Itaipu Especial: a maior usina hidrelétrica do mundo de perto!

Em Foz do Iguaçu é possível encontrar uma vasta miscigenação, alguns que visitam nossa cidade, vindos de todas as partes do mundo, encantam-se tanto que já não querem mais ir embora, enriquecendo ainda mais a cultura e história da cidade. Um dos maiores e melhores exemplos de que a multietnicidade de Foz do Iguaçu funciona perfeitamente é a Usina Binacional Itaipu, trabalhando em conjunto com o Paraguai, sendo considerada a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

Na matéria de hoje iremos conhecer a Usina Binacional de Itaipu por um ângulo privilegiado, no qual você vai conhecer a sala de comando, a barragem, a catedral e muito mais. O passeio tem duração de duas horas e meia (2h30min) mas temos a certeza de que será eternizado em sua memória. Para a realização do passeio algumas exigências devem ser respeitadas, como as vestimentas, onde o visitante deve usar roupas com comprimento abaixo dos joelhos e calçados fechados e sem salto. É necessário também a apresentação de documento de identificação original e ter no mínimo 14 anos.

Se você é aquele clássico turista que não desgruda de uma câmera ou filmadora durante o passeio, sem problemas! É liberado tirar fotos e realizar filmagens por todo o circuito, que é dividido em 7 etapas:

• Estação Mirante Central e Painel do Poty

A primeira etapa de nosso passeio é a Estação Mirante Central, onde você pode ter uma visão panorâmica da barragem e do vertedouro. Você também irá se encantar com a obra de Poty Lazzarotto, o desenhista, gravurista, ceramista e muralista curitibano, que em 1998 juntamente com Adroaldo Renato Lenzi criaram um painel de azulejo, retratando as cenas marcantes da época em que Itaipu estava em construção.

• Estação Barragem de Concreto

Localizada bem ao alto da barragem estão as comportas de captação de água para as unidades geradoras, no qual pode-se ter uma visão única e privilegiada do reservatória da usina e da grandiosidade do Rio Paraná.

• Estação Catedral

Nessa etapa do circuito, os visitantes começam a inserir-se no interior da barragem, em uma estrutura de arquitetura côncava, semelhante a de uma catedral. Seguindo o circuito, também é possível tocar os condutos, que são enormes tubos brancos no qual escoam até 700 mil litros (700.000) de água por segundo, o que corresponde a metade da vazão das Cataratas do Iguaçu em cada um deles. Durante esta etapa, também é possível conhecer o antigo leito do Rio Paraná.

• Estação Edifício da Produção

É nesse edifício onde estão os principais equipamentos que mantêm a usina em funcionamento, no qual estão inclusas as unidades geradoras. O visitante também tem a oportunidade de observar um eixo de uma turbina em ação, uma das partes do circuito preferidas entre os visitantes.

• Estação Sala de Comando Central

Para os visitantes nesta etapa do circuito pode-se olhar de perto os técnicos controlando as operações da usina através de computadores e painéis eletrônicos. Na sala de comando central pode-se notar também uma faixa amarela no chão da sala, que representa simbolicamente a fronteira entre Brasil e Paraguai, simbólica pois a Usina Binacional Itaipu pertence a ambos os países.

• Estação Canal de Fuga

É nesta estação onde o visitante pode ver toda a água escoada pelas turbinas retornar ao Rio Paraná, seguindo seu curso natural.

• Estação Galeria

Os visitantes e trabalhadores mais ecológicos e/ou frequentadores de carros elétricos compõe a graciosidade desta galeria, que possui 1km de extensão. É possível contemplar as 20 tampas das unidades geradoras.

A Usina Binacional Itaipu é composta em seu roteiro turístico de outros passeios além do Circuito Especial como Vista Panorâmica, Ecomuseu, Refúgio Biológico Bela Vista, entre outros, todos sempre enfatizando a sustentabilidade e o meio ambiente, fazendo com que sua visita seja além de suas expectativas.

O mesmo acontece na hora de você escolher um hotel, não é mesmo? As camas precisam ser limpas e extremamente confortáveis, um café da manhã farto e cheio de opções, um business center completo para suprir aquela urgência de última hora da empresa, uma ótima sala de jogos para se entreter entre um passeio e outro, uma piscina com vista magnífica para se refrescar das altas temperaturas e, claro, o mais importante, tudo isso com uma economia incomparável. Tudo isso você encontra no Tarobá Hotel, considerado o melhor hotel 3 estrelas da região.

Tarobá Hotel. Conforto e qualidade com a melhor economia!

Se hospede em Foz do Iguaçu em um dos nossos hotéis

Converse com a gente