Skip to main content

Foz do Iguaçu: Normas de segurança sanitária serão averiguadas nos serviços turísticos

Foz do Iguaçu Normas de segurança sanitária serão averiguadas nos serviços turísticos

Foz do Iguaçu: Normas de segurança sanitária serão averiguadas nos serviços turísticos

Consultar

Novas notícias de Foz do Iguaçu chegaram para população local e seus novos visitantes, nessa semana, será realizado visitações nas atividades turísticas da cidade, com intuito de averiguar se todas as medidas de segurança sanitária estão sendo tomadas devidamente nos estabelecimentos.

Notícias de Foz do Iguaçu: Certificação dos serviços turísticos

Pelos novos decretos municipais (nº 28.114,28.148 e 28.204), nós vimos a reabertura do comércio local, além da retomada dos passeios em Foz do Iguaçu.

Como sabemos, ainda estamos em meio a pandemia de coronavírus, nesse cenário, preocupações com novas abordagens no turismo surgiram para manter a segurança das pessoas.

Normas e cuidados de higienização e prevenção, estão sendo o fator essencial, para manter os estabelecimentos em funcionamento.

Mas afinal de contas, como está sendo feito o monitoramento dessas práticas sanitárias?

Para essa certificação, foi adotado nessa semana na cidade, visitas de confirmação que os estabelecimentos turísticos adotaram os protocolos sanitários.

Que nesse caso, garantem uma reabertura mais segura e efetiva diante do combate ao covid-19.

Foz do Iguaçu centro da cidade
Centro de Foz do Iguaçu

Quem realizará essas visitas?

Bom, até onde sabemos, quem fará a fiscalização desse cumprimento de protocolos é a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, junto do Sebrae-PR e com apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

Todos eles receberão as inspeções de três equipes de servidores da Secretaria do Turismo e consultores do Sebrae, onde comparecerão nos locais para averiguação.

Para registro dessas abordagens, serão utilizados relatórios eletrônicos com até mesmo, fotos e vídeos, que servirão como documento de prova diante de alguma infração do estabelecimento e etc.

Quais estabelecimentos serão visitados?

Os setores do turismo em Foz do Iguaçu são muitos, entre eles, os que serão monitorados é os transportes turísticos, meios de hospedagem (Resorts, hotéis, pousadas e etc), agências de viagem, restaurantes em geral, ambientes de eventos, shows e etc.

Todos os locais que assinaram o Termo de Responsabilidade Sanitária, concordando em cumprir com suas condições e devendo aplicar suas medidas de segurança, serão os estabelecimentos visitados nessa checagem.

Para aqueles que forem aprovados nessa operação, vão receber um selo de ambiente protegido e também o Certificado de Responsabilidade Sanitária, assim entregando mais confiança as pessoas que precisam e querem realizar suas viagens pela Terra das Cataratas.

Leia também: Roteiros em Foz do Iguaçu

Passeios em Foz em monitoramento:

Nesse recomeço das atividades, os primeiros em passar por essa visita foram os pontos turísticos em Foz do Iguaçu que decidiram reabrir no aniversario da cidade (Dia 10 de junho).

Entre eles atrativos como o Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas do Iguaçu), Parque das Aves e o Complexo Turístico da Itaipu passaram pela vistoria, afim, como já explicamos de averiguar que todos os protocolos de segurança sanitária estão sendo atendidos.

Foz do Iguaçu - Selo de Turismo Responsável
Selo de Turismo Responsável

Após os atrativos, demais estabelecimentos do setor turístico serão abordados, entre eles o de hospedagem já começou em receber as visitas de monitoramento. O próprio Hotel Tarobá já passou por essa avaliação e mantêm-se aberto para realizar as estadias em conforto e segurança.

O Tarobá Hotel, orgulhosamente também ganhou o Selo de Turismo Responsável por atender todas as normas de segurança sanitária com maestria.

Entenda o que esse selo significa em nossa matéria: Hotel Tarobá é o 1º hotel em Foz do Iguaçu com Selo de Turismo Responsável!

Uma nova imagem para Foz:

Após os meios de hospedagem, restaurantes e demais estabelecimentos passaram por esse “filtro” de averiguação na cidade.

Isso vai contribuir para estabelecer um controle do cenário que enfrentamos hoje, regulando os estabelecimentos, e claro, contando muito com a contribuição da população e os visitantes exteriores da cidade.

Certificar é reconhecer aqueles que se esforçam para se adequar à nova normalidade que o momento exige. O certificado de segurança sanitária, que trará consigo o selo de ambiente seguro, será o nosso cartão de visitas daqui por diante. Vai mostrar que aqui em Foz do Iguaçu praticamos o turismo consciente e responsável” disse Gilmar Piolla, Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos.

É importante deixar claro que o propósito dessas visitas, não é penalizar os estabelecimentos, como pode ser mal interpretado, mas como foi mencionado nessa matéria, seu objetivo é certificar e dar instruções aos locais visitados, dando a aconselhamentos de aprimoramentos, para assim se adequarem as normas o quanto antes, diante dessa necessidade de segurança sanitária.

Fiscalização na cidade:

Temos que ressaltar que as visitas da Secretaria do Turismo e Sebrae nessa ação de certificação, não irão sobrepor a fiscalização regular que a Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal da Fazenda. Portanto, essa nova medida é como um reforço no monitoramento do cumprimento das normas sanitárias.

Leia também: Como escolher sua hospedagem?

Mulher com máscara
Mulher com máscara – Créditos Pixabay

Penalização:

Quebrar as normas de segurança sanitária podem resultar em punições em formas de multas pesadas. Dependendo do caso, multas de R$ 8.424,00 podem ser aplicadas aos estabelecimentos infratores.

Não assinar o Termo de Responsabilidade Sanitária, também é caso de multa, em cerca de 2.527,20 reais, uma vez que é necessário estar dentro das diretrizes do termo para o registro do comprometimento do estabelecimento, em seguir as normas de segurança sanitária adequada.

Em casos mais graves, os locais infratores podem ser fechados, perdendo autorização de abertura e correspondendo diretamente ao Ministério Público.

Importância de novos hábitos em Foz do Iguaçu:

É vital sabermos que esse combate ao coronavírus não é uma luta única dos estabelecimentos e órgãos de monitoramento, para passarmos por essa fase, é essencial que a população se comprometa em seguir as orientações da OMS e Ministério da Saúde.

Com afastamento social, evitando aglomerações, não ter compartilhamentos de bem pessoais, adotar o uso de máscaras corretamente, higienização das mãos e etc.

Atualmente Foz do Iguaçu conta com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 70 leitos de enfermaria para os contaminados com o COVID-19, com dois laboratórios exclusivos para testagem de exames, tendo o maior número de testes por habitantes do Estado.

Possuindo números para o Plantão Coronavírus e até serviço 24 horas do WhatsApp, para atender os cidadãos com sintomas e que precisem de atendimento. Outra opção de orientação sobre a doença é o app COVID19 Paraná.

Notas de atualização:

Por meio de um novo decreto, os atrativos e serviços não essenciais de Foz do Iguaçu foram fechados novamente (mês de julho de 2020) e permanecem assim no dia 13/07/2020 adiante, devido medidas de prevenção contra o novo coronavírus!

Devido essas mudanças, esta e demais matérias do nosso blog podem sofrer alterações, sem aviso prévio, por causa dessas atualizações do cenário atual de Foz e região.

Manteremos nossas notícias e informações mais atualizadas como possível, acompanhe as últimas matérias e suas datas de lançamento, para mais informações do hotel, você pode entrar em contato com nossa equipe pela central de atendimento pelo botão direito do site, ou pelas nossas redes sociais (Tarobá Hotel no Facebook e Instagram) .

Conclusão:

Como vimos nessa matéria, Foz do Iguaçu e suas atividades turísticas, serão visitadas para conferir se estão cumprindo as normas de segurança sanitária, assim assegurando um melhor caminho diante dessa retomada do turismo.

O Hotel Tarobá está aberto, comprometido em entregar uma ótima hospedagem para você e sua família em sua próxima viagem, com segurança, limpeza e conforto adequados para sua visita!

Hotel Tarobá em Foz do Iguaçu
Hotel Tarobá em Foz do Iguaçu
Quem já se hospedou no Tarobá Hotel: Andreza Dica e Indica – Blog

Venha visitar a Terra das Cataratas em uma boa oportunidade, estamos preparados e aguardando tempos melhores para nosso país voltar com o turismo da melhor forma possível para os viajantes e seus profissionais.

Capa: Cataratas do Iguaçu – Imagem cedida pelo atrativo