NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Você conhece a Lenda das Cataratas? Entenda quem foram Tarobá e Naipi!



Você conhece a Lenda das Cataratas? Entenda quem foram Tarobá e Naipi!

  • A lenda das Cataratas do Iguaçu
  • Veja nossa viagem as Cataratas do Iguaçu
  • Veja também o incrível espetáculo de Iporã
  • Hotel em Foz do Iguaçu
  • Matérias interessantes para você
Você conhece a Lenda das Cataratas? Entenda quem foram Tarobá e Naipi!

Imagem Ilustrativa (Créditos: Pixabay)

A verdade é que muita gente vem a Foz procurando pela Cataratas que é uma das Sete Maravilhas do Mundo, algumas pessoas como nós vão uma, duas e várias vezes lá, mas e a lenda das Cataratas? Todas as pessoas que vão lá a conhecem?

Além da beleza natural e antiga, as lindas Quedas d´Água também possuem a lenda indigena das Cataratas do Iguaçu, onde um interessante conto narra a origem do nascimento das Cataratas através de uma história de amor proibido!

Curiosos para conhecer esse conto? Então siga a matéria e se surpreenda com a beleza da lenda das Cataratas do Iguaçu!

Você conhece a Lenda das Cataratas? Entenda quem foram Tarobá e Naipi!

Imagem Ilustrativa (Créditos: Pixabay)

A lenda das Cataratas do Iguaçu:

Na lenda se conta a seguinte história:

Os índios que viviam a beira do Rio Iguaçu, os Caigangues tinham devota crença num deus em forma de uma gigante serpente que governava o mundo e as águas, chamado de M’ Boy o deus era filho do poderoso deus Tupã!

Os caigangues respeitavam muito M’Boy, e toda vez que alguma punição a tribo acontecia, como a ausência de peixes e água poluída, eles atribuíam esses problemas a ira de M’Boy.

Para parar os castigos, os caigangues querendo evitar a fome e a angústia fizeram um trato com a o deus serpente, no acordo todo ano uma bela índia da tribo era oferecida a ele, como oferenda a M’Boy, assim para o deus serpente os abençoar de volta com água fresca para beber e peixes para se comer, M'Boy gostou do trato e concordou em selar esse acordo.

As índias escolhidas sentiam orgulho de sua tarefa, já que para elas significava um sacrifício honroso pela sobrevivência da tribo inteira.

Até que um dia, o cacique da tribo, Igoni teve que prometer sua própria filha Naipi, ao Deus das águas. Pois Naipi era tão bela, que reza a lenda que até as águas dos rios paravam quando ela deslumbrava seu reflexo na água. Como foi consagrada ao deus serpente, Naipi viveu em seu culto para cumprir seu destino.

Porém, um jovem guerreiro entre os caigangues, chamado Tarobá se encantou com a índia Naipi, enquanto admirava a jovem em uma das suas danças típicas indígenas, a beleza e graça de Naipi fizeram o guerreiro Tarobá se apaixonar e dai começou um romance proibido.

No dia da consagração de Naipi para M’Boy, vários preparativos foram armados, enchendo a aldeia de decorações e bebidas como “cauim” (bebida típica feita de milho fermentado) onde claramente uma data importante e comemorativa iria se iniciar.

Você conhece a Lenda das Cataratas? Entenda quem foram Tarobá e Naipi!

Imagem Ilustrativa (Créditos: Pixabay)

Porém consumidos pelo fogo da paixão Tarobá e Naipi estavam se amando, abandonando crenças antigas, sabendo que corriam perigo ao desrespeitar e quebrar o acordo com o enorme deus serpete, M’Boy!

Mas para fugir desse destino, Tarobá e Naipi aproveitaram da distração do pajé e do cacique, que estavam embriagados de caium, além dos demais índios que bebiam e dançavam festejando.Vendo essa situação, os dois amantes aproveitaram essa chance para escapar, e assim foram descendo o rio em uma canoa correnteza abaixo.

Para seu desgosto M’Boy notou a fuga e ficou enraivecido pela traição, os seguindo rio a abaixo, a serpente nadou e notou onde os dois queriam ir, que era para o Rio Paraná, onde era território proibido para o deus das águas.

Então, percebendo que Tarobá e Naipi estavam quase chegando no Rio Paraná, a enorme serpente pegou impulso e penetrou o interior o rio, aprofundando até a terra retorcendo seu corpo com extrema fúria, a fim de acabar com os dois amantes, seu ato violento gerou uma profunda fenda onde as águas caíram e criaram as grandes cataratas!

Presos nas águas, a canoa dos dois apaixonados caíram de um elevada altura, desaparecendo para sempre, onde até hoje nunca mais foram vistos.

Mas de acordo com a lenda das Cataratas Foz do Iguaçu, o grande deus Tupã os teria castigado por todo seu atrevimento e brigas os transformando em outros seres. Onde na lenda Naipi virou uma rocha, sendo umas das centrais rochas presentes das cataratas, presa em sua forma para sempre sendo ricocheteada pelas águas nervosas do rio, já Tarobá foi transformado em uma palmeira, ficando bem a beira de um enorme abismo, para ficar encurvado sobre a garganta do rio, onde M’Boy foi aprisionado na entrada de uma gruta, nas profundezas da Garganta do Diabo, onde o monstro pudesse ficar vigiando pela eternidade as suas duas vítimas.

Veja a nossa viagem as Cataratas do Iguaçu:

Veja também o incrível espetáculo de Iporã:

Feita no Rafain Churrascaria Show, o Show Iporã conta a lenda das Cataratas, como tudo aconteceu de uma forma artística e bela, no show Iporã o jantar é opcional, você pode jantar no Rafain ou se quiser você pode ir somente para assistir ao show.

Consulte os valores completos com um atendente da Combo Iguassu, entrando no site oficial fale com nossos atendentes e garanta que fará mais essa atração em Foz do Iguaçu. A Combo ainda possui disponibilidade de ingressos para muitos passeios por Foz e Região, além de transporte para alguns deles! Vale a pena você dar uma olhadinha nesses e outros passeios diretamente do site!

Hotel em Foz do Iguaçu:

Precisando de uma boa hospedagem para aproveitar essa e mais atrações da cidade? Então venha para o Hotel Tarobá, localizado numa das avenidas do centro da cidade, o Tarobá Hotel oferece sua melhor hospedagem, com quartos confortáveis, com TV, frigobar e mais, além das salas de recriação com jogos e academia, sem falar no nosso delicioso Café da Manhã!

Nosso Hotel é seguro e bem localizado, com excelentes avaliações no Trip Advisor!

Tá esperando o que para fechar sua reserva agora mesmo conosco? Venha para Foz do Iguaçu se aventurar pelas Cataratas do Iguaçu, pelo Parque das Aves, viaje pela Tríplice Fronteira e muito mais que só nossa amada Foz pode te disponibilizar!

Pelo Tarobá Hotel você consegue a melhor tarifa para sua hospedagem, além de que reservando direto do site você consegue cortesias especias, entre no site, verifique o regulamento e feche já a sua reserva!

Você conhece a Lenda das Cataratas? Entenda quem foram Tarobá e Naipi!

Forest Experience (Parque das Aves) - foto cedida pelo atrativo

Matérias interessantes para você:

>> CATARATAS ARGENTINAS: 9 CURIOSIDADES SOBRE O PARQUE NACIONAL IGUAZÚ! <<

>> PARQUE DAS AVES BUSCA CONSERVAR CULINÁRIA NATIVA DA REGIÃO EM SEUS RESTAURANTES! <<

>> KATTAMARAM 2: UM DOS MELHORES PASSEIOS EM FOZ DO IGUAÇU! <<

Ficou interessado nessas e outras curiosidades? Então acesse nosso blog, temos matérias muito interessantes para você ler e visualizar!

Querendo mais dicas de atrativos e roteiros? Então entre no grupo do facebook “Dicas de passeios, turismo e hotéis em Foz do Iguaçu” e tenha muitas dicas que você precisa ter na cidade e região!

Atendimento pelo Whatsapp
Aguarde