NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Blog detail

O dólar caiu: venha visitar Foz e fazer compras no Paraguai



Saiba Tudo Sobre A Moeda Americana: Como funciona a moeda américa no Brasil e no mundo.

Todo nós sabemos o valor que o dólar tem no mundo, praticamente é ele quem “manda” no restante das moedas mundiais. Mas você sabe como funciona o Dólar no mercado? Vem comigo que te explico.

Se você está sempre ligado à economia do nosso país, é provável que já ouviu falar em “o dólar subiu”, “o dólar fechou com 3,15 nos EUA” ou típicas frases que envolve esse mundo dos negócios e sempre ficamos perdidos com essas falas, sem entender o que acontece de fato.

A moeda dólar é originalmente do Estados Unidos da América, o poder de economia mundial, por isso quase sempre os negócios são feitos em dólar. Sendo assim, qualquer alteração da economia norte-americana, terá mudanças em quase todos os países, o que varia da quantidade de moeda no estado.

Image

Vamos clarear as ideias! Quando tem muita moeda – dólar – em circulação no país, “muitas ofertas” o preço do dinheiro americano cai, caso for o contrário o dólar acaba caindo. Se tem pouca tem pouca disponibilidade, o preço tende a subir.

Ainda estou confuso! Não se preocupe, vamos entender melhor.

Os economistas que trabalham no governo, tentam controlar a oscilação com frequência através do Baco Central. Quando há dólar em alta circulação, o BC – Banco Central – compra a moeda, fazendo com que o valor suba.

Quando o dólar está alto, o meio que o banco vê, é de saturar o mercado, fazendo o preço cair. Nem sempre funciona.

Quando a política está instável no país – Brasil como exemplo – é chamado de “risco-país”, isso mede o nível de confiança dos investidores internacionais, em fazer transições estrangeiras no país. Com isso, os investidores, ficam com medo de aplicar alto valor, fazendo assim a desistência de investimentos. Então, tem uma alta retirada de dinheiro estrangeiro do mercado, conforme a lei da oferta e da procura, fazendo assim chegar a moeda no topo.

Ou seja, quando não há muito dinheiro americano no mercado, a procura faz subir o preço, já quando tem muito dólar nos caixas, a queda do valor da moeda, é inevitável.

Image

DIFERENÇA DE DÓLAR

No mercado há três tipos de dólar, o Dólar Comercial, o Dólar Turismo e Dólar Paralelo.

A taxa de câmbio brasileiro é flexível. Além das taxas de câmbio, há as taxas de compra e venda da moeda que influenciam na “cotação do Dólar”. A taxa de venda vem dos bancos que dispõe a moeda no mercado. Já quando a instituição vende a moeda, a taxa é estabelecida pelo valor que o dólar atual. Dessa mesma forma, quando o cliente compra dólar para viajar, a taxa de venda é aplicada pelos bancos.

Dólar Comercial

Dinheiro utilizado para fazer transições de importação e importação entre empresas também pela Bolsa de Valores.

Dólar Turismo

É a cotação do dólar utilizada na compra da moeda para viagens e pagamentos no cartão de crédito em compras feitas no exterior, tem como seguimento o Dólar Comercial.

Dólar Paralelo

É a moeda vendida e comprada por instituições que tem, permissão para negocia-la.

Qual a cotação do dólar paga no cartão de crédito?

Quando o cartão é usado no exterior, a cotação que é usada para a conversão das compras é a do dólar comercial ou de turismo, (mesmo que a fatura esteja vencida). Essa cotação também serva para compras em sites estrangeiros feitos aqui no Brasil. Pode haver taxa de transações, mas isso tem que ver com o banco regente.

Image

Tudo pronto para a viagem, passagens compradas, hotel certo, dias contatos, mas ainda tem a moeda, o que fazer?

Sempre com um mês pelo menos de antecedência, é importante planejar a compra da moeda, pois pode ter variações; se estiver na média de R$ 4,00, espera-se mais 15 dias e compra com a cotação que estiver, assim não corre o risco de haver preocupação com a moeda local.

O ideal é comparar casas de câmbio para identificar as oportunidades, sabendo que os valores dos gráficos são apenas números estimados e não agrega nada de mais, a dica é comparar e ver qual a tem mais vantagens.

Conseguiu entender como funciona a cotação do dólar no Brasil? Restou alguma dúvida mais específica? Compartilhe com a gente nos comentários! Teremos imenso prazer em lhe auxiliar!

GOSTARAM DE NOSSAS DICAS?

Você é um turista que gosta de saber tudo sobre o destino que irá viajar? Gosta de tirar dúvidas, fazer perguntas e gostaria que tivessem pessoas moradoras do destino e outros viajantes para te dar feedbacks e indicar os melhores locais e dar conselhos valiosos para sua viagem? Pensando exatamente nisso a Combo Iguassu criou um grupo no facebook para auxiliar quem viaja a Foz do Iguaçu e gostaria de mais dicas de turismo, passeios e hospedagem na cidade. Um grupo feito completamente para tirar dúvidas e fazer perguntas relacionadas a esses quesitos aí em cima. Basta procurar no facebook pelo grupo “Dicas de passeios, turismo e hospedagem em Foz do Iguaçu” que aparecerá nosso grupo, ou clicando neste link azul em cima do nome do grupo.

Aguarde