NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Blog detail

Documentação necessária para entrar na Argentina e no Paraguai



É quase impossível programar sua viagem a Foz do Iguaçu e não querer dar uma passadinha na Argentina, seja para fazer compras no Duty Free Shop, comer Bife de Chorizo ou as deliciosas empanadas argentinas, ou até testar a sorte em um cassino, mais difícil ainda não dar aquela passadinha para fazer compras no Paraguai e conhecer tudo que ele tem a oferecer. No entanto, muitas pessoas ficam na dúvida como funciona a documentação para entrar nos países vizinhos, e foi pensando nisso, que nós do Tarobá Hotel, fizemos essa postagem para esclarecer algumas dúvidas.

As dúvidas mais frequentes são:

  • • Como funciona a cota de compras no Paraguai?
  • • Como funciona a cota de compras na Argentina?
  • • Quais são os documentos para entrar no Paraguai e na Argentina?
  • • O que é carta verde? Eu preciso dela para entrar nos países vizinhos?

Então bora esclarecer todas essas dúvidas? Assim você já pode ir programando sua viagem a Foz do Iguaçu, sem ter surpresas desagradáveis.

Como funciona a cota de compras no Paraguai?

Atualmente, o valor da cota para compras no Paraguai é exatamente 300 dólares se você voltar para o Brasil por terra, e de 500 dólares se for por via aérea, esses valores são válidos para uma pessoa em um período de 30 dias, incluindo crianças.

Caso você extrapole em suas compras no Paraguai, o valor cobrado pela Receita Federal, será de 50% do valor excedente, explicando melhor: caso o valor total de sua compra tenha sido de 400 dólares, 400-300=100, o valor cobrado será de 50 dólares. E para compras na Argentina, a regrinha é a mesma.

Quais são os documentos para entrar no Paraguai e na Argentina?

Primeiro de tudo, vale lembrar que você não precisa de passaporte para visitar os países do Mercosul, e por isso, não é necessária a apresentação dele.

Documentação necessária para entrar na Argentina e no Paraguai

‘’Então, quais documentos devo levar?’’

A resposta é simples, você deverá apresentar o RG (Registro Geral) que tenha sido expedido dentro de um período menor que 10 anos, caso não tenha. Você também tem a opção de apresentar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também dentro da data de validade, o passaporte também é válido, caso você não tenha CNH ou RG, mas não é obrigatório.

Documentação necessária para entrar na Argentina e no Paraguai

E quanto aos menores de idade?

Quanto aos menores de idade, tanto o Paraguai quanto a Argentina são mais rígidos em questão a isso. As crianças deverão estar com os dois pais presentes, na ausência de um, deverá ser retirada uma autorização no cartório de sua cidade, assinada pelo pai que não estará presente na viagem. E é claro, também deverá estar com o RG em mãos. A certidão de nascimento NÃO é válida.

O que é carta verde? Eu preciso dela para entrar nos países vizinhos?

Caso você viaje para um desses países de carro, é um documento muito importante e essencial que você precisa ter em mãos. O Seguro Carta Verde é um seguro obrigatório para veículos que vão para os países do Mercosul, ele cobrirá os danos causados a terceiros, ou seja, seu carro não está incluído no seguro.

A carta verde tem cobertura para os danos materiais e corporais causados a terceiros, além de 50% dos honorários de advogado, caso necessário, mas se o motorista estiver sobre o efeito de drogas e álcool, não estiver habilitado ou participando de ‘’rachas’’, o seguro perde sua validade.

Documentação necessária para entrar na Argentina e no Paraguai

Atendimento pelo Whatsapp
Aguarde