As maiores cataratas do mundo

CONHEÇA AS 5 MAIORES CATARATAS DO MUNDO

Consultar

Foz do Iguaçu é mundialmente conhecida como a Terra das Cataratas! Mas você sabia que essa fama não é a toa?

A nossa cidade é a casa da MAIOR catarata do mundo em questão de volume d’água!! E ainda tem muito mais coisas para conhecer. Você já conhece os passeios em Foz do Iguaçu?

Além das Cataratas do Iguaçu, existem no mundo várias outras quedas d’água tão bonitas e majestosas quanto a nossa! E neste post, vamos te apresentar as maiores delas.

Continue lendo para conferir.

1 – Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu - PR
Cataratas do Iguaçu – Imagem do Freepik

O nosso queridinho “quintal de casa”… Localizada entre o Brasil e a Argentina, as Cataratas do Iguaçu têm 275 quedas d’água que chegam a até 82m de altura!

Além disso, tem também uma área correspondente a 250 mil hectares de floresta subtropical, onde fica o Parque Nacional do Iguaçu, considerado um patrimônio natural da humanidade.

Anualmente, o Parque Nacional do Iguaçu recebe centenas de milhares de visitantes de todo o mundo! Em 2019, as Cataratas bateram seu maior número de visitação anual de todos os tempos: somente nesse ano foram mais de 2 milhões de visitantes.

Aliás, a visitação ao Parque segue aberta, mesmo em tempos de pandemia. Para isso, diariamente é feito um processo minucioso de limpeza e sanitização de todo o circuito turístico, inclusive dos ônibus que circulam lá dentro.

Dessa forma, você e sua família podem vir à Foz do Iguaçu e visitar as Cataratas com segurança! Quer saber como? Clique aqui e confira os melhores pacotes de passeios obrigatórios para quem visita Foz!

Quando estiver programando sua viagem em família, dê uma olhadinha nos apartamentos do Hotel Tarobá. Estamos ansiosos para te recepcionar e te proporcionar o melhor de Foz!

2 – Victoria Falls

Em segundo lugar, localizada na fronteira entre Zâmbia e o Zimbábue, na África, trazemos as Cataratas de Victoria.

Com cerca de 1,5km de largura e uma altura que chega a 128 metros, encantam tanto quanto as Cataratas do Iguaçu! Para chegar, você atravessa por uma ponte onde a impressão é de que chove de baixo para cima, isso acontece porque a água cai com muita força e forma gotículas que sobem.

Victoria Falls
Victoria Falls – Imagem de divulgação

Ah! E ainda tem peculiaridades que a tornam parecidíssima com a nossa. Confira.

Ao visitar as Victoria Falls, você pode aproveitar dois lados de uma só maravilha! Pode vê-la tanto do lado de Zâmbia quanto em Zimbábue, assim como aqui você pode curtir o lado brasileiro e o lado argentino.

E, assim como no Parque Nacional do Iguaçu temos quatis muito espertos que gostam de roubar comida dos visitantes que estiverem mais distraídos com a beleza das quedas, lá você pode encontrar macaquinhos que fazem o mesmo!

3 – Cataratas do Niágara

Em terceiro lugar, localizadas na América do Norte, mais precisamente na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, ficam as Cataratas do Niagara.

Niagara Falls, uma das maiores cataratas do mundo
Niagara Falls – Imagem do Freepik

Você provavelmente já ouviu falar delas, afinal, quem as apresentou ao resto do mundo foi o Pica-Pau! Mas você sabia que elas são divididas em TRÊS? Cataratas Canadenses, Cataratas Americanas e as Cataratas Véu da Noiva!

Da mesma forma que as Cataratas do Iguaçu e de Victoria, você pode curtir tanto o lado americano quanto o lado canadense. A visitação às Cataratas do Niágara é gratuita em ambos os lados, e, na parte canadense, você ainda pode caminhar por calçadas na parte lateral da cachoeira!

4 – Salto Angél

Salto Angél
Salto Angél – Imagem de divulgação

A queda d’água mais alta de todo o mundo fica na Venezuela. As Cataratas Angel (originalmente chamadas de Salto Angél), possuem quase 1km de queda ininterrupta!

Quase 12 vezes mais alta que as Cataratas do Iguaçu!

Ela fica no Parque Nacional Canaima, que conta com inúmeros rios, quedas dágua, lagoas e savanas! A fauna de lá é endêmica, o que significa que as espécies se desenvolveram estritamente naquele local.

Devido a altura da queda, boa parte da água nem chega ao chão. A força dos ventos faz com que a água evapore ou se transforme numa névoa beeeem fina.

O mais legal é que Salto Angél não é a única queda d’água monumental na região… Além dela, há outras quedas que variam de 300 a 700 metros de altura!

5 – Cataratas de Yosemite

Por último reservamos a que, talvez, seja a mais peculiar da lista das 5 maiores do mundo!

Localizadas no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, as Cataratas de Yosemite contam com 3 quedas que, no total, somam mais de 700 metros de altura.

Além das Cataratas, o Parque também conta com várias outras belezas naturais dentro dos seus mais de 3.000 km² de área. Depois de se maravilhar com as quedas, você ainda pode visitar o Half Dome (formação rochosa de aproximadamente 1,5 mil metros de altura!) e imensas sequoias seculares na floresta de Mariposa Grove!

Como se já não fosse bom o suficiente, ainda tem um detalhe sobre as Cataratas de Yosemite que chama a atenção dos turistas. Quer saber qual?

Em fevereiro, dependendo das condições climáticas, a luminosidade do sol batendo nas quedas d’água dão a impressão de que as Cataratas são feitas de FOGO!! Confere aí:

Yosemite Falls, as cataratas de fogo
Yosemite Falls – Imagem do Freepik

Infelizmente, esse fenômeno que faz com que as águas se “transformem” em lava dura apenas alguns dias. Para que ele ocorra, é necessário ter nevado e que as temperaturas estejam altas o suficiente para derreter o gelo e formar a cachoeira.

Porém, quem tem a oportunidade de presenciar esse fenômeno, garante que é uma das mais incríveis experiências do Parque!

BÔNUS | IGUASSU SECRET FALLS

Você sabia que, além das Cataratas do Iguaçu, Foz ainda conta com algumas cachoeiras “secretas”?

O Iguassu Secret Falls te leva para um tour espetacular pelas cachoeiras escondidas em Foz do Iguaçu.

São 11 cachoeiras belíssimas para visitar e, ainda por cima, você pode desfrutar das hidromassagens naturais! São 4 trilhas que passam por 3 rios: Carimã, Tamanduá e Remanso.

No total, são 4km de trilha feita a pé. Mas calma! Essa trilha é feita com apoio de um veículo e de um guia bilíngue que conhece o local e está disponível para qualquer dúvida!

Achou legal? Tem mais!!

Além de tudo isso, ainda tem uma pausinha pro almoço com várias opções! São 4 possibilidades de almoço, contando com uma opção vegetariana/vegana!

Quer saber mais? Clique aqui e confira!

Nos siga nas redes sociais!

Capa e edições: Imagens do Freepik | Edições: Julia Gonçalves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + dezesseis =