Skip to main content

Comidas Típicas da Argentina! | Hotel Tarobá

Comidas Típicas da Argentina! | Hotel Tarobá

Consultar

Comidas Típicas da Argentina: História!

Muitos viajantes querem conhecer nossa fronteira com Puerto Iguazú, quando vem a Foz do Iguaçu, mas você sabe quais as comidas típicas da Argentina?

Para desfrutar de uma experiência completa na cultura dos hermanos, vamos indicar para você, nessa nova matéria do Tarobá Hotel, quais pratos típicos da Argentina você não pode deixar de provar na sua viagem.

Prepare o garfo e a faca, e vamos explorar essa cultura!

De onde veio a gastronomia da Argentina?

Ensopado

Imagem Ilustrativa – Créditos: Pixabay!

Sob influência de sua colonização, a Argentina possuí características alimentícias de diversos países europeus, os mais influentes em seus pratos tradicionais foram a cozinha Italiana e Espanhola.

Por conta disso, os ingredientes mais comuns nos seus primeiros pratos desenvolvidos, sempre envolviam carnes, batatas, saladas e provolone. Já na influência italiana, pratos que se tornaram típicos lá, foram pizzas, risotos, canelones, raviólis, nhoque e bebidas muito tradicionais no país, como o vinho.

Outros povos também influenciaram sua culinária, entre eles judeus, alemães, árabes e ingleses. Sem falar na própria gastronomia nativa-americana, que são as andinas e guarani.

(Fonte: Wikipédia.com)

No que é rico a culinária Argentina?

Boa em proteínas, esta culinária argentina destaca-se em carne grelhada com a parrilhada. Já em saladas e vegetais, os alimentos de destaque são o tomate, cebola, alface e berinjela.

As Comidas Típicas da Argentina:

Asado

Assados

Imagem Ilustrativa – Créditos: Pixabay!

Assim como nós brasileiros, os argentinos também apreciam um bom e tradicional churrasco. Isso não é novidade, já que muitos países da América do Sul compartilham a mesma cultura de apreciar carnes grelhadas.

O tempero argentino dessas carnes, varia bastante, podendo ser sal entrefino, sal grosso, sal fino e demais opções. Lá é comum comerem costela (asado); bife de Choriço, que pode ser comparado ao nosso contra-filé; bife de ancho, bife de Lomo (Filé mignon), maminha que é chamada como colita de cuadril, fraldinha (entraña), nalga (coxão mole), alcatra (Cuadril) e etc.

Enfim, em Puerto Iguazú tem bastantes churrascarias para você visitar durante sua viagem, uma que recomendamos é o El Quincho del Tio Querido, que além de muito elogiado pelos seus visitantes, tem pratos deliciosos da tradicional gastronomia argentina.

Empanadas

Empadas

Imagem Ilustrativa – Créditos: Pixabay!

Bem comum na América do Sul, as empanadas conquistam as mesas de milhares de países como Peru, Paraguai, Espanha, Chile e Colômbia.

Como já mencionamos a influência espanhola sob a culinária argentina, as empanadas foram um prato que vieram para o país trazidos pela Espanha, mas sua origem foi na antiga Mesopotâmia, pelos povos árabes.

Existem muitas formas de se preparar uma empanada na Argentina, elas possuem vários sabores e ingredientes, podendo ser doce, salgada, frita, cozida, com recheios variados com ou sem, carne de frango, boi, milho, queijo, cebola, pimenta, paprika, colorau, cominho, ervilhas e mais.

Com textura mais gordurosa, as empanadas argentinas são picantes por isso, se você aderir a esse tipo de tempero pode provar sem medo, essa iguaria!

Leia também: Veja onde comer em Puerto Iguazú!

Alfajor

Alfajors e doces

Imagem Ilustrativa – Créditos: Pixabay!

Chegamos no queridinho dos turistas, que viajam a Puerto Iguazú em busca dessa iguaria.

Muito popular no mundo inteiro, os alfajor são conhecidos por nós, como um doce com duas ou três camadas de massa, com recheio de doce de leite, onde por cima desse “biscoito” é colocado (alguns rolam o alfajor nele) açúcar de confeiteiro ou chocolate.

Recomendação:

Um lugar que você pode provar e ainda “fazer”esses e demais pratos típicos da Argentina, é no Argentine Experience, um restaurante ótimo, bem focado na cultura gastronômica da região, que fica numa fácil localização dentro de Puerto Iguazú!

Eu mesma visitei o restaurante e recomendo muito, a comida é maravilhosa e as explicações durante cada prato, são bem interessantes!

Carbonada

Ensopado de abóbora

Imagem Ilustrativa – Créditos: Pixabay!

A Carbonada é popular em outros países como Bolívia, Chile e Peru, que inclusive criam sua própria denominação para o prato.

Cozinhada tradicionalmente em panela, num fogão a lenha, a Carbonada ou Carbonatado, é feita com pedaços de alguns legumes como abóbora e milho, onde são acrescentados carne e batatas, batatas-doce ou damascos de pêssego.

Seu tempero é formado por orégano, páprica, tomilho, cebola, alho, salsa e pimenta. Algumas pessoas gostam de adicionar gotas de suco de limão e um pouco de açúcar no prato, além de uma corrente de vinho.

Locro

Image

Imagem Ilustrativa – Créditos: Pixabay!

O Locro é um prato semelhante a Carbonada, mas sua textura é diferente. Enquanto a Carbonada é mais densa, o Locro é mais parecido com um ensopado.

Feito com feijão, milho e abóbora esse delicioso prato é bem apreciado pela população local e por novos visitantes, por isso, quando for para Puerto Iguazú procure por esse prato e prove um gostinho a mais da gastronomia argentina.

As Milanesas

Bife a milanesa

Imagem Ilustrativa – Créditos: Pixabay!

Para complementar nossa lista de comidas típicas argentinas, não poderia faltar as milanesas, que apesar de não serem completamente nacionais do país, estão engajadas em muitos locais de alimentação da Argentina.

As milanesas são basicamente bife, bem cortado e fino, que é afogado no ovo batido e então na farinha de rosca. Delicioso, este prato pode ir com diversos acompanhamentos, mas é preferencial que se coma tradicionalmente no almoço.

Picada

Frios servidos

Imagem Ilustrativa – Créditos: Pixabay!

Temos certeza, que você já comeu “picada” alguma vez no Brasil. Se você não acredita, vamos a descrição deste prato para você perceber.

A Picada, é um prato com diversas porções de frios, reunidos numa tábua, bandeja, prato ou etc, entre os ingredientes que o compõe tomate, azeitona, carne, presunto, linguiças secas (chouriço), salame, bolachas salgadas, grãos e baguete, todos picados em fatias pequenas.

Arroz Portenho

Inicialmente, como o nosso arroz, este prato é cozido na água.

Porém, sua diferenciação está na etapa a partir dai. Após isso, o arroz também é cozido no leite, temperado em caldo de galinha, onde ele é montado em camadas de arroz, que são distribuídas em molho de tomate e queijos, como o parmesão e muçarela.

Mas, dependendo de onde você vá comer, o preparo dele pode ser diferente!

Choripán

Chouriço em pão

Imagem Ilustrativa – Créditos: Pixabay!

Esse prato segue mais o aspecto de lanche para os argentinos e também para os uruguaios, enquanto nós podemos chamar esse prato de sanduíche. Já que basicamente ele é isso, um sanduíche de chouriço (Linguiça).

Temperados com salsa criolla e chimichurri, os choripáns tem origem do seu nome por conta de seus ingredientes, já que na nossa tradução se chamariam “salsichão” unindo a palavra salsicha e pão.

Bônus: Clássicos da Argentina!

Chaleira e mate quente!

Imagem Ilustrativa – Créditos: Pixabay!

Não poderíamos terminar essa matéria sem mencionar as bebidas mais tradicionais da Argentina, como o velho e comum Mate e os clássicos vinhos argentinos.

Conhecido para nós como chimarrão, o Mate é uma bebida muito comum para os cidadãos da Argentina. Ele é feito com erva-mate depositada tradicionalmente em uma cabaça, onde é molhada com água quente e bebida com a bombilha, que é um canudo de prata níquel ou aço inoxidável.

Já os vinhos, são uma das bebidas mais tradicionais para os argentinos. Introduzidas no país por volta do final do século XVI, o vinho começou cedo a ser cultivado e até hoje ele tem uma presença notável no país.

Se quiser provar de deliciosos vinhos, você pode visitar muitas vinhotecas em Puerto Iguazú durante sua viagem, além dos restaurantes na Argentina que, com certeza, terão essa iguaria em várias versões.

Nossa viagem, pela Combo Iguassu:

Com a Combo Iguassu você consegue comprar transportes e ingressos para diversos atrativos da cidade, podendo fazer parcelado!

Não perca a chance de fazer com segurança e tranquilidade, vários passeios em Foz do Iguaçu!

Conclusão: Comidas Típicas da Argentina!

Agora que você já se informou sobre algumas comidas típicas da Argentina, você já sabe a data de sua viagem?

O Hotel Tarobá, é sua hospedagem ideal, possuindo quartos e aéreas perfeitas para seu conforto e descanso, durante sua viagem em Foz do Iguaçu!

Nosso hotel é um dos mais recomendados do TripAdvisor, possuindo diversos elogios aos quartos com frigobar, televisão, ar-condicionado e etc. Nas aéreas recreativas como sala de jogos, acadêmia, bar, capela, piscina e recepção que possui um ambiente bom para sentar e relaxar, possuindo a base da Como Iguassu pertinho, caso queria fechar algum passeio.

Hotel Tarobá

Fomos recomendados por grandes influencers, como a Daniela, do Viajando com Daniela, que nos deixou o grande elogio em sua foto no Instagram:

“Por mais segundas assim…. desse jeitinho! Aproveitando o sol maravilhoso na piscina do @tarobahotel!!

Cheguei ontem em #fozdoiguaçu e fui tão bem recebida quanto uma famosa! E é desse jeitinho que queremos e merecemos não é?!

Está procurando um hotel comprometido com o ótimo atendimento, bem localizado e que possui piscina, academia 24 horas, restaurante, serviço de quarto e bar, sala de jogos e caixa eletrônico?

Pra ficar mais perfeito, a agência de passeios @comboiguassu fica no hall de entrada do hotel!! E aí? Tá esperando o quê pra fazer sua reserva ?”

Por isso, quando for buscar hotel em Foz do Iguaçu centro, encontre tudo que você procura no Tarobá Hotel!

Faça já a sua reserva diretamente conosco e garanta cortesias únicas!

Entre em >> Tarobá Hotel reservas << e escolha sua melhor data!

Matéria por Lauana. G Simões.