Skip to main content

Como fazer uma viagem para Foz do Iguaçu durante a pandemia?

Como fazer uma viagem para Foz do Iguaçu durante a pandemia

Como fazer uma viagem para Foz do Iguaçu durante a pandemia?

Consultar

Fazer uma viagem para Foz do Iguaçu não parece uma atividade simples devido aos estágios do cenário atual de pandemia.

Sabemos que as pessoas estão preocupadas com sua segurança e saúde, no entanto, muitas ainda precisam trabalhar, viajar e se deslocar para certos lugares nesse momento.

Pensando nelas, preparamos uma matéria informativa para orientar as pessoas que precisam vir para cidade nesses tempos.

É seguro fazer uma viagem para Foz do Iguaçu durante a pandemia?

Vamos com um resumo dos acontecimentos até então na cidade?

Para orientar você sobre as medidas que Foz do Iguaçu aderiu para proteção de sua população e os visitantes, mencionaremos todo trabalho feito até então!

Veja mais a seguir!

Cataratas do Iguaçu - viagem para Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – Imagem cedida pelo atrativo

Como está sendo feito o controle da doença?

Já quando os primeiros casos de coronavírus chegaram em Foz e região, medidas foram tomadas para o isolamento social e prevenção do espalhamento da doença.

Entre elas o uso obrigatório de máscara e altos números de testes de covid-19 na população e turistas começou a ser empregado, tornando a cidade uma das primeiras ao aderir essa ação social.

As transições terrestres das fronteiras (Paraguai e Argentina) foram suspensas para o público em 20 de março e permanecem assim até hoje. As rodoviárias e o aeroporto foram fechados nessa época e reabertos depois, junto com o retorno do comércio em Foz do Iguaçu.

Aderindo ao lockdown, nossa cidade entrou em quarentena temporária em março e novamente em julho, barreias sanitárias foram montadas nas estradas, toques de recolher e fiscalização em alguns bairros foram empregados com intuito de diminuir o contagio.

Tratamentos e leitos de UTI

Sendo umas dos primeiros municípios com um Plantão24H com atendimento através do WhatsApp para casos de covid-19, possuindo até um hospital como referência no tratamento da doença (Hospital Ministro Costa Cavalcanti) com uma ala e uma unidade exclusiva para tratamento de portadores do coronavírus, com cerca de 27 leitos para internamento e dos quais 15 serão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Cuidados na cidade – Créditos da foto:Pixabay

Além de universidades que colaboraram para projetos contra o coronavírus, nesse caso, mencionaremos a Unila que se empenhou na produção de álcool em glicerinado 80% e sua distribuição em unidades públicas de saúde da cidade.

Medidas para os serviços da cidade

Novas normas de segurança sanitária serem empregadas de forma rigorosas nos setores turísticos, serviços e estabelecimentos da cidade.

Após meses de portas fechadas, os pontos turísticos de Foz do Iguaçu ficaram com opção de reabrir, mas somente seguindo uma série de ações que priorizarem a higienização e segurança sanitárias dos colaboradores e visitantes.

Meios de hospedagens

Os hotéis e meios de hospedagem na cidade, obviamente, não ficaram de fora e foram obrigados a tomar atitudes e formas de limpeza que assegurassem as estadias dos seus clientes.

O Hotel Tarobá já no seu retorno de suas atividades vem disposto a entregar excelentes serviços de hotelaria, envolvendo cuidado, comidade e limpeza adequadas aos seus clientes, com tanta destreza consegui até um selo de turismo responsável emitido pelo Ministério da Saúde!

Quer saber mais dessa notícia? Acesse nossa matéria “Hotel Tarobá é o 1º hotel em Foz do Iguaçu com Selo de Turismo Responsável!” e saiba que atitudes tomamos para sua tornar sua hospedagem mais segura.

Quem nos recomenda diz:

“Hora de despedir desse hotel maravilhoso e aconchegante que amamos ficar! Sentirei saudades do chocotone no café da manhã e no quarto imenso que eu pude dormir agarradinha com meus bebês!

Amei a hospedagem @tarobahotel! Indico muito para quem quer vir para Foz e ficar em um hotel super aconchegante e bem localizado <3 “

Autora: Babi Sabbag – Influencer.

Como realizar uma viagem para Foz do Iguaçu?

Agora que você já sabe o quanto uma viagem para Foz do Iguaçu é segura, já que nosso destino destaca as suas medidas contra o coronavírus.

Consulte nossa lista de prevenções ao se tomar em sua jornada, com orientações que serviram aqui na Terra das Cataratas e mais destinos que você desejar conhecer.

Nesse caso, vamos lá?

1. Fique atento no status da cidade

Fique ligado nas circunstancias ou situação da cidade, ou seja, acompanhe através de sites de notícias ou blogs confiáveis como está o status da cidade.

Estamos diante de um cenário extremamente mutável, o governo e os órgãos de saúde estão emitindo novas medidas com alta frequência, precisamos acompanhar tudo e atualizar nossas informações.

Portanto, se você planeja fazer uma viagem para Foz do Iguaçu, é vital que saiba como estão as coisas por aqui.

Se a cidade está em quarentena ou não, se terá volta do lockdown, o que está aberto ou tem previsão de abrir e mais informações que conseguir de forma clara e verídica.

Leia mais em matérias como “Turismo em Foz do Iguaçu: O que está aberto, fechado e tem previsão de abrir?” e se informe.

Mulher no aeroporto - viagem para Foz do Iguaçu
Cuidados no embarque e desembarque – Créditos da foto:Pixabay

2. Acompanhe voos e preparo no aeroporto

Atualmente o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu está aberto e em funcionamento, com voos programados e rotas específicas. Acompanhe os dias de sua viagem, os horários e normas do aeroporto de embarque e desembarque.

O site oficial da anac.gov.br emitiu uma sequência de normas de higiene e preparação para frequentar os voos nas aeronaves.

Em sua viagem, você vai precisar:

  • Observar se todos os funcionários no aeroporto possuem EPIs adequados;
  • Respeitar a distância ou isolamentos de aéreas de afastamento ou proibição de uso no aeroporto; cuidar da sua higiene e uso dos banheiros;
  • Não criar aglomerações, seja por acompanhantes do voo ou parentes na partida/chegada;
  • Evitar ficar transitando pela aeronave durante o voo; comprar passagens aéreas de forma online;
  • Transportar o limite adequado de álcool em gel e demais líquidos;
  • Usar máscara e ter os cuidados essenciais para evitar transmissão, como a higienização das próprias mãos.

Saiba mais normas e dicas de como viajar durante a pandemia, acessando “Como viajar com segurança durante a pandemia de coronavírus?” em nosso site.

3.Compre ingressos online

Os passeios em Foz do Iguaçu na maioria das vezes fazem a venda de seus ingressos de forma online, basta acessar o site e conversar com uma atendente ou fazer a compra pela internet.

Uma das especialistas na venda de transportes e ingressos para os atrativos é a agência de turismo em Foz do Iguaçu, Combo Iguassu, que possui motoristas credenciados e uma equipe de atendimento treinada e pronta para te atender.

Além de evitar o contato direto, a venda online é mais simples e descomplicada, você pode consultá-la em horários diferentes do dia e também já adiantar seu orçamento para viagem.

4.Utilize indicações e apps na viagem

Saiba quais estabelecimentos indicados para sua visita, quem está cumprindo as normas de higiene e limpeza de forma correta e responsável.

Muitos assinaram o Termo de Responsabilidade Sanitária, mas uma dica a mais de onde comer e o que visitar, nunca é demais, não é mesmo?!

Em nosso blog temos várias descrições sobre as programações que podem ser feitas na cidade, pacotes de viagem, dicas de onde comer e o que visitar.

Além de se quiser esperar o fim da pandemia, temos uma matéria nesse contexto, para quem quiser saber o que fazer em Foz do Iguaçu após a quarentena! Com descrições dos melhores lugares para se visitar na Terra das Cataratas.

Aplicativos

Use também aplicativos de organização e sugestões para o destino, que podem facilitar sua jornada e o calculo para viagem.

Hoje encontramos para importante um destaque, o App COVID-19 lançado pelo governo do Paraná, que serve como uma plataforma de monitoramento e também orientação sobre a doença, com foco de ter um controle epidemiológico maior.

Máscara facial - viagem para Foz do Iguaçu
Máscara e uso de álcool em gel são indispensáveis – Créditos da foto:Pixabay

5.Cuide de sua higienização e use máscara

Mesmo que todos os lugares e estabelecimentos do mundo cuidem com sua limpeza, outra parte desse controle que tem que colaborar são as próprias pessoas.

Use a máscara, passe álcool em gel, desinfete seus produtos, lave bem as mãos e evite contato pessoal. Se todos fazerem sua parte, cuidando de si, já estaremos no caminho certo e evitaremos mais proliferação da doença.

(Bônus) Viagem para Foz do Iguaçu: Os passeios já estão abertos?

Os pontos turísticos em Foz do Iguaçu estarão abertos no próximo mês (agosto), cumprindo normas de segurança sanitária, transmitindo confiança e responsabilidade de atender o público de forma preparada e segura.

Um bom exemplo desse retorno é os atrativos da Itaipu Binacional, que adotando ações de prevenção e cuidado já conseguiram aprovação dos primeiros visitantes, após a última quarentena, seu trabalho nesse novo recomeço, é transmitir confiança aos visitantes para irem ao atrativo e também ajudar a manter os empregos locais desse setor.

Como enfatizou seu diretor-geral, o general Joaquim Silva e Luna:

De forma responsável, queremos estimular o retorno gradativo do setor. Nossa gente quer trabalhar e estamos fazendo a nossa parte para ajudar” e completou a “retomada das atividades será gradual para que o nosso turista, pouco a pouco, vá adquirindo a confiança para voltar a frequentar os atrativos turísticos, não apenas de Itaipu, mas da região e do Brasil”.

Retomada ao Turismo em Foz do Iguaçu | Combo Responde

Importante:

Não quer viajar e sim esperar pela fase pós-pandemia?

Ótimo, sua decisão e saúde vem em primeiro lugar, viaje quando estiver se sentindo seguro e lembre-se, essa matéria NÃO é um incentivo ao descumprimento do distanciamento social, mas sim um artigo de informação e orientação para quem vai precisar viajar para cidade!

Confira também: 16 coisas para se fazer em casa durante a quarentena!

Parque das Aves - viagem para Foz do Iguaçu
Parque das Aves – Imagem cedida pelo atrativo

Conclusão:

Como vimos, uma viagem para Foz do Iguaçu na pandemia, pode até ser feita desde que se siga algumas instruções de preparo e cuidado.

Na cidade as medidas e protocolos de segurança sanitária continuam sendo mantidos, novos decretos de aberturá e fechamento podem ser divulgado inesperadamente, nossas matérias anteriores podem sofrer alterações ou não estar atualizadas por esse motivo.

Por isso, seja cuidadoso, se programe e tenha cuidado com sua higiene!

Nosso turismo e os trabalhos da cidade estão se esforçando para garantir aos nossos visitantes o melhor atendimento, seguindo comportamentos novos e desafiadores, mas que agregaram muito para quem desejar visitar a Terra das Cataratas.

Capa: Cataratas do Iguaçu – Imagem cedida pelo atrativo