NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Blog detail

Curiosidades que você precisa saber sobre o Rio Iguaçu



Curiosidades sobre o Rio Iguaçu

(Foto cedida pelo banco de imagens- Pixabay)

Já pensou em viajar pelo estado do Paraná e conhecer todos os pequenos municípios do interior.

Você deve começar por Curitiba, a capital do Paraná, que por sinal é uma metrópole muito bonita, mas que tal depois conhecer um pouco mais sobre outros pontos turísticos do estado, que ficam um pouco mais no interior? Agora vamos em direção a BR 277, que leva as pequenas cidades do estado.

O Paraná é conhecido pelas suas diversas riquezas, e existem duas principais que chamam a atenção dos turistas. Uma delas sem dúvidas é o Jardim Botânico, um grande parque no centro da cidade, que contém diversos tipos de plantas e flores lindas, outra raridade do estado são as Cataratas do Iguaçu e os passeios em Foz que ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Mas você já pensou onde toda aquela água começa? Ou por onde o rio Iguaçu passa?

O rio Iguaçu nasce do encontro do rio Iraí e do rio Atuba, localizado na capital paranaense (Curitiba) e percorre pelo leste e oeste do estado até se encontrar com o rio Paraná.

A muitas cidades escondidas que você provavelmente não conhece, que graças ao lago de Itaipu e ao rio Iguaçu contém uma beleza natural sem igual.

Mesmo sendo considerada uma das maiores cidades do estado, Foz do Iguaçu ainda não tem grande porte, ou área industrial produtiva, a sua principal atividade ainda é o turismo e por conta disso, as empresas investem muito nesse departamento, além das Cataratas, a cidade conta com a maior geradora de energia, e graças a ela, hoje a região conta com o lago de Itaipu que abastece muitos municípios ao redor de Foz. As Cataratas do Iguaçu considerada umas das 7 Maravilhas da Natureza, recebe mais de 1 milhão de turistas por ano, o que movimenta a cidade e os países vizinhos, de uma forma econômica muito boa, o mais comum são as visitas em feriados prolongados, ou nas férias, o resto do tempo, muitos turistas vêm a trabalho e acabam se deslumbrando com a cidade.

Próximo de Foz do Iguaçu há uma cidade chamada Itaipulândia, sua principal atividade econômica é a agriculta, após a construção da usina hidrelétrica, o lago da represa de Itaipu inundou grande parte da agricultura, com isso a pesca se tornou forte por lá, além da boa vegetação na região, boa parte que não foi devastada pela quantidade de água, abastece a região com soja, milho, além de verduras e frutas.

Além disso a cidade conta com um parque aquático que vem ganhando destaque entre os paranaenses, considerado o maior parque aquático da américa latina o Itaipuland Hot Park, ele fica a 55 km de foz do Iguaçu, ótimo para se visitar com a família, ele oferece entretenimento e muita diversão.

Um pouco mais à frente de Foz do Iguaçu, está Santa Helena as margens do rio Itaipu, conhecida como “Terra das Águas” que após a construção da represa tomou grande parte de seu território e com apenas uma entrada para o município ela fica praticamente ilhada do resto do estado.

A cidade conta com uma área turística boa, além da paisagem do rio, temos uma praia fluvial com 950 metros de orla conhecida como Balneário de Santa Helena, que atrai visitantes de todo o estado no verão para diversas atividade com camping e campeonatos de vôlei na areia.

São 14 municípios que fazem divisa com o Parque Nacional do Iguaçu, dentre eles está Capitão Leônidas Marques que junto ao município de Nova Prata do Iguaçu possui a Usina Hidrelétrica Governador José Richa, conhecida como usina hidrelétrica de Salto Caxias, construída no final no rio Iguaçu possui uma capacidade de abastecer uma cidade de 4 milhões de habitantes.

As margens do Parque Nacional do Iguaçu está o município de Lindoeste, uma pequena cidade do oeste do Paraná, que é rodeada de belezas naturais, o município conta com vários rios, muita agricultura, e produtos rurais. O ponto mais conhecido é a cachoeira do Goes, beleza natural que faz parte do parque nacional, que vale muito a pena conhecer.

Todas essas cidades ficam próximo a Foz do Iguaçu, ao visitar a cidade procure conhecer esses munícios e desvendar o pouco de cada um, se você gosta de história vai se encantar com as lendas do estado do Paraná e conhecer mais por onde o grande rio Iguaçu passa.

O hotel Tarobá em foz junto a Combo Iguassu Turismo pode lhe mostrar alguns desses locais para você conhecer e lhe oferecer aventura, conforto e confiança.

Para saber mais sobre os preços e um pouco mais sobre cada passeio acesse o site e confira: Combo Iguassu Turismo

Leia também: 7 Destinos brasileiros que você precisa conhecer ainda este ano

Dicas de onde comprar sua mala de viagem no Paraguai

Curiosidades que você precisa saber sobre a Itaipu Binacional

Aguarde