Skip to main content

Coronavírus: Como Foz do Iguaçu está durante a pandemia?

Coronavírus: Como Foz do Iguaçu está durante a pandemia?

Coronavírus: Como Foz do Iguaçu está durante a pandemia?

Consultar

Foz do Iguaçu é um dos destinos mais procurados por viajantes, no entanto, após as novas notícias de coronavírus, as atividades turísticas da cidade passaram por uma avaliação e acabaram fechando temporariamente diante da pandemia.

De forma informativa, criamos essa matéria, para ajudar você a entender tudo sobre esse assunto e o status da cidade diante disso!

O que é o coronavírus?

Coronavírus: Como Foz do Iguaçu está durante a pandemia?

O covid-19, conhecido já popularmente como novo coronavírus, é uma família de vírus nova que apareceu principalmente em animais como morcegos e roedores, porém ao infectar pessoas o corona pode sofrer mutações e se tornar mais forte.

Infelizmente, foi exatamente isso que aconteceu na geração do covid-19, que se tornou um vírus de alto contagio pelo mundo inteiro.

Quais os sintomas do coronavírus?

Parecido inicialmente com uma gripe comum, o coronavírus pode ser confundido com sintomas de outras doenças, por isso, fique alerta e se tiver os seguintes sintomas você deve ligar para central de covid-19 para ser examinado!

  • Congestionamento nasal
  • Dor de Garganta
  • Tosse seca
  • Febre alta
  • Dificuldade para respirar (em casos graves)
  • Diarreia

Como se prevenir do Covid-19?

Ainda não existe vacina para o coronavírus, mas algumas prevenções podem ser tomadas para evitar o contagio:

  • Lave bem as mãos com água e sabão;
  • Ou usar álcool em gel;
  • Quando tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca;
  • Evite aglomerações;
  • Não toque em pessoas doentes;
  • Deixe os ambientes bem arejado.

Quantos casos existem no Brasil?

Atualmente, no dia 20/03/2020, os últimos números de infectados pelo coronavírus, segundo o site “metropoles.com”, são de 428 em todo o Brasil, tendo 8 mortos até o momento.

Com o alto nível de contagio, os números subiram bastante nesse mês, por isso o Governo Brasileiro tomou providências e adotou diversas medidas e orientações para as instituições, organizações e a população em geral.

Uma dessas medidas proibiu aglomerações de muitas pessoas em eventos e locais, portanto, atrativos e restaurantes em Foz do Iguaçu tiveram a sábia decisão de fechar temporariamente durante o surto do vírus.

Notas de atualização:

Por meio de um novo decreto, os pontos turísticos e serviços não essenciais de Foz do Iguaçu foram fechados no mês de julho de 2020 e permanecem assim atualmente, até segunda ordem do governo do Paraná que busca medidas de prevenção contra o covid-19.

Por causa disso, esta e demais posts do nosso blog podem sofrer alterações, sem aviso prévio, com atualizações do cenário atual de Foz do Iguaçu e região.

Manteremos nossas matérias atualizadas assim que possível, também acompanhe as últimas postagens e suas datas de lançamento.

Para mais informações do hotel, você pode entrar em contato com nossa equipe pela central de atendimento pelo botão direito do site, ou pelas nossas redes sociais (Tarobá Hotel no Facebook e Instagram) .

A seguir matéria postada anteriormente, no dia 20/03/2020, antes dessas atualizações e com status (situação) do atrativo atualmente:

O que está aberto em Foz do Iguaçu?

Para atualizar você sobre como está a situação em Foz do Iguaçu, listamos por partes alguns passeios em Foz, que tomaram medidas de fechamento temporário, com objetivo de proteger as pessoas e evitar a proliferação do coronavírus.

Respeitando assim as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde.

Os únicos que podem permanecer abertos, mas em horário reduzido, são supermercados, mercados, farmácias, casas lotéricas, caixas eletrônicos, postos de emissão de passaporte, delegacias da Polícia Federal, panificadoras, instituições financeiras, distribuidoras de água e gás, serviços funerários e clínicas veterinárias.

Além de claro, os serviços de saúde pública e privada, de emergia e urgência, para internação e monitoramento. A prefeitura da cidade vai ficar aberta, mas em horário reduzido, das 8h até 12h. Os restaurantes podem funcionar só por meio de delivery.

Importante: Esses estabelecimentos podem ser fechados (os de serviço não essencial) novamente. Conforme mais decretos sejam emitidos para cidade.

Passeios em Foz Iguaçu:

Algumas pessoas ainda nos perguntam quais passeios em Foz do Iguaçu estão fechados, mas na realidade a maioria deles já estão encerrados, pelo motivo que ressumimos sobre o coronavírus e aglomerações.

Cataratas do Iguaçu:

Coronavírus: Como Foz do Iguaçu está durante a pandemia? - Cataratas
Foto de Kiko Sierich

No dia 17/03, o Parque Nacional do Iguaçu, anunciou seu fechamento a partir do dia 18/03, tendo previsão de abertura em uma semana, mas essa previsão inicial foi ajustada conforme o andamento da situação da região e do país como um todo.

Status (07/2020): Fechado

Quais atrativos fecham com essa medida?

  • Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro)
  • Macuco Safari
  • Macuco Safari + Cachoeirismo
  • Macuco Safari + Rafting
  • Macuco Selva + Cachoeirismo
  • Rafting
  • Macuco só Selva

Parque das Aves:

Coronavírus: Como Foz do Iguaçu está durante a pandemia? - Parque das Aves

Com objetivo de garantir que as pessoas seguissem as instruções da OMS de permanecer em sua cidade, o Parque das Aves fechou no dia 18/03, com previsão inicial de retorno em 15 dias.

Status (07/2020): Fechado

Quais atrativos fecham com essa medida?

  • Passeio tradicional Parque das Aves
  • BackStage Experience
  • Forest Experience

Marco das Três Fronteiras:

Coronavírus: Como Foz do Iguaçu está durante a pandemia? - Marco das 3 Fronteiras

Como os atrativos anteriores, o Marco das 3 Fronteiras interrompeu suas atividades no dia 18/03 por tempo indeterminado de retorno.

Status (07/2020): Fechado

Quais atrativos fecham com essa medida?

  • Vila cenográfica das Missões Jesuíticas
  • Restaurante Cabeza de Vaca
  • As apresentações artísticas a noite se encerram temporariamente no Marco.

Itaipu Binacional:

Coronavírus: Como Foz do Iguaçu está durante a pandemia? - Itaipu Binacional

A Usina de Itaipu, também anunciou o fechamento de suas atividades turísticas.

No inicio a Itaipu fechou apenas alguns passeios, mas visto o alastramento da pandemia e a mudança no cenário atual, a Itaipu Binacional tomou a decisão de fechar todos os seus atrativos por, pelo menos, uma semana.

Status (07/2020): Fechado

Quais atrativos fecham com essa medida?

  • Itaipu Panorâmica
  • Itaipu Especial
  • Itaipu Iluminada
  • Ecomuseu
  • Refúgio Biológico

Dreams Park Show – Dreamland:

Coronavírus: Como Foz do Iguaçu está durante a pandemia? - Dreamland
Dreams Park Show

Seguindo esse fechamento geral, o Complexo Turístico Dreams Park Show, conhecido pelo Museu de Cera Dreamland, tomou providências e a partir do dia 18/03 fechou as portas por tempo indeterminado.

Status (07/2020): Fechado

Quais atrativos fecham com essa medida?

  • Museu de Cera
  • Maravilhas do Mundo
  • Vale dos Dinossauros
  • Dino Adventure;
  • Dreams Icebar
  • Super Carros.

Outros atrativos turísticos em Foz do Iguaçu que foram encerrados:

Image

Status (07/2020): Fechados

  • Voo de Helicóptero nas Cataratas (Helisul)
  • Mesquita Muçulmana
  • Templo Budista
  • E mais.

Como estão as fronteiras?

Assim com o impacto do novo coronavírus foi grande em todas as regiões do nosso país, infelizmente na Tríplice Fronteira as coisas não foram muito diferentes.

Sendo as primeiras a serem fechadas, as fronteiras do Brasil com o Paraguai e Argentina foram barradas para entrada de brasileiros.

Paraguai:

Image

A Direção-Geral de Migrações, divulgou a partir do dia 16/03, que fronteira BrasilxParaguai ia ser fechada por 15 dias.

Essa decisão acabou forçando todos os shoppings e lojas do famoso comércio de Ciudad Del Este com Foz do Iguaçu a fecharem as portas.

As atividades como Compras no Paraguai e By Night Paraguai foram encerradas por esse período inicial.

Lembrando que o impacto econômico do covid-19 já vinha sendo sentido na fronteira, uma vez que o dólar supervalorizou ao valor histórico de mais de 5 reais brasileiros.

Status (07/2020): Fechada e sem previsão de aberturá da fronteira com o Brasil.

Argentina:

Image

Puerto Iguazú também fechou a fronteira no dia 15/03, por uma decisão sensata do Presidente da República da Argentina, Alberto Fernández.

O Parque Nacional do Iguazú, anunciou assim o fechamento das Cataratas Argentinas nesse período de precaução com o novo vírus. Com isso a Feirinha de Puerto Iguazú, Minas de Wanda, Ruínas de San Ignacio, Cassinos em Puerto Iguazú, La Aripuca e Duty Free estão suspensos para brasileiros.

Status (07/2020): Fechada e sem previsão de aberturá da fronteira com o Brasil.

Restaurantes em Foz e região:

O comércio e restaurantes em Foz e região acabaram sem escolhas e tiveram que se encerrar por esse período de tempo. Na cidade de Foz, muitos respeitaram a decisão geral dos atrativos e fecharam, como no caso do Rafain Churrascaria Show em Foz.

Em Puerto Iguazú a Madero Tango e o Restaurante Argentine Experience também se encerraram.

Outras atividades suspensas em Foz do Iguaçu:

Em nota oficial, segundo o Decreto da Prefeitura de Fzo do Iguaçu, a partir do dia 20/03, shoppings, lojas comerciais e comércio em geral devem ser fechados nesse tempo da pandemia, os estabelecimentos que não cumprirem essa ordem serão multados.

O que fazer com reserva marcada?

Image

E quem já está com a viagem marcada? Como fica?

Calma, não é motivo para pânico. Pensando sempre no melhor dos nossos clientes, o Grupo Tarobá está tomando atitudes que ajudem as pessoas nesse momento.

Hotel Tarobá e Pop Hotel:

Nós do Grupo Tarobá estamos completamente cientes da atual situação e nos disponibilizamos a cancelar ou remarcar diárias que foram feitas nesse período diretamente conosco, sem a taxa de cancelamento incluída.

Lembrando que nossos hotéis só conseguem remarcar reservas feitas pela nossa central de atendimento ou em nossos sites oficiais (www.hoteltarobafoz.com.br/ www.pophotelfoz.com.br), se você fez reservas de diárias ou pacotes promocionais com operadoras de turismo, deve entrar em contato com eles para o cancelamento ou reagendamento.

A maioria das operadoras estão cooperando, por isso, entre em contato com eles e reprograme sua viagem.

Leia também: Hotel Tarobá é o 1º hotel em Foz do Iguaçu com Selo de Turismo Responsável!

Combo Iguassu:

A Combo Iguassu também está reagendando passeios, ingressos e vouchers que já foram vendidos, sem custo adicional. Sabendo que a maioria dos atrativos se encontram fechados, a Combo vai ajudá-los para não terem problemas caso já tenham comprado os ingressos diretamente com a agência.

Conclusão:

Como foi apresentado nessa matéria, muitos passeios em Foz do Iguaçu fecharam devido a pandemia do novo coronavírus. Mas isso não é motivo de desespero ou de desfazer completamente seu sonho de conhecer a Terra das Cataratas.

Vamos esperar que a população coopere, siga todas as instruções de prevenção e que mais pessoas fiquem seguras enquanto a pandemia se passa e diminui até extinguir totalmente.

Siga todas as dicas de proteção, espere e planeje futuramente sua visita a Foz do Iguaçu. Essa fase ruim passará, e nós profissionais do turismo vamos precisar de vocês após ela, para manter e recuperar as nossas atividades, empregos e renda!

Sua empatia vai nos ajudar a trazer de volta uma Foz do Iguaçu melhor, depois de todos esses atuais eventos.

Obrigado por ler essa matéria, fique ligado nas nossas redes sociais e blog, estaremos sendo completamente transparentes sobre a situação de Foz e região em prol da segurança de nossa população local e viajantes recorrentes.

Imagens cedidas pelos seus respectivos atrativos.

Matéria por Lauana. G Simões.