Skip to main content

Cataratas de Foz do Iguaçu, Argentina e Paraguai!

Cataratas de Foz do Iguaçu, Argentina e Paraguai!

Cataratas de Foz do Iguaçu, Argentina e Paraguai!

Consultar

O quanto você conhece as Cataratas de Foz do Iguaçu? Sabia que existe mais cachoeiras na Tríplice Fronteira para você visitar além da brasileira!

Cataratas de Foz do Iguaçu no Brasil

Não é atoa que Foz do Iguaçu turismo bomba na cidade, contendo uma das maiores belezas naturais da região, as Cataratas do Iguaçu, com parte do seu território em nossa vizinha Argentina.

Onde se abriga um verdadeiro Patrimônio da Nacional da natureza, as Cataratas são o cartão de visitas mais famoso de Foz do Iguaçu, onde somente em 2019 foram registrados, segundo o Parque Nacional do Iguaçu, mais de 2 milhões de visitantes tanto brasileiros quanto estrangeiros, na Terra das Cataratas.

Onde fica as Cataratas do Iguaçu BR?

As Cataratas Brasileiras ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu, que se localiza exatamente na Rodovia, BR-469- KM 18 em Foz do Iguaçu, Paraná.

Pode-se ter acesso as Cataratas do Iguaçu BR pela Avenida das Cataratas que ao seu final se liga nesse e demais passeios em Foz.

Cataratas do Iguaçu ingressos:

Para conseguir os ingressos para as Cataratas, você pode comprar diretamente no Parque Nacional do Iguaçu, ou adquiri-los com a Combo Iguassu, que disponibiliza vouchers que vão eliminar a necessidades de fila e espera no local, além de ofertar também o transporte da cidade até essa que é conhecida como uma das 7 Maravilhas da Natureza.

Cataratas de Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu -Imagem cedida pelo atrativo

Trilha das Cataratas:

Após adquirir seu ingresso, embarcar e aproveitar a brisa da viagem, que é tranquila e confortável com os ônibus do Parque.

As primeiras paradas antes do ponto final na Trilha das Cataratas, eram onde ocorriam as trilhas da bananeira e poço preto.

Agora uma das principais paradas é do Macuco Safari, que disponibiliza passeios incríveis como cachoeirismo, Macuco Só Selva, Rafting e outras combinações.

No passeio de barco do Macuco Safari é possível se aventurar na correnteza do Rio Iguaçu e antes disso fazer uma interessante trilha na floresta.

Voltando a trilha clássica das Cataratas, onde é possível caminhar entre a floresta com um caminho bem projetado para pedestres, o contato com a natureza é inevitável.

Sua flora e fauna estão pelo caminho marcando presença, enquanto o viajante pode admirar uma imagem ampla é incrível das melhores cachoeiras do Brasil!

Cataratas na Argentina x Cataratas Brasileiras:

Enquanto no lado brasileiro temos uma visão completa do que é as Cataratas do Iguaçu, todas as suas quedas de água e magnitude. No lado argentino das Cataratas é possível caminhar próximo de mais números de quedas, uma vez que a maioria delas estão desse lado.

Mas afinal de contas qual lado das Cataratas é mais bonito?

Bom, para fotos é o brasileiro que tem o panorama total das quedas. Mas quem tem mais contato com as cachoeiras é o lado argentino. A diferença vital entre eles é percurso e vista, uma vez que cada um reserve seu tanto de paisagem do local.

Os dois lados reservam muita aventura e diversão, com certeza, regados de muitas lembranças, selfies e vídeos, sua viagem será completa se visitar os dois lados!

Cataratas Argentinas

Na Argentina, em Puerto Iguazú, vizinha de Foz se localizam a maior parte das Cataratas em território, onde essa enorme construção da natureza, foi criada por uma erupção vulcânica.

Existem algumas diferenças em fazer esse passeio, pelo lado dos nossos hermanos, uma dessas é a forma como se fazem o percurso até as quedas e a visão que se consegue delas.

Trem Ecológico e Trilha Verde:

Cataratas de Foz do Iguaçu - Argentina
Cataratas Argentinas -Imagem cedida pelo atrativo

Para realizar o passeio no Parque Nacional do Iguazú, é preciso pegar um trem ecológico, que dá acesso ao interior do Parque e após um percurso de vegetação e natureza, os viajantes partem da estação central e chegam na área principal do Parque, posteriormente até a estação intermediária e enfim podem fazer as trilhas que levam até as passarelas das Cataratas.

Este trem utiliza combustível não poluente, como o Parque preza pelo bem do meio ambiente, suas locomotivas voltadas nesse tema, são movidas em energia recarregável.

Na Trilha Verde se percorre no interior da floresta, até a área de serviço da estação das Cataratas, nessa região é possível admirar alguns dos animais da fauna local.

Passeio Inferior e Superior:

A trilha inferior é onde ocorre uma incrível exploração do passeio, conhecendo várias partes do local, dentro da floresta, vendo de pertinho da região baixa das cachoeiras das Cataratas Argentinas.

Na trilha superior, com acesso das passarelas, pode-se ter vista ampla das Cataratas do Iguaçu, por cima das quedas dá para ver bem o rio e outras cachoeiras, além da clássica Cataratas Garganta do Diabo, onde se pode ver o poder e beleza exuberante da natureza.

Onde fica as Cataratas lado argentino?

Para chegar até as Cataratas do lado argentino, você precisa ir para Puerto Iguazú na Argentina, até o Parque Nacional do Iguazú que se localiza na Ruta 101KM 142, N3370 Puerto Iguazú, Misiones, Argentina.

Cataratas Argentinas - Cataratas de Foz do Iguaçu
Cataratas Argentinas -Imagem cedida pelo atrativo

Para chegar em Puerto Iguazú, opte pela entrada terrestre da fronteira com Foz do Iguaçu. Mas lembre-se de ir com seus documentos atualizados (RG ou Passaporte) em 10 anos, se for de carro leve CNH vigente e Carta Verde, menores desacompanhados precisão de autorização autenticada em cartório assinada pelos responsáveis legais.

Como a fiscalização na aduana Brasil x Argentina é rigorosa, é vital que você siga todas as instruções acima para não ter problemas em sua viagem.

Dica: Compre o transporte até as Cataratas Argentinas com a Combo Iguassu!

Cataratas do Iguaçu lado argentino ingresso:

Para comprar o seu ingresso Cataratas lado argentino, você precisa levar o valor atual do passeio em pesos argentinos até o Parque Nacional do Iguazú que faz a venda exclusiva dos ingressos, por $ 560,00 ARS para adulto e $140,00 ARS para crianças (6 até 12 anos).

O Parque Nacional do Iguazú funciona das 08h – 16h30 para entrada e o passeio pode ser finalizado até as 18h.

Obs: Valores e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio, conforme o desejo do seu respectivo atrativo.

Cataratas Paraguai

Apostamos que você não sabia que o Paraguai possui suas próprias cataratas, mas é verdade, dentro de nosso país vizinho não só existem belas cachoeiras, como um lugar perfeito para você fazer um divertido passeio!

Saltos del Monday:

Saltos Del Monday - Cataratas de Foz do Iguaçu
Saltos Del Monday – Imagem cedida pelo atrativo

O nome das Cataratas Paraguai, é mais apropriadamente dito, Saltos de Monday (Origem guarani: água que rola) que são 3 longas cachoeiras formadas pelo Rio Monday do país.

Lá você pode conhecer este atrativo através do Parque Municipal Saltos del Rio Monday, que disponibiliza para o turismo, mirantes, passarelas e trilhas em meio a floresta.

Onde fica as Cataratas do Paraguai?

Pertinho de Ciudad Del Este, os Saltos de Monday, se localizam na cidade de Presidente Franco.

Esse passeio da natureza paraguaia, é encantador e fascinante para a maioria de seus visitantes. Algumas pessoas optam por fazer seus passeios no Paraguai juntos, como compras no Paraguai, City Tour e mais, onde incluem os Saltos de Monday no roteiro sem se arrepender.

Paraguai Cataratas: O que posso fazer em Saltos de Monday?

Saltos del Monday - Cataratas de Foz do Iguaçu
Saltos Del Monday – Imagem cedida pelo atrativo

Dá para realizar muitas atividades nos espaços dos Saltos de Monday, algumas comuns lá são arvorismo, tirolesa e até praticar rapel próximos as quedas de água das cachoeiras, em mais de 40 metros de altura.

Se você é menos aventuresco, pode somente se divertir com a família num piquenique sob a vegetação ou aproveitar a lanchonete local, enquanto faz a visita as cataratas do Paraguai.

Bônus: Iguassu Secrets Falls

Existe também uma trilha de cachoeiras secretas em Foz do Iguaçu, ótimas para quem quer otimizar a viagem em uma nova descoberta!

Quedas Secretas do Iguassu:

No Iguassu Secrets Falls os visitantes fazem 4 trilhas a pé, durante 4 km, para conhecer 11 cachoeiras magníficas da natureza, estas permitem entrada para banho numa verdadeira hidromassagem natural.

As trilhas caminhadas, são acompanhadas com um veículo de apoio, tendo também um guia bilíngue, para explicar o percurso e tirar dúvidas dos turistas.

Esse passeio relaxante pode durar de 4 até 10 horas, portanto, é importante reservar um bom tempo de sua viagem para ele. Muitas pessoas que fizeram adoraram e recomendam!

Este passeio se localiza em Foz do Iguaçu, na R. Manêncio Martins, 21 – Vila Yolanda. Os ingressos para ele podem ser adquiridos com a Combo Iguassu, ou com o próprio atrativo.

Argentina - Cataratas de Foz do Iguaçu
Cataratas Argentinas – Imagem cedida pelo atrativo

Curiosidade: Cataratas de Foz do Iguaçu!

Você sabe de onde vem esse nome das Cataratas do Iguaçu?

Explicação: O nome “iguaçu” vem do tupi-guarani, onde significa Y ou “i” (água) e ûasú waˈsu ou “guaçu”(grande), ou seja, iguaçu significa água grande.

Por ser de origem indígena, a lenda Cataratas, inspirou alguns nomes que conhecemos hoje, como Naipi e Tarobá, se tornaram referência na cidade de Foz do Iguaçu, sendo muitos de locais, ruas, estabelecimentos, redes de teve e claro, hotéis.

Notas de atualização:

Os atrativos e serviços não essenciais de Foz do Iguaçu estão fechados (mês de julho de 2020), devido aos novos decretos emitidos para prevenção contra o novo coronavírus!

Posts do nosso blog podem sofrer alterações, sem aviso prévio, por causa de atualizações no cenário atual de Foz e região.

Para mais informações do hotel, você pode entrar em contato com nossa equipe pela central de atendimento pelo botão direito do site, ou pelas nossas redes sociais (Tarobá Hotel no Facebook e Instagram) .

Conclusão: Cachoeiras na Tríplice Fronteira

As Cataratas de Foz do Iguaçu não são as únicas presentes na região, como você pode descobrir nessa matéria.

Nossa dica é que você escolha boas datas para sua viagem, entre previsões de climas mais quentes, é o ideal para fazer esses passeios e não percar nenhuma chuvinha imprevista!

Além de claro, ficar numa hospedagem em Foz do Iguaçu, com tudo que você precisa para descansar até seus próximos passeios, como o Tarobá Hotel!

No Hotel Tarobá, você encontra quartos perfeitos para sua estadia, aéreas de lazer e instalações ótimas para sua viagem! Contanto com alguns apartamentos PNE, todos são 100% não fumantes, possuindo o diferencial de ter Copa para Bebê, além de frigobar, ar-condicionado, cama box, televisão, secador de cabelo e mais.

Quem já se hospedou conosco: Morando Sozinha – Blog de Fran Guarniere