Skip to main content

10 Principais Pontos Turísticos do Brasil

10 Principais Pontos Turísticos do Brasil

10 Principais Pontos Turísticos do Brasil

Consultar

Você sabe quais são os melhores pontos turísticos do Brasil? Confira conosco essa lista de destinos imperdíveis de viagem em nosso país!

Pontos Turísticos do Brasil:

Todos nós sabemos que existem milhares de lugares turísticos no Brasil, que são fascinantes, emocionantes, modernos ou históricos. Contando, com diversas aventuras, ecoturismo, arquiteturas impressionantes, praias deliciosas, riqueza em vegetação, cultura, costumes e em obras de artes formadas pela própria natureza!

Não tem como um viajante se contentar somente com um lugar, para descobrir o país é necessário ir a fundo nas maiores belezas da nossa terra, para descobrir os melhores pontos turísticos do Brasil!

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade extremamente famosa para população brasileira e mundial. Sendo um cartão-postal quase que certo, para os turistas estrangeiros que nunca pisaram em nosso país.

Possuindo vários lugares para se visitar e curtir, o Rio de Janeiro, é um dos principais pontos turísticos do Brasil, representando nosso país com muita força no mundo, seja em filmes e novelas, como eventos internacionais.

Para destaque deixamos seus atrativos, como o Pão de Açúcar, AquaRio, Jardim Botânico, Palacete do Parque Lage, Lagoa Rodrigo Freitas, visitas ao Morro do Corcovado e claro, Cristo Redentor, obra na qual é considerada até hoje uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno!

Principais Pontos Turísticos do Brasil - Cristo Redentor
Cristo Redentor (Créditos da foto: Pixabay)

Cristo Redentor

Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor, é uma enorme estátua art déco da representação de Jesus Cristo, situada no morro do Corcovado, estando 709 metros acima do mar com dimensões de 38 metros de altura (Contando seu pedestal) e 28 de largura (De um braço ao outro).

Em 2012 essa incrível obra foi considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Além de ser um importante figura para simbolizar o Rio de Janeiro, esta estátua é a terceira maior do mundo de Jesus Cristo.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é sem sombra de dúvidas, um dos pontos turísticos mais visitados no Brasil internacionalmente. Sua diversidade em passeios que quebram a rotina e trazem mais experiências naturais para os visitantes.

Podendo ficar conectado com nossa Mata Atlântica através de passeios em Foz do Iguaçu que dispõe de uma grande imersão em sua fauna e flora. Até visitar mais dois países através da Tríplice Fronteira.

Suas atividades turísticas são várias, entre elas temos voo de helicóptero, passeios de barco nos rios, parques de preservação animal e florestal, exploração da maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia limpa, salto de paraquedas, atrativos com esculturas e curiosidades, além de abrigar uma das 7 Maravilhas da Natureza as Cataratas do Iguaçu.

Principais Pontos Turísticos do Brasil - Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu (Créditos da foto: Pixabay)

Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu são cerca de 275 quedas de água que formam belíssimas cachoeiras desaguadas no Rio Iguaçu pela Bacia Hidrográfica do Rio Paraná; localizadas dentro de dois países: Brasil (Parque Nacional do Iguaçu) e Argentina (Parque Nacional do Iguazú) no qual podem ser visitadas por ambos os lados.

O Parque Nacional do lado brasileiro foi inaugurado em 1939, onde hoje é considerado um dos sítios geológicos do país pela preservação e cuidado da floresta local, além de abrigar também as Cataratas do Iguaçu, considerada um Patrimônio da Humanidade e um dos lugares mais visitados da região.

Serra Gaúcha

Um dos locais mais visitados do sul do país é, com certeza, as regiões da Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul.

Além de ser a maior produtora de vinhos do Brasil, com uma cultura e culinária tradicional de uma mistura europeia dos primeiros colonos, conhecida pelo tradicional churrasco gaúcho e pelo clima mais friozinho.

Sua riqueza histórica fica evidente em seus artesanatos e monumentos pelos pontos turísticos do lugar. Possuindo fenomenais montes, com planícies e outras forma de terrenos impressionantes, é uma região boa em ecoturismo, com cachoeiras e rios.

Cidades com pontos turísticos sul do Brasil para se visitar na Serra Gaúcha: Canela, São José dos Ausentes (Monte Negro), Três Coroas, Garibaldi, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Bento Gonçalves e Gramado.

Principais Pontos Turísticos do Brasil - Serra Gaúcha
Serra Gaúcha (Créditos da foto: Pixabay)

Gramado

Uma das cidades mais visitadas do Brasil, Gramado, se localiza no Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha e na Região das Hortênsias. Sendo um município com mais de 35 mil habitantes, é um local tranquilo e gostoso para quem quer curtir com paz e sossego, passeios interessantes e culturais.

Gramado é conhecido por ser um pedaço da Europa que temos dentro do país, essa descrição não é a toa, seus primeiros colonizadores eram alemães e italianos, isso deu forte impacto na arquitetura e gastronomia, tornando-a uma cidade muito europeia, seus monumentos e igrejas são dessa mesma característica.

Leia também: Dicas de viagem (Para conhecer o Mundo)

Salvador

Fugindo lá para o nordeste, não poderíamos deixar de mencionar essa receptiva capital baiana!

Conhecida por suas festas carnavalescas, agitação e muita alegria. Salvador foi a primeira capital do Brasil, suas atividades turísticas divertidas, belas praias, monumentos históricos, sua culinária tradicional baiana e o típico calor subtropical do país são imperdíveis.

Alguns pontos de visitação em destaque são o Elevador Lacerda, Igreja de Nosso Senhor Bonfim, Igreja São Francisco, Mercado Modelo, Praia do Porto Barra, Baía de Todos os Santos, Ilha dos Frades, Farol da Barra, Rio Vermelho e o Pelourinho.

Principais Pontos Turísticos do Brasil - Pelourinho
Pelourinho (Créditos da foto: Pixabay)

Pelourinho

Um dos locais mais representados nos cartões-postais desse estado é o bairro de Pelourinho em Salvador.

Suas casas com arquiteturas barrocas em diversas cores em tons pastéis são uma perfeita combinação de riqueza cultural e histórica muito interessante em sua caracterização; as ruas desse bairro ficam lotadas de turistas e moradores de dia e de noite, que aproveitam os estabelecimentos locais como restaurantes e bares para provar dos pratos típicos da região.

Pelourinho é um pedaço histórico do passado brasileiro, bem conservado e atraente para os visitantes que buscam esse tipo de turismo. Por esse e mais motivos esse é um dos mais interessantes lugares turísticos no Brasil!

Recife

Quem não se encantaria com essa famosa cidade turística? Recife é a capital de Pernambuco e também fica no nordeste do país, bem reconhecida pelas suas magníficas praias, Bonecos Gigantes de Olinda, cultura tradicional de frevo e muita atratividade.

Com uma rua com casas arquiteturas antigas e coloridas, artesanato típico e tradicional, monumentos históricos, muitos museus, praças e palácios, além de esculturas únicas e até uma das primeiras sinagogas da América.

Lugares para destacar como ponto turístico seria a Praia de Boa Viagem, Parque das Esculturas Francisco Bennand, Praça do Marco Zero, Capela Dourada, Palácio do Campo das Princesas, Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Jardim do Baobá, Embaixada de Pernambuco, Praça do Arsenal e muito mais.

Principais Pontos Turísticos do Brasil - Marco Zero - Recife
Marco Zero – Recife (Créditos da foto: Pixabay)

Praias

Com um elevado números de praias, o Recife ficou conhecido como um dos melhores pontos turísticos Brasil nordeste, para quem ama sol, calor e praia esse é um dos destinos mais escolhidos pelos banhistas.

Sua praia de maior fluxo de pessoas é a Praia de Boa Viagem, localizada no bairro Boa Viagem tendo aproximadamente 7 quilômetros de extensão, recheada de turistas, comerciantes e um longo calçadão, famosa por seus belos recifes, água deliciosa para o banho e muito sol.

Só preciso tomar cuidado nos locais que é autorizado entrada de banhistas, para segurança sua e de sua família observe as placas de orientação ou converse com alguém do local.

Outros lugares para conhecer em Recife: Praia do Pina, Praia de Piedade, Praia Gaibú, Praia Paiva, Praia de Maria Farinha, Porto de Galinhas, Enseada dos Corais e mais.

Barreirinhas

Barreirinhas é uma cidade do estado do Maranhão, vizinha de Atins, outra cidade na qual ela divide seu principal ponto de visitações, os Lençóis Maranhenses.

Mas na maioria das vezes, os visitantes escolhem ficar e se alimentar em Barreirinhas durante sua viagem nesse atrativo, por possuir uma melhor infraestrutura e acessibilidade.

O que dá para fazer em Barreirinhas? Bom, você pode visitar alguns pontos turísticos do nordeste por lá, como o Rio Preguiças, Farol Preguiças, Lagoa Bonita e Lagoa Azul, Praia Caburé, Praia de Lençóis e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Principais Pontos Turísticos do Brasil - Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses (Créditos da foto: Pixabay)

Lençóis Maranhenses

As lindíssimas dunas dos Lençóis Maranhenses podem parecer nosso único pedaço de deserto no Brasil, mas não é bem assim que essa região se caracteriza no começo do ano. Nesse atrativo turístico, chove bastante no primeiro semestre do ano, o que cria esses lagos em meio as areias das dunas.

Estima-se que depois de junho os lagos formados na paisagem se desmanchem com o passar do tempo, já próximo de outubro, sem chuvas eles ficam completamente secos de volta.

Uma boa época para ir visitar esse belo lugar é durante as épocas próximas das secas, em setembro e julho, onde os Lençóis Maranhenses estão com seus lagos verdes e azuis ótimos para passear e tirar fotos únicas na viagem.

Leia também: 5 Esportes de Aventura para você praticar

Floresta Amazônica

Outra atração do Brasil que conseguiu entrar no ranking de 7 Maravilhas da Natureza é a Floresta Amazônica.

Sendo a floresta mais conhecida no país e uma das mais reconhecidas no mundo, sua biodiversidade e sua importância ambiental para toda América do Sul é de enorme relevância, sendo que ela mesma é considerada uma das 3 maiores florestas tropicais no planeta terra.

Por esse Patrimônio da Humanidade é possível ver o encontro dos rios Negro e Solimões, conhecer fluviais, grutas, escalar árvores, praticar arvorismo e ecoturismo, nadar com botos, conhecer costumes e até mesmo indígenas, visitar o Parque Nacional de Anavilhanas e muito mais.

Principais Pontos Turísticos do Brasil - Floresta Amazônia
Floresta Amazônia (Créditos da foto: Pixabay)

Encontro das Águas

Na capital do Amazonas, Manaus, se localiza um espetáculo da natureza o Encontro das Águas, realizado pelos rios Negro e Solimões que percorrem 6 km sem se encontrar até finalmente se “chocarem” na água.

Em algumas ocasiões os botos surgem da água e próximo dos barcos, deslumbrando turistas e novos visitantes na região.

Teatro Amazonas: Não poderíamos terminar de falar de pontos turísticos no Amazonas, sem mencionar o Teatro Amazonas, um belo edifício histórico que guarda diversas pinturas e objetos históricos, sua arquitetura antiga reflete muitas coisas do século XIX e mais características únicas e incríveis.

Bonito

Um dos lugares mais formosos que temos como pontos turísticos do Brasil, é a cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul, sua sintonia com natureza e turismo, tornam esse um dos destinos de ecoturismo favorito dos viajantes.

Quebrando aqueles tradicionais passeios urbanos, em Bonito o viajante vai mergulhar em uma renovação de experiências e positividade, estar tão ligado com atividades mais envolvidas com a natureza, com certeza, é um bom remédio para alma.

Banhista flutuando - Snorkeling; Turquesa
Banhista flutuando – Snorkeling; Turquesa (Créditos da foto: Pixabay)

Ecoturismo

Em Bonito é possível fazer muitas coisas nessa categoria, entre elas esportes e atividades como bote, mergulho, flutuação, arvorismo, caminhada e etc. Lá você consegue fazer trilhas verdes, visitar cachoeiras, cavernas e grutas profundas, rios de água cristalina com peixes e biodiversidade.

Para melhorar sua classificação nessa lista, Bonito é um dos lugares turísticos do Brasil que ganhou o World Travel Market – WTM em 2013 como melhor destino em turismo responsável.

Porto Seguro

Porto Seguro é uma cidade situada no sul da Bahia, onde quase todo o seu território é considerado um patrimônio histórico, portanto, não né permitido a criação de prédios altos, acima de dois andares, em seu território.

O que traz esse gracioso lugar para nossa lista são suas quentes e descontraídas praias, entre elas temos Taperapuan, Pitinga, Parracho, Mundai, Praia de Araçaípe, além de outros locais como o Memorial da Epopéia do Descobrimento, Ilha dos Aquários e Passarela do Descobrimento.

Principais Pontos Turísticos do Brasil - Porto Seguro
Porto Seguro (Créditos da foto: Pixabay)

Centro Histórico

Mais um no Brasil pontos turísticos culturais, é o Centro Histórico de Porto Seguro, seus monumentos e construções antigas é um prato cheio para quem ama descobrir lugares que fizeram parte do trajeto histórico de nosso país.

Sendo um lugar bonito e encantador, ótimo para se aproveitar a noite em uma visita explorando a cidade de Porto Seguro.

Baía do Sancho

Para completar nossa listinha de pontos turísticos do Brasil, mencionaremos a bonita Praia do Sancho em Fernando de Noronha, arquipélago brasileiro do estado de Pernambuco e Patrimônio Natural da Humanidade.

Principais Pontos Turísticos do Brasil - Fernando de Noronha
Fernando de Noronha (Créditos da foto: Pixabay)

Na Baía do Sancho é um ótimo local para praticar mergulho livre, seus corais e águas cristalinas são deslumbrantes para visita.

De cima do mirante, é possível ver o incrível mar azul e a vegetação em volta da praia, sendo considerada uma das melhores praias do Brasil.

Bônus: + 1 dos Pontos Turísticos do Brasil

Para completar os pontos turísticos do Brasil, ficamos com um atrativo na capital de São Paulo para finalizar nossas descrições.

São Paulo – Parque do Ibirapuera

Um parque urbano de referência dentro de São Paulo é o Parque do Ibirapuera, uma aérea extensa verde, quebrando o visual da cidade de concreto e edifícios, é um dos pontos turísticos Brasil para quem busca uma atividade diversificada na capital.

Principais Pontos Turísticos do Brasil - Parque de Ibirapuera
Parque de Ibirapuera (Créditos da foto: Pixabay)

Boa para passeios tranquilos, descansando ou jogando papo fora, para caminhadas apé, corridas de bike, atividades e esportes como jogos de futebol e mais. Sua aérea total abriga planetário, pavilhões, museus, auditório e realiza até peças de teatro em céu aberto são apresentadas em certas ocasiões.

Dicas de viagem: Como escolher seu destino?

Já sabe como escolher seu destino de viagem? Bom, para responder essa questão recomendamos que se analise o que você deseja conhecer, existem destinos com praias, vegetação, monumentos, prédios e características únicas, recheados de história e obras de artes da natureza, saiba para onde ir e como chegar em segurança.

Em nosso blog temos diversas dicas de viagem, malas, hospedagem e notícias de Foz do Iguaçu e região.

Leia também:

Conclusão: Pontos Turísticos do Brasil

Como pode ver nessa matéria, existem milhares de pontos turísticos do Brasil afora, muitos belos e interessantes, temos diversos locais fantásticos para se conhecer dentro do nosso próprio país!

O Tarobá Hotel deseja que você e toda sua família possam um dia, conhecer todos os atrativos que quiserem e se vier para Foz do Iguaçu, já sabe onde ficar! Se hospede no Tarobá Hotel, um hotel 3 estrelas completo com todo conforto e comodidade para você e sua família!

Quem já se hospedou conosco:

Plena curtindo meus dias de turista aqui no @tarobahotel

Minha gente! Café da manhã gostoso, cama maravilhosa, aquele chuveiro de hotel que a gente ama sabe? (Só eu que adoro chuveiro de hotel? Hahahah acho maravilhoso!) Mas a melhor parte desse hotel na minha opinião é a localização, o @tarobahotel fica bem no centro de Foz e está perto de tudo: restaurantes, posto de gasolina, farmácia. Estamos muito bem recebidas aqui em Foz nesses dias viu!” (Influencer Sarah Oliveira – Via Instagram)