NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Venha para foz do Iguaçu aproveitar a gastronomia italiana



Foz do Iguaçu, cidade de grande movimentação de cultura do mundo inteiro; Indianos, Árabes, Poloneses, Americanos, orientais e o mais importante os italianos. Com uma forte influência em quase todo o mundo, o país que parece uma bota, tem uma cultura muito rica em Artes, Moda, Religião, Arquitetura e também em gastronomia. A imigração da Itália para o Brasil, se deu no início de 1880 até em 1930, esse povo está espalhado pelo país, principalmente aqui no Sul e Sudeste.

Os descendentes dessa grande massa, chegou ao Brasil por volta dos anos de 1870 e 1960, conhecidos hoje como “italianos-brasileiros”, no período que chegaram, não tinha nenhuma estatística concreta da quantidade de pessoas no Brasil.

Image

FONTE: Banco de imagens

Os italianos-brasileiros são considerados a maior população de “Oriundi” – descendentes de italianos fora da Itália – mantendo seus costumes tradicionais, assim como parte da população brasileira, como no Nordeste, no Norte e também no Centro-oeste.

A cultura italiana no Brasil tem uma forte contribuição em todos os setores da sociedade brasileira, principalmente na mudança da economia, onde os italianos produziam nos campos e nas cidades.

Umas das fortes mudanças mais comuns, nesse meio, é a questão da religião o Catolicismo, assim como nas artes, músicas, literatura, arquitetura, gastronomia. No campo, podemos citar a introdução de novas técnicas agrícolas e principalmente na mudança de empresas que tem grande produção agrícolas.

Grande porcentagem dos italianos, estão no Sul do país, mas há ítalo-brasileiros também em outras regiões do Brasil. Assim como grande parte de outros centros de culturas se mudam para canto do país e ainda mantem sua linguagem materna, os italianos-brasileiros não são diferentes, levando seu dialeto para onde for, exceto os jovens que só falam a língua do país, o Português.

Aqui no Paraná, os primeiros italianos a descerem nessas terra, foram os Vênetos em 1875 – foram um antigo povo de origem indo-europeia do mesmo grupo dos ilírios (já incluídos por Heródoto entre eles). Habitaram no nordeste da Itália, numa região que corresponde ao atual Véneto. – Se locando pelas cidades de Paranaguá, na região de Morretes e Antonina.

Os imigrantes que vinham para o Sul do Brasil eram quase todos do Norte da Itália, pois a imigração só teve intensificação a partir de 1895.

Em 1900, aqui no estado do Paraná viviam mais de trinta mil italianos, espalhados por catorze colônias de italianos puros e outras vinte mistas. No início, a maior parte dos imigrantes trabalhou como colonos autônomos porém, com o desenvolvimento do café, passaram a compor a mão-de-obra da região. As maiores colônias prosperaram na Região Metropolitana de Curitiba, sendo o município de Colombo(localizado na Grande Curitiba) a maior colônia italiana do Paraná. A Colônia Alfredo Chaves (que posteriormente se tornaria a cidade de Colombo) foi uma das quatro onde se concentraram os primeiros italianos que chegaram ao estado.

Só depois de algum tempo, esse povo veio mais o sul do estado, formando assim suas famílias, amigos, casas e trabalhos. Então, entendemos que a culta italiana se instalou a muito tempo aqui no Sul do país.

Sobre a gastronomia …

Mamma Mia! É sem dúvida muito difícil falar do país italiano sem falar da gastronomia. Afinal, é um dos pratos mais apetitosos que existe hoje.

Mas enganasse quem pensa que italianos só comem massas, sendo muito rica e com muitas bastante opções, a culinária italiana tem forte influência da cozinha mediterrânea – lembrando que boa parte do país é banhado pelo mar mediterrâneo.

Com essa geografia, o cardápio ficou mais apetitoso, com uma variedade de peixes e frutos do mar, consumindo também outros tipos de carne, como de Carneiro, bovina, frango e peru.

Pelo fato de fazer parte da Europa, é comum em seus pratos terem a presença de azeite de oliva, azeitonas e outros tempero – especiarias como hortaliças, frutas secas, legumes, grãos e também cereais. – Muito dessas especiarias se fundiram na gastronomia brasileira graças a imigração italiana.

Pizza…

Como não lembrar desse famoso prato que está presente em quase todos os finais de semana – dia de semana – em nossa mesa? Tendo origem no Antigo Egito, alguns séculos antes da Itália ser um país concreto, os egípcios comiam uma espécie de farinha e água – massa de pizza – além disso, a famosa pizza que comemos hoje, é uma incrementação da receita original, feita pelos italianos.

Image

FONTE: Banco de imagens

A primeira pizza da história, foi feita em homenagem à rainha Margherita em 1889, assim como é nos dias de hoje, redonda, com ingredientes que lembravam as cores da bandeira italiana. Queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho). Interessante não é mesmo?

Risoto, o que é esse prato magnifico?

Prato típico do norte da Itália, surgiu por um acidente em 1574. Sim, um acidente! Em um jantar de um dos destaques da grande nobreza, o cozinheiro deixou cair sem querer uma grande porção de Açafrão do prato. Por sua sorte, recebeu aprovação dos convidados, dando assim a origem à receita original.

Os famosos queijos italianos

Grande parte das pessoas que consomem queijo, não sabem, mas esse alimento é muito produzido e apreciado na Itália detalhe – com mais de 400 tipos fabricados por essa região. São tantas variedades que cada cato do país produz de um jeito, assim dando origem a mais de um gosto.

Image

FONTE: Banco de imagens

Com muitas variedades, há queijos de leite de vaca, cabra, ovelha e búfala, cada um com sabores e aromas singulares. Dentre os queijos italianos mais conhecidos e consumidos no mundo inteiro, estão: gorgonzola, provolone, parmesão, muçarela, muçarela de búfala e ricota.

Me fala quem é quem é que resiste à uma pizza ou então, aquela lasanha, ou então à macarronada? Não há não é mesmo? Pois bem, aqui em Foz do Iguaçu, você aprecia tudo e mais um pouco da gastronomia italiana, com os principais restantes. Ficou com vontade? Então me acompanha que te mostro os locais para você fazer das suas noites em Foz, uma das melhores.

Noite Italiana

Com cardápio repleto de massas e molhos, também tem em rodizio, mesa de queijos e vinhos com música ao vivo.

Endereço: Anexo ao Hotel Bella Italia - Av. República Argentina, 1700 – Centro.

La Mafia Tratroria

Restaurante italiano repleto de penduricalhos e temas da cosa nostra que serve pratos consagrados individuais.

Endereço: Rua Watslaf Nieradka, 195 – Centro.

Vô Luiz Pizzaria e Cucina

Pizzas seletas e especialidades italianas da casa em espaço convidativo boêmio repleto de elementos do charme.

Endereço: Rua Bartolomeu de Gusmão, 1089 – Centro.

Image

FONTE: Banco de imagens

Vó Bertila

Restaurante tradicional de comida italiana com massas variadas e pizzas fartas em ambiente familiar simples.

Endereço: Rua Bartolomeu de Gusmão, 1116 – Centro.

4 Sorelle

Pizzas, massas, carnes assadas e mais, com opção de cardápio, self-service e rodízio, em espaço aconchegante.

Endereço: R. Alm. Barroso, 1336 – Centro.

Com essas opções de culinária italiana, nós do Hotel Tarobá, podemos garantir que sua noite será mais que especial. Venha se deliciar com a culinária Italiana que é tão rica e claro, se hospede conosco, sem dúvida temos os melhores preços e satisfação em recebe-lo.

GOSTARAM DE NOSSAS DICAS

Você é um turista que gosta de saber tudo sobre o destino que irá viajar? Gosta de tirar dúvidas, fazer perguntas e gostaria que tivessem pessoas moradoras do destino e outros viajantes para te dar feedbacks e indicar os melhores locais e dar conselhos valiosos para sua viagem? Pensando exatamente nisso a Combo Iguassu criou um grupo no facebook para auxiliar quem viaja a Foz do Iguaçu e gostaria de mais dicas de turismo, passeios e hospedagem na cidade. Um grupo feito completamente para tirar dúvidas e fazer perguntas relacionadas a esses quesitos aí em cima. Basta procurar no facebook pelo grupo “Dicas de passeios, turismo e hospedagem em Foz do Iguaçu” que aparecerá nosso grupo, ou clicando neste link azul em cima do nome do grupo.

Atendimento pelo Whatsapp
Aguarde