús Val. Uma das funções da Colônia Militar do Iguaçu era distribuir terras para os colonos, e foi assim que Jesús Val se tornou proprietário das terras onde está localizado o Parque Nacional do Iguaçu.

3- Santos Dumont ajudou a tornar a Cataratas de utilidade pública!

Santos Dumont, após deslumbrar-se com a beleza das Cataratas usou toda sua influência para que a Província do Paraná desapropriasse as terras, declarando-as de utilidade pública.

4- Um ex-dono sem prejuízos!

Engana-se quem pensa que o uruguaio Jesús Val tenha ficado no prejuízo. Ele recebeu uma certa quantia de dinheiro no ato da desapropriação.

Photo by Marcus Dall Col on Unsplash

5- Quando foi criado o Parque Nacional?

O Parque Nacional do Iguaçu foi efetivamente criado em 10 de janeiro de 1939, através do Decreto-Lei nº 1.035 do Presidente da República, Getúlio Vargas.

6- Qual o tamanho do Parque Nacional?

O Parque Nacional do Iguaçu tem ao todo 185 mil hectares, sendo hoje a maior área do Brasil destinada à preservação da mata atlântica.

7- A maior floresta subtropical do Mundo!

O Parque Nacional do Iguaçu é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.

8- Um Patrimônio da Humanidade!

Em 17 de Novembro de 1986, recebeu a distinção, concedida pela UNESCO, de Patrimônio Natural da Humanidade.

Leia também: >> FOZ DO IGUAÇU: UM FINAL DE SEMANA CHEIO DE AVENTURA COM FAMÍLIA NA TERRA DAS CATARATAS! <<

20 curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional!!!

9- Nomeada uma das Sete Maravilhas de Mundo

A 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

10- #CataratasDay

O #CataratasDay é um dia para conscientização da conservação do Parque Nacional do Iguaçu e toda região. Acontece sempre em 11 de novembro, no mesmo dia em que as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das 7 Maravilhas da Natureza.

11- O Parque mais visitado do Brasil

O Parque Nacional do Iguaçu é o parque nacional mais visitado no Brasil depois do Parque Nacional da Tijuca, onde está o Cristo Redentor. Recebe aproximadamente dois milhões de pessoas por ano!

12- O significado de “Iguaçu”

A palavra Iguaçu vem do guarani e significa “água grande”.

Leia também: >> CATARATAS DO IGUAÇU, UMA DAS 4 CACHOEIRAS QUE VOCÊ DEVE CONHECER! <<

20 curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional!!!

13- Quantas quedas existem nas Cataratas?

As Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 quedas d’água de até 80 metros de altura. Entretanto, o número das quedas é variável de 150 a 300, dependendo da vazão do rio.

14- O tamanho das Cataratas

As formas das quedas d’água lembram uma ferradura, a extensão total desta ”ferradura” é de 2.700m (1.900m na Argentina e 800m no Brasil).

15- Segundo maior sistema de Quedas d´Água do Mundo

As Cataratas do Iguaçu têm o maior sistema de quedas d’água do mundo depois das Cataratas do Niágara.

16- Cataratas também existe no lado dos hermanos

No lado brasileiro, é possível visitar as Cataratas pelo Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Já pelo lado argentino, onde se situa 80% das quedas d´água, a visitação se dá pela cidade de Puerto Iguazú, na província de Missiones.

Leia Também: >> CATARATAS ARGENTINAS: 9 CURIOSIDADES SOBRE O PARQUE NACIONAL IGUAZÚ! <<

20 curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional!!!

17- O fluxo gigantesco das Cataratas

Acima das Cataratas, o rio Iguaçu mede 1.200 metros de largura, depois de percorrer 1.320 km, no sentido Leste-Oeste. A vazão média do rio é de 1.500m³/s, sendo que durante a época de seca este número cai para 300m³/s e, durante as cheias, chega a 6.500m³/s.

18- Uma lenda curiosa

Diz a lenda indígena que o M’boy, um deus em forma de cobra planejava se casar com uma bela índia chamada Naipi. Para o azar do deus, no dia do casamento Naipi fugiu com seu amado Tarobá, um jovem guerreiro, em uma canoa. Com raiva, o deus cortou o rio, criando as cataratas e condenando os amantes a uma queda eterna.

Leia também: >> VOCÊ CONHECE A LENDA DAS CATARATAS? ENTENDA QUEM FORAM TAROBÁ E NAIPI! <<

19- A nascente do Rio Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu protege toda a bacia do rio Floriano, um dos afluentes do Rio Iguaçu, uma raridade na Região Sul do Brasil pela qualidade da água, cujas nascentes ficam próximas à rodovia BR-277, entre Céu Azul e Santa Terezinha de Itaipu.

20- Como nasceram as Cataratas?

O Rio Iguaçu nasce no Brasil, na serra do mar, estado do Paraná. Percorre muitos quilômetros de planície, pouco antes da sua foz, enfrenta um grande desnível, uma ruptura originada por uma falha geológica, esta fratura dá origem a um gigantesco sistema de quedas de água conhecido como as Cataratas do Iguaçu.

Curtiu a lista? Essas 20 curiosidades sobre Foz do Iguaçu e Parque Nacional são apenas o começo, o atrativo tem muitos outros encantos e temos certeza que depois de ver essa lista, você está morrendo de vontade de visitar!

Hotel em Foz do Iguaçu:

Venha para Foz do Iguaçu! Venha para o Hotel Tarobá!

Ficando numa hospedagem confortável e segura que você e sua família merecem, vocês podem aproveitar essa e mais outras atrações em Foz do Iguaçu, temos nossas belas Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras, conheça Ciudad Del Este, visite Puerto Iguazú na Argentina e mais incriveis passeios em Foz do Iguaçu que você pode fazer aqui na cidade!

No Hotel Tarobá você acha um excelente café da manhã, quartos seguros e confortáveis, com ótimos serviços de hotelaria e mais!

Aproveite nossa melhor tarifa em hospedagem e nossas cortesias únicas reservando direto do site! Entre agora em contato e reserve a sua estadia perfeita no centro da cidade!