Curiosidades sobre o Paraná | Papo com o Tarobá!

Consultar

Por um acaso você conhece algumas de várias curiosidades sobre o Paraná?

O Tarobá Hotel vai te contar tudinho, então continua rolando a tela para baixo e boa leitura!!

Curiosidades sobre o Paraná: ARQUEOLOGIA

Viaje no tempo com o Tarobá, descubra mais sobre o estado do Paraná com essas curiosidades arqueológicas, com muita história para contar!

1. Urna Indígena

Em uma Usina Hidrelétrica Mauá, localizada em Telêmaco Borba, encontra-se uma urna de cerâmica, com origem indígena.

Essa urna com encontrada praticamente intacta. Segundo os pesquisadores, a urna era utilizada por grupos indígenas para armazenar água ou para sepultar ossos.

2. Cidade Espanhola

Uma das curiosidades sobre o Paraná, é que boa parte do estado, foi território espanhol. O Tratado de Tordesilhas, celebrado entre Portugal e Espanha, colocava o atual território paranaense como sendo espanhol.

Ao norte do município de Fênix (a cerca de 412 km de Curitiba), existem ruínas da segunda fundação da Villa Rica del Espiritu Santo.

Foi fundado pelos jesuítas, com o intuito de catequizar os índios.

O local encontra-se aberto para turistas e conta com um museu que reúne objetos encontrados.

3. 100 Gravuras

Como uma das curiosidades sobre o Paraná, no sudoeste, cerca de 100 gravuras rupestres foram encontradas em um sítio arqueológico em Capitão Leônidas Marques.

As figuras foram esculpidas em três rochas há pelo menos 4 mil anos, sem contar os desenhos, que foram achados materiais como pedras lascadas, cerâmica, entre outras coisas.

4. Brasil Colônia

Nos Campos Gerais (Arapoti), em um sítio arqueológico, memórias do passado são guardadas, como os vestígios da época de escravidão no Estado.

Na fazenda Boa Vista, uma propriedade rural do século XIX, existem ruínas de um cemitério onde os escravizados eram sepultados, as ruínas da casa grande e área da senzala.

Curiosidades sobre o Paraná

Além dessas curiosidades sobre o Paraná arquelógicas, temos várias outras, e vamos te contar tudinho, então veja só esses 11 tópicos!

1. Agricultura

A cafeicultura é uma das principais atividades agrícolas do estado e ainda faz com que o Paraná continue sendo um dos principais produtores brasileiros.

O café no Paraná teve sua maior expansão no Estado na década de 50 e início de 60. Em outros tempos, o Paraná, chegou a produzir 60% do café de todo o mundo.

Os principais produtos da agricultura paranaense são:

  • Cana-de-açúcar;
  • Trigo;
  • Milho;
  • Soja.

E também plantios que já obtiveram recordes de safra.

2. Catedral de Maringá

A Catedral de Maringá é o décimo monumento mais alto do mundo e o segundo da América do Sul, tendo uma altura de 124 m, toda contornada por espelho de água, com fontes luminosas e chafarizes.

3. Meio ambiente

Curitiba, que foi marcada pela imigração polonesa e pelo planejamento urbano, chama a atenção de todos pelos cuidados com o meio ambiente.

Essa preocupação e cuidado, revela-se na grande quantidade de parques e jardins espalhados pela cidade.

Falando em meio ambiente, você sabia que o Tarobá Hotel foi o primeiro hotel em Foz do Iguaçu a receber o selo de turismo responsável? Veja mais AQUI.

4. Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu, é a segunda maior usina do mundo, em termos de estrutura.

Foi concluída em 1991, e só então passou a ser utilizada toda a sua capacidade, que é 12 000 MW, o que fez ser uma das curiosidades sobre o Paraná e o maior produtor de energia do Brasil.

Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma curiosidade sobre o Paraná, é que essa Usina é a segunda maior do mundo e está nesse estado
Usina Hidrelétrica de Itaipu

5. População

Nas curiosidades sobre o Paraná, quando a questão é população, sua capital e cidade mais populosa é Curitiba.

6. Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é a única cidade brasileira da Tríplice Fronteira, então viajando para Foz, você possui 3 destinos garantidos.

Pois possui fronteira com Paraguai e Argentina, um passeio incrível, é o Marco das Três Fronteiras, lá você pode ver os 3 países de uma vez!!

Foz do Iguaçu, com 275 quedas-d’água e 80 metros de altura, é conhecida internacionalmente por receber milhares de turistas cada ano, as Cataratas do Iguaçu.

A queda das Cataratas do Iguaçu maravilhosa
Cataratas do Iguaçu

+CURIOSIDADES SOBRE FOZ DO IGUAÇU

7. Rio Paraná

O rio Paraná possui 2.570 km de extensão e corre pelo território de três países: Brasil, Paraguai e Argentina.

Deu-se nome ao estado, e nasce da confluência dos rios Paranaíba e Grande, quase no extremo oeste de Minas Gerais.

O nome Paraná vem do tupi-guarani, significa “semelhante ao mar”.

Ponte da Amizade que divide o Paraguai e o Brasil, uma curiosidade sobre o Paraná, é a única ponte que divide 2 países no estado.
Ponte da Amizade Paraguai e Brasil | Créditos na foto: Avant Produções

8. Barreado

O barreado é um prato típico do litoral paranaense, e é uma delícia mesmo!! Sua origem é açoriana de um ritual de 300 anos.

Sendo preparado com carne, que é colocada em uma panela de barro fechada e enterrada, e então uma fogueira é acesa por cima e queima por 12 horas até que a carne se desfaça.

Chega a dar água na boca!

9. Pecuária

Uma das curiosidades sobre o Paraná é a pecuária, onde o estado é um grande criador de bovinos e um dos principais criadores brasileiros de suínos.

10. Castro

Castro foi a primeira cidade fundada no Paraná, sendo conhecida como a “cidade Mãe”, por ser a primeira cidade quando o Paraná emancipou-se de São Paulo, em 1853.

11. Danças Típicas

Uma das curiosidades sobre o Paraná, é que há uma forte tradição de danças típicas, dentre as que se destacam:

  • Fandango;
  • Pau-de-fitas;
  • Boi de Mamão;
  • Congada da Lapa;
  • Curitibana;
  • Quebra-Mana;
  • Nhô-Chico;
  • Dança de São Gonçalo.

Conclusão de curiosidades sobre o Paraná

Nessa matéria você, meu caro leitor, pôde ver o quão o Paraná pode nos surpreender, não perca tempo, arrume a mala e bora viajar!

Com essas curiosidades sobre o Paraná, duvido você ficar parado.

Se seu destino for Foz do Iguaçu, contate o Tarobá Hotel e faça sua reserva, assim você garante um hotel 3 estrelas no centro de Foz do Iguaçu, sem contar as incríveis comodidades oferecidas.

Uma das grandes vantagens também, é que na recepção do hotel, você pode montar seu roteiro de passeio com a Combo Iguassu, uma agência de turismo que oferece ingressos e transportes para passeios em Foz do Iguaçu, inclusive pacotes que valem muitooo a pena!

Veja mais dicas essenciais em nosso blog!

Leia também:

Capa e edições: Arielle Farias | Matéria: Bianca Minotto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 18 =