NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Blog detail

Itaipu lança placa em comemoração ao recorde mundial de geração de energia



Diretores de Itaipu fizeram, no fim da tarde desta terça-feira (7), no hall do Edifício de Produção, o descerramento da placa do recorde mundial de geração anual de energia elétrica, registrado em 2016. Desde o dia 18 no local, a placa substitui a anterior, instalada após o recorde de 2013.


A solenidade reuniu cerca de 100 empregados, a maioria da Técnica. Os diretores-gerais, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), dedicaram o recorde a todo o corpo funcional da Itaipu – desde os desbravadores, os primeiros a trabalhar na construção da obra, até os atuais.

Itaipu lança placa em comemoração ao recorde mundial de geração de energia


“Tenho a humildade de compartilhar com todos vocês, os mais novos e os antigos, esse marco histórico. Vocês são os grandes responsáveis por colocar e manter a Itaipu na vanguarda do setor elétrico.” E completou: “Desde 2012, após sucessivos recordes, vínhamos correndo atrás da marca dos 100 milhões de megawatts-hora (MWh). Essa hora chegou e sou grato por participar desse momento. Nosso capital técnico é fantástico, mas o humano também é excepcional. Cada trabalhador e trabalhadora de Itaipu tem responsabilidade nesse desempenho.”


Na mesma linha, James Spalding ressaltou o simbolismo do hall do Edifício da Produção. “É um espaço bastante representativo. Temos aqui no primeiro quadro, disse em referência às imagens da linha histórica de Itaipu, a fotografia do início da construção, como tudo começou. Hoje, olhando para vocês, vejo onde chegamos e até onde podemos ir”. E continuou: “Somos a maior produtora de energia limpa e renovável do planeta. E esse resultado não se deve só à questão hidrológica. Já tivemos outros momentos com bastante água; é consequência de uma boa gestão operacional.”


  Itaipu lança placa em comemoração ao recorde mundial de geração de energia


O que diz a placa


Em espanhol e português, a placa confeccionada em bronze traz a seguinte frase: “Ao produzir 103,1 milhões de MWh no período de janeiro a dezembro de 2016, Itaipu bateu o recorde mundial de geração anual de energia elétrica, limpa e renovável, tornando-se a primeira usina hidrelétrica do planeta a superar a marca de 100 milhões de MWh. Esta placa é uma homenagem aos trabalhadores desta entidade binacional, pelo novo êxito alcançado”. Nela também estão os números finais da geração de 2016 e do recorde anterior, de 2013, além dos nomes dos diretores e conselheiros paraguaios e brasileiros.


O descerramento da placa não é um ato protocolar, mas já é uma tradição na Itaipu. A cada nova marca, ela é atualizada. O trabalho é feito em revezamento pelas divisões de Relações Públicas das duas margens. Dessa vez, a substituição foi feita pelos colegas paraguaios. Durante a cerimônia, os superintendentes da Diretoria Técnica receberam uma medalha pelo feito histórico. Ao final, os representantes brindaram a data com um café da tarde e um bolo com o símbolo do recorde.

Itaipu lança placa em comemoração ao recorde mundial de geração de energia


Produção continua em alta


Depois de um ano sem precedentes na histórica da usina, a Itaipu Binacional começou 2017 com novo recorde: o melhor janeiro de todos os tempos. Agora em fevereiro, a vantagem se mantém. Nesta segunda-feira (6), a produção acumulada deste ano estava em 10.475.801 MWh ante 10.175.592 MWh de 2016 – uma diferença de quase 3%.

(Assessoria) 

Aguarde