QUAIS CUIDADOS TOMAR AO VIAJAR DE AVIÃO NA PANDEMIA?

Consultar

Mas afinal, é seguro viajar de avião na pandemia?

Com a pandemia da COVID-19, muita gente tem dúvida sobre a segurança de certos estabelecimentos, inclusive dos aeroportos.

Para esclarecer, assim como tudo relacionado ao novo coronavírus, programar uma viagem nesse período requer um pouco mais de cuidado.

Mas calma! Para descomplicar o seu planejamento, nós do Tarobá Hotel listamos alguns pontos que você deve considerar antes de agendar o seu voo!

PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA DE CADA COMPANHIA

Para evitar o contágio, as companhias aéreas têm redobrado os procedimentos de limpeza. Desde produtos até a frequência da limpeza, tudo precisa ser o mais meticuloso possível do início ao fim.

Os procedimentos de limpeza se dividem em 3 tipos: limpeza, desinfecção e descontaminação. Ao definir qual procedimento será usado, é levado em consideração: a fase do voo, tempo de duração do mesmo e até o tipo de sujeira e superfície.

Homem segurando um pulverizador eletrostático para limpar o ambiente do avião
Pulverizador eletrostático – Banco de Imagens

1 – LIMPEZA

Esse é o procedimento mais básico e mais frequente.
Consiste em retirar o lixo, limpar as superfícies com detergente e água e, posteriormente, secar tudo com um pano seco.

A limpeza de superfícies como espelhos, mesas e braços das poltronas, fechaduras e os interruptores, é feita, geralmente, a cada escala de voo.

2 – DESINFECÇÃO

Essa fase vem depois da limpeza. Aplica-se o produto próprio nas superfícies de maior probabilidade de contágio e espera-se o tempo de ação. No final, é preciso secar a superfície com um pano seco e limpo.

São recomendados para a desinfecção produtos como o peróxido de hidrogênio, quaternários de amônio, compostos fenólicos, etc. Na maioria dos casos, o tempo para inativação dos microrganismos é de 5 a 10 minutos.

3 – DESCONTAMINAÇÃO

Esse procedimento é utilizado em casos de contaminação por sangue, vômitos, urina, outros fluidos corporais e até agentes biológicos. É o mais meticuloso de todos os citados até agora.

Realiza-se pernoite (ou de acordo com a necessidade) nos banheiros e/ou áreas do avião onde os fluidos tenham se espalhado.

Verifique também o uso do pulverizador eletrostático, aquele equipamento que parece uma pistola de água e que borrifa uma “névoa” de produtos químicos desinfetantes.


Esse equipamento, além de espalhar melhor o desinfectante nas superfícies, também garante que os produtos adentrem os sistemas de climatização, garantindo uma limpeza mais eficiente!

CUIDADOS AO COMPRAR A PASSAGEM

Até na hora de adquirir as passagens, você deve levar alguns pontos em consideração.

“Mas como existe perigo em comprar as passagens, se eu fizer isso online?”

Não que haja risco em contrair o vírus na hora da compra, mas é importante se informar sobre o seu destino.

Se for viajar de avião na pandemia, antes de marcar seu voo, pesquise o número de infectados e as políticas de prevenção do município.

Assim, você evita viajar para um local onde o contágio ainda é grande e, se for mesmo embarcar, já desembarca sabendo quais são os protocolos que deve seguir naquele destino para evitar o vírus.

Também agende sua hospedagem com antecedência! É importante pesquisar também o local onde você e sua família vão passar a estadia.

REDOBRE A HIGIENE PESSOAL NO AEROPORTO

Os aeroportos estão seguindo normas de prevenção ao vírus, mas a colaboração dos passageiros é mais que necessária.


Afinal, o ar não é renovado com tanta frequência por conta da climatização do ambiente.

Vale ressaltar que o uso de máscara deve ser constante, tanto por passageiros quanto por funcionários.

1. Faça seu check-in online (via aplicativo das empresas aéreas ou pela internet). Se for realmente necessário fazer o check-in de forma convencional, mantenha o distanciamento e use álcool em gel antes e depois do contato com o atendente;

2. Para quem viaja de avião com frequência, é comum fazer uma pausa para um café, um lanchinho ou até comprar uma lembrancinha para alguém querido. A recomendação é de que se evite aglomerações nesses estabelecimentos e que o pagamento seja, preferencialmente, com cartões de crédito/débito ou com seu smartphone.

3. Na hora do embarque, respeite o distanciamento orientado pelo aeroporto e evite filas (é recomendado chegar com ainda mais antecedência para evitá-las).

Leve também em consideração as recomendações padrão para a prevenção do COVID-19:

  • Quando tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz;
  • Lave bem as mãos com água e sabão;
  • Leve consigo um álcool em gel para higienizar as mãos e os objetos como celular e chaves;
  • Evite tocar em superfícies como corrimãos, maçanetas e interruptores;
  • Mantenha a distância mínima de 1,5m.
Álcool em gel para a higienização das mãos ao viajar de avião na pandemia
Álcool em Gel | Imagem – Freepik

VIAJAR DE AVIÃO NA PANDEMIA: PREVENÇÃO

Muita gente tem pensado duas vezes antes de viajar de avião na pandemia,
voos com poucos assentos comprados, geralmente, são cancelados e os passageiros realocados em outro horário. Isso acontece porque voos com poucos passageiros não são muito rentáveis.

Durante o embarque e desembarque, é possível seguir à risca os protocolos, porém, o distanciamento social não é muito aplicável dentro dos aviões. Portanto, o cuidado deve ser ainda maior.

— Compre uma máscara realmente eficaz

As máscaras de tecido e decoradas têm seu charme e podem até ter a sua eficácia, dependendo sempre do tamanho da aglomeração, tempo de permanência em local fechado e outras variantes.

Porém, no caso de uma viagem de avião (onde já dissemos que o distanciamento geralmente não é aplicável), é recomendável uma proteção melhor.

Opte por máscaras do modelo N95, que tem a vedação mais completa e um filtro com padrão hospitalar.

— Inclua também um face shield

Mulher usando face shield para viajar de avião na pandemia
Face Shield – Banco de Imagens

Ele garante maior proteção, já que impede que qualquer fluido emitido por outros passageiros entre em contato com as suas mucosas (inclusive os olhos, que não são protegidos pela máscara).

Posteriormente você vai ter que passá-lo pelo raio x, portanto, lembre-se de higienizar o equipamento com álcool em gel assim que pegá-lo novamente.

— Higienize as mãos com álcool em gel frequentemente

Mesmo que não encostar em nenhuma superfície que não seja do seu próprio assento (como as mesas e apoios para o braço), mantenha as mãos desinfetadas porque o vírus circula também no ar.

Em conclusão, como última medida de prevenção, fique atento aos sintomas! Se apresentar qualquer um deles, considere adiar sua viagem.

Assim você pode cuidar tanto de você, ficando em casa e monitorando qualquer sintoma mais grave, quanto da saúde pública, não entrando em contato com outras pessoas e evitando a transmissão.

Se você tiver dúvida sobre quais são os direitos e deveres do passageiro, consulte o Guia do Passageiro da Infraero e, se a dúvida for sobre cancelamentos e remarcações de voo, entre em contato com a companhia aérea.

Agora você já sabe quais cuidados tomar ao viajar de avião na pandemia, então compre sua passagem para Foz do Iguaçu e reserve sua hospedagem com a gente!

Caso precise de uma ajudinha para escolher o melhor pacote de viagem para à Terra das Cataratas, clique aqui e confira nossas opções de hospedagem!

Nos siga nas redes sociais!

Capa e edições: Imagens do Freepik | Edições: Julia Gonçalves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =