NOSSO BLOG - V

Fique por dentro das novidades

Parque Das Aves busca conservar culinária nativa da região em seus restaurantes!



Parque Das Aves busca conservar culinária nativa da região em seus restaurantes!

  • Os restaurantes no Parque das Aves
  • Gastronomia Nativa e uso de PANCs
  • Reconhecendo a culinária local
  • Abaixando o uso de carne
  • Sobre o Parque das Aves Foz do Iguaçu
  • Assista a nossa visita ao Parque das Aves Foz do Iguaçu
Parque Das Aves busca conservar culinária nativa da região em seus restaurantes!

Flamingos - Parque das Aves - foto cedida pelo atrativo

O Parque das Aves é um passeio em Foz do Iguaçu simplesmente indispensável para sua viagem na cidade, e para complementar sua vinda temos uma notícia interessante!

Muita gente não sabe, mas existe um restaurante Parque das Aves e essa matéria foi feita para falar um pouquinho melhor sobre esses restaurantes, onde você pode bater uma boquinha depois de desfrutar de todas as atrações do parque!

Os restaurantes no Parque das Aves:

Imagine que incrível seria experiência de poder provar pratos típicos da região, ao som agradável das aves do parque!

Pois bem, isso é bem possível de se realizar, já que no Restaurante Recanto dos Flamingos que fica justamente perto do Lago dos Flamingos, você vai poder comer e ouvir o canto, ou as vezes gritos, dos pássaros do Parque!

Outra forma de degustar da boa comida é no Quiosque Tropicana onde no meio da trilha do parque, você pode relaxar, tomar aquela típica água de coco enquanto come uma saborosa tapioca!

Bem, isso tudo é parece bem legal, mas qual o diferencial que está sendo implantado nos restaurantes do Parque das Aves?

Agora, os restaurantes Recanto dos Flamingos e Quiosque Tropicana, estão com foco na culinária tradicional da Tríplice Fronteira!

Há muito tempo que os dois restaurantes oferecem diversos pratos com refeições e lanches, porém quando o chef de cozinha Massimiliano Casu chegou, a gastronomia dos restaurantes ganharam uns upgrades focados em aperfeiçoar a experiência dos visitantes do Parque!

Massimiliano se determinou em transformar as refeições, como saladas, hambúrgueres, porções ou comidas típicas etc, de acordo com as épocas e estações do ano, crescentemente aproveitando os ingredientes e produtos locais produzidas pela própria região!

Gastronomia Nativa e uso de PANCs:

Parque Das Aves busca conservar culinária nativa da região em seus restaurantes!

Imagem Ilustrativa (Créditos: Pixabay)

Para envolver o visitante na cultura ligada ao prato que prova, Casu, o chef de cozinha, introduziu plantas alimentícias não convencionais (PANCs) na culinária, usando ervas silvestres comestíveis ricas em nutrientes como ora-pro-nóbis, taioba, azedinha e mais!

Contando com uma pequena produção de PANCs, as vezes, as colocando em alguns ingredientes dos pratos servidos, além disso o chef revela:

“As PANCs sempre estiveram presentes na cozinha brasileira, mas não são consumidas com frequência porque muitos não têm conhecimento sobre elas. Quando aguçamos as sensações de uma pessoa, incorporamos novos hábitos e geramos consumo pela experiência adquirida”.

Reconhecendo a culinária local:

Como citamos, os pratos são produzidos a partir do fornecimento de produtores locais, já que valorizar a cultura e economia regional é o principal foco da alta gastronomia do Parque das Aves!

Onde segundo a própria diretora administrativa do Parque das Aves, Jurema Fernandes:

“Priorizar os produtores locais nos garante alimentos mais frescos e saudáveis, fortalece a economia da região, gera menos lixo e desperdício e preserva os espaços rurais”.

Assim a agricultura na região do oeste do paraná é um dos principais fatores de sustentabilidade da economia regional, um exemplo disso seria nosso tradicional chopp, que é feito artesanalmente pelos próprios produtores de Foz do Iguaçu e região!

Abaixando o uso de carne:

Parque Das Aves busca conservar culinária nativa da região em seus restaurantes!

Mata Atlântica - Tucano - Imagem Ilustrativa (Créditos: Pixabay)

Com uma já velha ideia de diminuir a consumação de carne, o Parque das Aves adotou um processo para abaixar o número da utilização de carne em seus pratos, a causa disso é a preocupação com o desmatamento feito para criação de gado. A maior intenção dessa ideia é ficar no menor número possível de carne dentro do cardápio, até podendo chegar a zero.

Mas para tal mudança se necessita muito da cooperação e participação do público, além da necessidade de ter uma melhor educação ambiental, explicando a importância de reduzir consideravelmente o consumismo de carne!

Ainda sobre isso, Massimiliano Casu comenta:

“Grande parte do nosso cardápio ainda é composto por produtos com carne, mas já inserimos muitos produtos vegetarianos que têm tido a aprovação de nossos visitantes. Por exemplo, temos hambúrgueres de arroz negro, e outro de cogumelos, espaguete ao pomodoro e dadinhos de tapioca, além da nossa incrível coxinha de carne de jaca, que é campeã de vendas”

Além de ser uma ideia muito bacana, já que o Parque das Aves sempre defende a conservação de uma das florestas mais devastadas do Brasil, a Mata Atlântica, essa ideia de reduzir o consumo de carne ajuda não só essa floresta como muitas outras em ameaça no nosso país!

Leia também, essa matéria sobre outro incrível trabalho do parque:

>> Um combate a extinção: Parque das Aves está em época de reprodução! <<

Sobre o Parque das Aves:

Parque Das Aves busca conservar culinária nativa da região em seus restaurantes!

Arara - Parque das Aves - foto cedida pelo atrativo

Fundado por dois apaixonados por pássaros, o casal Anna e Dennis Croukamp, que inciaram esse projeto à 29 anos atrás! O Parque das Aves começou pela ideia dessas duas pessoas que vieram ao Brasil, a fim de preservar a valiosidade da vida das aves e da nossa Mata Atlântica!

Após anos de muito trabalho e dedicação, atualmente o Parque se encontra com mais de 140 espécies e cerca de 1500 aves, sendo um atrativo imperdível nos roteiros de passeios em Foz do Iguaçu!

Determinado a preservar e proteger milhares de espécies, o Parque das Aves é o maior parque de pássaros da Mata Atlântica do mundo!

Tendo projetos voltados em cuidado e proteção da própria floresta, assim unidos em ajudar a flora e fauna, o parque dispõe aos seus visitantes experiências únicas com um contato magnífico com a natureza!

Então, se você não conhece o Parque das Aves é definitivamente hora de conhecer!

Assista a nossa visita ao Parque das Aves:

Ao passeio backstage:

Hotel em Foz?!

Para sua estadia na cidade ser completa e agradável te recomendamos o Hotel Tarobá, com apartamentos confortáveis nosso hotel vai acomodar você e sua família com segurança e qualidade que vocês merecem, não perca tempo, venha para Foz do Iguaçu e conheça todos os incríveis pontos turísticos da cidade e região!

Transporte Turístico por Foz:

Para esse e vários outros passeios em Foz do Iguaçu, contrate os serviços da Agência Combo Iguassu com esse transporte turístico você pode chegar a muito outros pontos como Cataratas do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras, a Usina de Itaipu, o Templo Budista e etc!

Venha conhecer o Parque das Aves! Venha para Foz do Iguaçu e se surpreenda com nossa cidade ganhando muitas experiências belíssimas!

Leia também:

>> PASSEIO ITAIPU BINACIONAL: 7 INCRÍVEIS PASSEIOS QUE VOCÊ PODE FAZER NA ITAIPU! <<

>> SAIBA AS NOVIDADES DO PARQUE VALE DOS DINOSSAUROS NO DREAMLAND FOZ!! <<

Aguarde