Skip to main content

Abertura da Ponte da Amizade? Entenda as últimas notícias!

Abertura da Ponte da Amizade Entenda as últimas notícias!

Abertura da Ponte da Amizade? Entenda as últimas notícias!

Consultar

Quer saber mais da abertura da Ponte da Amizade?

Venha entender melhor das últimas notícias que tivemos da fronteira do Paraguai.

Abertura da Ponte da Amizade – Ultimas notícias

Atualização – Outubro

No dia 22/09/2020, foi aprovado a reabertura da Ponte da Amizade pelo Governo Nacional do Paraguai, onde será liberada a entrada dos turistas a partir do dia 24 de outubro desse ano.

Aguardamos o decreto oficial do governo, mas segundo as reportagens, o Presidente do Paraguai já teria aprovado essa nova medida.

Nas palavras da diretora do setor de Migração do Paraguai, Ángeles Arriola, foi divulgado a seguinte informação:

“O Presidente da República do Paraguai foi muito claro e falou que é um passo importante para a reativação da economia local”

As notícias foram espalhadas por vários sites e está com enorme alvoroço nas redes sociais da fronteira paraguaia e brasileira.

Como será essa possível abertura?

A reabertura da Ponte da Amizade, segundo as notícias que saíram, vai acontecer em forma de teste, pelo período de 3 semanas.

As cargas horárias serão reduzidas, os turistas brasileiros, terão das 5 horas até as 14h para adentrar o país, já as saídas devem ser até as 18h no horário paraguaio.

Esse período de teste, será observado e posteriormente analisado pela Retoria de Vigilância de Saúde, numa reunião para debater como foi o aumento de casos de coronavírus durante a pandemia na região.

Primeira abertura gradual

Muitas dúvidas surgiram após novas notícias da fronteira do Paraguai, algumas pessoas começaram a perguntar coisas como “Ponte da Amizade está aberta?” ou “Já abriu a Ponte da Amizade”.

Após o governo paraguaio, emitir no dia 08 desse mês, um decreto assinado pelo presidente Mario Abdo Benítez, muito se especulou dessa abertura “gradual” das fronteiras do Paraguai.

Então, o que vamos desmentir sobre esses boatos sobre a abertura da Ponte da Amizade?

Veja a seguir!

Leia também: Normas de segurança sanitária serão averiguadas nos serviços turísticos de Foz do Iguaçu.

Ponte da Amizade - rio e vegetação
Ponte da Amizade – Créditos; Avant Produções

Primeira reabertura da Ponte da Amizade

Obs: Essas são notícias anteriores, antes de 22 de setembro (Sobre a primeira abertura gradual, feita pelos voos bolhas):

Bom, essa é uma das principais dúvidas que estão rondando as pessoas, desde o último decreto do governo paraguaio.

Apesar de muita gente ter se animado, com uma possível abertura da Ponte da Amizade, na verdade esse decreto não é o que, realmente, se esperava das pessoas aqui da Tríplice Fronteira.

Mas, afinal de contas, o que é essa reabertura Ponte da Amizade então?

Confira!

Os “voos bolhas” do novo decreto

O que na verdade foi liberado, foram os voos com intuito governamental, humanitário ou comercial, apenas de Montevidéu no Uruguai e Assunção no Paraguai, estrangeiros nesse segmento serão liberados para os voos.

Essas ligações foram denominadas de “voos bolhas” ou “voos burbujas”, onde não possuem horários definidos e são apenas entre o Uruguai e o Paraguai.

Portanto, esse decreto não remete a nossa região, esse esclarecimento acabou desanimando muitas pessoas e deixando as coisas na fronteira mais pressionadas sobre quando vai reabrir a Ponte da Amizade.

Já os participantes desse voo, deveram fazer os testes de covid-19 e apresentar resultado negativo 72 horas antes de embarcar, após voltar ao seu país, eles devem ficar 7 dias num hotel de saúde e depois farão mais um teste de coronavírus.

Leia também: Quais os planos para retorno na cidade?

Ponte do Paraguai - Imagem panorâmica - Abertura da Ponte da Amizade? Entenda as últimas notícias!
Ponte da Amizade – Créditos; Avant Produções
O Paraguai não abriu todas as fronteiras

Segundo a diretora de Migrações do Paraguai, Ángeles Arriola, afirmou que o Paraguai não retomou a abertura de suas fronteiras completamente, sendo assim, somente voos comerciais internacionais entre os dois países mencionados se iniciaram.

Inclusive, os paraguaios que participarem desses novos voos com o Uruguai, não poderão ir para outros países através de Montevidéu. Assim como quem ir para o Paraguai nessa escala, não pode ir para outros lugares fora do país.

Por que abrir somente para o Uruguai?

Segundo Arriola, o Uruguai seria um país com menor números em mortes e contagio do covid-19, logicamente isso é verdade, se compararmos o tamanho desse país para o nosso.

Esse decreto, apesar de limitado apenas ao Uruguai, ajudará como marco legal na abertura do Aerporto Silvio Pettirossi e também o retorno das atividades industrias aeronáuticas, até então paradas pela pandemia.

Ponte da Amizade reabertura para o Brasil

Para Arriola, não faz sentido abrir a Ponte sendo que a fronteira pelo Brasil se encontra fechada. Mas pelas determinações brasileiras, nosso lado da fronteira só deve ficar fechada apenas até o dia 29 de setembro.

Quando vai abrir a fronteira do Paraguai?

Bom, já desse lado, espera-se que essa questão seja solucionada, quando Brasil e Paraguai entrarem em um acordo sobre os termos de abertura e os protocolos que beneficiam a ambos, além de claro, ocorrer a diminuição nos casos de coronavírus no Brasil.

Então, enquanto isso, continuaremos nos perguntando da Ponte da Amizade quando abre?

Possivelmente, sim.

Mas, por consequência disso tudo, como será que estão as coisas em ambas regiões fronteiriças? Leia mais adiante!

Ponte da Amizade direção ao paraguai, pôr do sol
Ponte da Amizade – Créditos; Avant Produções

Fronteira com o Paraguai – Como estão as coisas hoje?

Desde do dia 18 de março, a Ponte da Amizade fechada se manteve assim até os tempos atuais. Isso provocou uma onda de debates e até protestos aqui e em nosso país vizinho por conta dessa medida.

Quase todos os dias, notícias de Foz do Iguaçu surgem envolvendo o Paraguai, muitas vezes sobre figuras públicas e suas posições contra esse fechamento.

Empresários e comerciantes, também comentaram sobre os prejuízos milionários ocasionados pelo cenário atual, além dos números elevados de demissões e fechamentos de lojas, mais situações como estas, estão sendo notadas nesse difícil processo.

Apesar de tudo isso, nenhum pronunciamento oficial sobre o assunto foi divulgado pelo governo paraguaio, portanto, é vital estar informado com credibilidade dos novos decretos e não cair em Fake News nesse período.

Leia uma matéria completa sobre essas medidas no Paraguai: Fronteira com o Paraguai: Quando vai abrir a Ponte da Amizade?

Ponte da Amizade fechada até quando?

As esperanças de quando vai abrir a Ponte da Amizade, é que seja de forma segura e consciente, para ambos os países e, principalmente, para as populações locais que dependem desse retorno econômico.

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, mantém-se firme em sua decisão de manter a fronteira fechada.

Portanto, muitas pessoas estão apostando apenas no achismo sobre quando a Ponte da Amizade vai abrir, mas essa não é uma previsão que apenas uma pessoa possa fazer.

Não existe previsão exata, podemos estar perto ou longe da reabertura, como afirmou o chefe do Ministério da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, “Não vejo a abertura da fronteira em um futuro tão imediato, mas também não estou muito longe”.

O presidente do Paraguai continua com o mesmo discurso, onde a prioridade é proteger a população e evitar a proliferação do coronavírus, o que seria favorecido com uma abertura repentina de todas fronteiras.

Em resumo, essa ideia deixa a entender, que depende mais do controle da pandemia aqui no Brasil para essa abertura, do que uma flexibilização do isolamento social no Paraguai nesses tempos.

Descubra: 8 Destinos Turísticos do Brasil mais procurados para pós-pandemia.

Notícias Sobre Foz do Iguaçu | Combo Iguassu

Conclusão – Abertura da Ponte da Amizade

Nessa matéria, falamos sobre esse tema da abertura Ponte da Amizade 2020, explicamos mais das últimas notícias que surgiram e acabaram confundindo as pessoas da região.

Esperamos que a previsão de abertura da Ponte da Amizade, seja feita de forma mais assertiva possível, onde Brasil e Paraguai estejam seguros e preparados para essa retomada, que é tão importante para suas ambas populações.

Indicação…

Até lá, que tal já ir planejando sua viagem para Foz do Iguaçu? Com antecedência, escolha a estadia e agencia de turismo que sabe como cuidar de você e sua família!

Faça sua reserva no Tarobá Hotel, que está preparado com todas as medidas necessárias de segurança sanitária para proteger os seus hospedes enquanto eles conhecem a Terra das Cataratas!

Quem já se hospedou conosco: Blog Depois dos Quinze – de Bruna Vieira

Baixe nossos e-books:

Tenha as melhores dicas de Foz do Iguaçu e região!

Capa: Ponte da Amizade | Avant Produções.

Artigos relacionados: