Skip to main content

Como viajar com segurança durante a pandemia de coronavírus?

Como viajar com segurança durante a pandemia de coronavírus

Como viajar com segurança durante a pandemia de coronavírus?

Consultar

Você sabe como viajar com segurança nesse período de pandemia de covid-19?

Precisa ir em uma viagem nesses tempos, mas ainda está receoso de como prosseguir, por causa da pandemia de coronavírus?

Preparamos, então, dicas e instruções para lhe ajudar no preparo e na embarcação de sua viagem, como pesquisar um local, estudar seu destino, seguir normas de higiene e mais.

Veja e se informe!

Como viajar com segurança: Dicas

Descubra mais sobre o lugar de viagem:

Saiba sobre notícias, casos e como está sendo tratado do coronavírus na região.

É importante saber sobre como estão sendo impostas as normas de higienização e distanciamento, como está o sistema de saúde, se é está com todas as vacinas em dia ou se for para fora do Brasil, veja quais vacinas necessita tomar para adentrar ao país.

Estudar nesse caso é uma necessidade muito grande, como sabemos cada lugar está com níveis de controle da doença maior ou menor, portanto, as vezes é bom avaliar qual as possibilidades de viagem e como prosseguir.

Casal caminhando - Como viajar com segurança
Casal passeando com máscara (Créditos da foto: Pixabay)

Consultar locais abertos:

É importante lembrar que alguns pontos turísticos do Brasil voltaram em abrir, mas isso não se aplica para toda região do nosso país, América do Sul ou por outros endereços pelo mundo.

Muitos lugares turísticos do planeta permanecem fechados para o turismo, principalmente, em países europeus que a pouco tempo atrás, mal recebiam voos domésticos em seu território.

Consulte a disponibilidade de voos, hospedagens, comércio e atendimento. Se for em uma viagem a trabalho, precisará essencialmente saber como estão os protocolos para visitantes nesses e demais países.

Faça uma avaliação médica da sua saúde:

Ser precavido nunca é demais, ainda mais durante uma pandemia, saber que está 100% saúdavel para como viajar com segurança sua e de todos em sua volta.

Vá até seu médico de rotina ou para seu clínico geral fazer um check-up total, dar aquela conferida se sua saúde está “okay”, se não precisa de vacina ou se alguma está atrasada, qualquer risco ou alerta que seu profissional da saúde der, é algo importante para considerar na viagem.

Isso também evita, que pessoas assintomáticas viagem e transmitam doenças ou vírus para demais pessoas. Ou que se você estiver no estagio inicial de qualquer doença, coronavírus ou não, seja descoberto a tempo antes do início de sua jornada.

Medicação:

Não esqueça seus remédios vitais (alguns destinos têm procolos especiais para transportar remédios ou equipamentos de saúde) ou seu cartão do SUS, além de seus documentos e demais objetos essenciais.

Leia também: Mala de mão: O que pode levar em sua mala de viagem?

Prepare um seguro de viagem:

Quer estar mais preparado ainda para sua jornada?

Então, contrate um seguro de viagem feito para emergências hospitalares, caso algum imprevisto aconteça com você durante sua viagem.

Para cobrir casos médicos causados por acidentes, doença ou etc. Que levem você para um possível problema do tipo, além de outras coisas como voos cancelados ou atrasados, bagagem extraviada, despesas farmacêuticas e demais coisas que podem estar incluídas nos seguros de viagem, tudo depende de qual tipo você contrata e o que ele oferta.

Como viajar de avião durante a pandemia:

Para retomada dos voos no Brasil durante o COVID-19, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou dicas e muitas orientações de como os tripulantes devem realizar seus embarques e compras de passagens durante esse período.

Se informando nesse site, você também deve saber da importância de comprar suas passagens online (evitando contato direto no aeroporto), fazendo check-in pela internet.

Por norma você pode transportar até 500 ml (líquidos) de álcool em gel em voos nacionais, para os voos internacionais até 100 ml é permitido. O produto deve estar perfeitamente fechado, para evitar liberação de seu conteúdo.

Aeroporto atendimento - Como viajar com segurança
Atendimento no aeroporto (Créditos da foto: Pixabay)

No aeroporto:

Observe que os funcionários do aeroporto devem estar com todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para te atender.

Os locais do aeroporto precisam estar higienizados, sendo desinfetados com frequência em todas as partes que as pessoas tocam ou utilizam.

Individualmente, cada tripulante deve estar cuidando com sua limpeza das mãos, utilizando álcool em gel ou lavando as mãos com água e sabão.

É preciso respeitar o distanciamento nas filas ou espaços do aeroporto, demarcadas em pelo menos 2 metros entre cada tripulante.

Os assentos no aeroporto devem estar configurados ou, pelo menos, demarcados com distanciamento entre as pessoas, isso é responsabilidade da administração do terminal, para assim evitar aglomerações assim como nas aéreas de check-in e praça de alimentação.

Dentro do Avião:

Permaneça o voo todo utilizando máscara; seguindo as normas dos comissários de bordo, evite ficar circulando pela aeronave durante o voo e manipulando embalagens sem as orientações do serviço de bordo (caso tenha um em seu voo).

Após o trajeto é norma ficar sentado em seu assento até a chamada autorizada de se levantar para sair do avião, essa orientação para tripulação manter a ordem e cumprir com mais um procedimento de prevenção ao Covid-19.

Desembarcando:

Na hora de seu check-in, embarque ou desembarque é importante ter paciência e respeitar sua vez de aproximação ou caminhada. Como mencionado, haverá uma chamada para o desembarque e não é necessário se apressar na saída.

Motoristas e familiares não devem ficar esperando reunidos dentro do aeroporto, isso pode acarretar em aglomerações, o que é proibido formar dentro desse e demais estabelecimentos como rodoviárias.

Cuidado redobrado no destino, onde toca e sempre limpe seus pertences e mãos ao contato direto, assim aproveite sua viagem com conforto e segurança.

Entre no site anac.gov.br para mais informações e também tire dúvidas especificais de como viajar com segurança.

homem  mexendo no pc - Como viajar com segurança
Compra online (Créditos da foto: Pixabay)

Compre online passagens e ingressos:

Um novo incentivo para prevenção do coronavírus vem sendo adotado: compras pela internet.

Assim como o drive-thru ou delivery, se tornaram a única opção para restaurantes e demais setores semelhantes. A compra online vem se tornando cada dia mais atrativa e funcional em tempos de pandemia.

Alguns atrativos e estabelecimentos já adotaram venda de ingressos e pedidos somente online, através dos seus sites oficias, criam agendamentos e assim colaboram para o distanciamento social.

O que para alguns é uma grande vantagem de evitar se transportar até o local para compra; um único problema desse novo sistema, seria acessibilidade para todo tipo de público e o sistema operacional do site, que precisa ser muito bom para o trafego online.

Aumento nas vendas online:

Na segunda quinzena do mês de maio desse ano, foram confirmadas pelos dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, um aumento significativo nas compras online (e-commerce) sendo do total um aumento de mais de 56% aos dados dos seus meses anteriores do ano de 2020.

Esses números só apontam que com o isolamento social sendo mais imposto e o distanciamento físico criado entre as pessoas, o hábito de comprar pela internet cresceu significadamente, sendo por serviços de entrega de comida ou compra de objetos pessoais, vemos que a cada dia estar presente online é mais e mais importante.

Fonte das informações (dados): site caraguatatuba.sp.gov.br

Veja quais locais indicados para visitar e comer:

Procure saber quais locais estão seguindo as normas de limpeza e desinfetação certinho, busque por aqueles que tem recomendações na internet, ou das próprias hospedagens que você ficará.

Se organize com uma lista do que quer fazer, se está aberto e como está atendendo.

Use mascará, obviamente, os recursos do local como pontos com álcool em gel, tapetes de desinfetação, como é a limpeza e verifique se os funcionários utilizam EPIs adequados.

Respeito ao distanciamento - Como viajar com segurança
Respeito ao distanciamento (Créditos da foto: Pixabay)

Procure por lugares autenticados:

Assim como a vigilância sanitária, Secretária da Saúde e o Ministério da Saúde vem trabalhando no combate ao covid-19.

Podemos observar cuidados da nova regulamentação e fiscalização para os estabelecimentos, por isso, é importante você saber se o local atende algum contrato de normas sanitárias.

Como por exemplo, o Termo de Responsabilidade Sanitária aplicado em Foz do Iguaçu para hospedagens, estabelecimentos, comer cios, shoppings e mais.

Veja se eles possuem selos ou marcações oficiais do governo para operarem, assim se sentirá mais tranquilo na hora de viajar com segurança.

Leia também: Foz do Iguaçu: Normas de segurança sanitária serão averiguadas nos serviços turísticos.

Use mascará e leve álcool em gel:

Como mencionamos você pode levar seu álcool em gel na viagem, além de que se quiser frequentar algum lugar público é necessário estar de máscara. Leve algumas máscaras laváveis ou descartáveis, suficientes para você utilizar pelo tempo de viagem.

Evite aglomerações de pessoas, locais mal ventilados e com comportamentos inadequados de limpeza durante essa pandemia.

Pesquise bem sobre sua hospedagem também, veja se ela e demais locais que você, provavelmente, frequentará atendem todas as normas de higiene necessário para receber os viajantes.

(Mais) + Prevenções contra o Covid-19:

Para ajudar você adotar hábitos que vão ajudá-lo em sua viagem segura ou outra situação que precisar se locomover, deixamos essas medidas básicas de prevenção:

  • Lave as mãos cuidadosamente com sabão e água (unhas, dedos, palma, punhos e dorso); seque com toalhas de papel de preferência.
  • Esterilize seus objetos pessoais e recém-comprados com álcool em gel 70 (ou líquido); para limpar ambientes se recomenda uso da água sanitária (Use cuidadosamente com mistura de água normal).
  • Para desinfetar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos e etc) use detergentes próprios para o caso.
  • Em sua higiene nasal, utilize lenços descartáveis.
  • Cubra o nariz e a boca num espirro ou tosse, de preferência usando um lenço de papel e o descartá-lo. Se não tiver um, use seu braço para cobrir essas partes.
  • Tenha produtos de higiene básica consigo, com um armazenamento suficiente para os dias de viagem.
  • Caso tenha alguns sintomas do novo coronavírus, suspenda imediatamente contato direto com outras pessoas, busque se informar com um profissional da saúde ou pela central de COVID-19 se confirma suas suspeitas;
  • Em casos mais graves buscar rápidamente atendimento em plantões de saúde, para teste de coronavírus e possível tratamento em ser seguido.
Como viajar com segurança - pessoa lavando as mãos
Para saber mais:

Acesse o site oficial do Ministério da Saúde para mais orientações de como se precaver diante do Covid-19, se protegendo da doença e não colaborando para contaminação comunitária.

Link da matéria de orientação: Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus.

Como viajar com segurança: Selo de Turismo Responsável

Criado pelo Ministério do Turismo do Brasil, o Selo de Turismo Responsável, é uma autenticação que cada setor turístico cumpre com normas de higienização, estabelecidas pelo próprio Ministério do Turismo.

São esses protocolos oficiais para segurança e saúde dos visitantes e população locais.

Entre as práticas estão medidas de lavagem de superfícies e objetos com contato humano constante, medição de temperatura das pessoas transitantes pelo estabelecimento, promover circulação do ar, disponibilizar álcool em gel em pontos estratégicos do estabelecimento e etc.

Para saber mais: Acesse o endereço eletrônico (http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel).

Viaje para onde se sente seguro:

Este Selo de Turismo Responsável e outras medidas adotadas pelo governo, como barreias sanitárias, interdição de algumas regiões, fiscalização de estabelecimentos e reuniões irregulares de pessoas que provocam aglomerações.

São algumas ações que estão sendo tomadas para criar uma viagem com segurança mais apropriada.

Infelizmente, não tivemos mudanças nos casos de coronavírus, os números continuaram a crescer enquanto houver imprudência humana em quebrar os protocolos de segurança sanitária.

Por isso, é importante, caso você necessite fazer esta viagem que se cuide muito bem e respeite todas as normas de distanciamento e higiene.

Passeios em Foz do Iguaçu – Dreams Park Show:

Conclusão: Como viajar com segurança e tranquilidade

Pudemos ver que para saber como viajar com segurança e tranquilidade, temos que ter cuidado redobrado se precisamos sair, principalmente, em viagens de negócios ou outras necessidades.

Bom, como já fui uma viajante imagino que quem ama viajar esteja passando por momentos difíceis em evitar ou diminuir essa atividade tão maravilhosa em tempos de pandemia.

Mas não se abale, o Tarobá Hotel esperara por sua visita ansioso por proporcionar uma ótima e segura hospedagem em tempos melhores e incríveis na Terra das Cataratas.

Quem nos recomenda:

Já ta quase acabando essa viagem e já estou com saudades! Ta sendo incrível esses dias aqui no @tarobahotel inclusive quero levar cada funcionário pra casa de tão fofos e atenciosos! Quem vier pra Foz, indico de olhos fechados!” (Influencer Jully Molina – Visa Instagram)