Skip to main content

10 Curiosidades sobre Foz do Iguaçu!

10 Curiosidades sobre Foz do Iguaçu!

Consultar

Curiosidades sobre Foz do Iguaçu: Um lugar que você tem que conhecer!

Fizemos essa matéria de 10 curiosidades sobre Foz do Iguaçu para você descontrair nessa época em casa!

Por isso, veja agora todas os fatos interessantes que o Tarobá Hotel, separou para você conhecer melhor a Terra das Cataratas!

Curioso? Então confira nossa lista!

1- Foz do Iguaçu é a única cidade Brasileira da Tríplice Fronteira!

Divisa da Tríplice Fronteira
Divisa da Tríplice Fronteira

Viajar para Foz do Iguaçu te garante mais 2 incríveis destinos internacionais! Pois aqui é onde você pode conhecer 3 países de uma única vez!

Pois fazendo fronteira com Paraguai e Argentina, Foz é a única cidade brasileira que complementa a famosa Tríplice Fronteira da região!

Imagine ficar com um pé no Brasil e o outro em um país vizinho, bom aqui é um dos poucos lugares que você poderá fazer isso. Além de termos a divisa exata dos rios Paraná e Iguaçu que juntos formam o encontro das águas, lendas e estórias culturais da localidade.

No Marco das Três Fronteiras você poderá deslumbrar desse encontro de três regiões! Além de conhecer um obelisco de 100 anos que conta mais um pouquinho da história local.

Aproveite para visitar as fronteiras no Paraguai, por Ciudad Del Este, que possui um dos maiores centros comerciais de ligação com Foz do Iguaçu.

Ou viajar para conhecer a agitada Argentina, através de Puerto Iguazú que possui muitas atratividades para sua viagem!

2- As maiores e mais belas cachoeiras do Brasil!

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – Imagem cedida pelo atrativo

Não é atoa, que Foz se tornou um grande cartão-postal de turismo com as belíssimas Cataratas do Iguaçu!

Pois liderando todos os rankings de proporção e grandeza, as Cataratas do Iguaçu, ficam em primeiro lugar nas cachoeiras mais grandes e bonitas de todo país. Procurada internacionalmente, possuímos uma das maiores belezas naturais do mundo, com a mistura da enorme biodiversidade da Mata Atlântica em flora e fauna.

(+Mais) Curiosidades sobre Foz do Iguaçu:

Separamos mais 3 fatos interessantes envolvendo as Cataratas do Iguaçu, para você descobrir, confira!

• No dia 11 de novembro de 2011 as Cataratas do Iguaçu foram nomeadas uma das Sete Maravilhas da Natureza!

• O Parque Nacional do Iguaçu é um dos parques mais visitados do Brasil, as vezes, chegando ao marco fenomenal de até 2 milhões de visitantes por ano!

As Cataratas do Iguaçu são quase as maiores cachoeiras do mundo, perdendo somente para as enormes quedas de água das Cataratas do Niágara nos EUA.

Continue descobrindo curiosidades de Foz do Iguaçu: 20 curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional.

3- Foz do Iguaçu é um dos melhores destinos turísticos do Brasil!

Kattamaram
Kattamaram – Imagem cedida pelo atrativo.

A maioria das pessoas que já se hospedaram aqui no Tarobá Hotel, adoram contar suas aventuras na Terra das Cataratas, elas também mencionam que desejam muito retornar um dia, para essa cidade maravilhosa.

Mas uma das curiosidades sobre Foz do Iguaçu que você deve saber, é que não são somente brasileiros que aprovam a cidade como ótimo destino turístico!

Um estudo realizado em 2019, sobre Demanda Turística Internacional no Brasil, apontou que o Paraná recebeu 98% de aprovação de visitantes estrangeiros em seu território, nessa menção cidades como Curitiba e Foz do Iguaçu foram destaque para os números.

Recebendo pessoas do mundo inteiro, Foz se tornou referencia e até refugio para quem quer visitar um local diferenciado, mais natural, onde se consegue ótimas experiências com a natureza e as belezas naturais que o planeta consegue preservar.

4- Maior centro de preservação das espécies da Mata Atlântica!

Parque das Aves - BackStage
Parque das Aves – BackStage – Imagem cedida pelo atrativo.

O Parque das Aves, é o único parque do mundo que trata da preservação de espécies da Mata Atlântica.

Em luta contra a extinção, tentando favorecer a reprodução de várias especieis de aves sob ameaça de desaparecimento, o grande trabalho do Parque das Aves, é além de ser um grande lar para nossos amiguinhos de penas, é restaurá-los ao seu habitat e preservar a vida das espécies que correm maior risco de extinção.

Tratando e monitorando mais de 1400 aves de 150 especieis diferentes, o Parque das Aves ainda é casa de outros animais, como jacaré, jabuti, iguanas, borboletas, sucuri, jiboia, tartarugas e etc.

Continue descobrindo mais em Foz do Iguaçu Curiosidades: 20 curiosidades sobre o Parque das Aves!

5- A Maior Usina Hidrelétrica do Mundo!

Itaipu Binacional
Itaipu Binacional – Imagem cedida pelo atrativo

Durante alguns anos a Usina Hidrelétrica da Itaipu Binacional era a maior em estrutura do Mundo, porém esse título foi tomado pela Usina de Três Gargantas na China, por seu tamanho e produção elétrica.

Mas por que ainda sim, a Itaipu Binacional pode manter o título de Maior Usina Hidrelétrica do planeta? Pois dentro da Itaipu é gerado muita energia limpa e renovável, em alguns momentos, essa produção até mesmo supera a de Três Gargantas!

Outros fatos bem interessantes que podemos mencionar sobre a Usina de Itaipu Binacional:

• Com todo aço e ferro utilizados em sua construção poderíamos montar 380 Torres Eifell!

• Até hoje, foram produzidos mais de 3,5 bilhões de MWh de energia limpa e renovável.

• A vazão de cada uma das turbinas da usina é de 700 m³ de água por segundo!

• Existe um Complexo Turístico da Itaipu Binacional voltado para história, conhecimento e visitação sobre tudo da Usina Hidrelétrica.

Continue descobrindo curiosidades Foz do Iguaçu: Curiosidades sobre a Itaipu Binacional!

6- O Maior Museu de Cera da América do Sul!

Dreamland Foz
Dreamland Foz – foto de Rodrigo Mattjie

Mais um espetacular lugar para você visitar durante sua passagem na cidade é o Dreamland, que além de possuir 4 incríveis atrações para seus visitantes, vem em 6 anos na cidade gerando milhares de visitas e projetos novos de entretenimento na cidade.

O Museu de Cera do Dreamland, é o maior da América Latina! Com mais de 100 estátuas moldadas em cera, lá você fica pertinho de réplicas de diversos artistas, famosos e figuras conhecidas internacionalmente. Todas em cenários decorados e personalizados, onde garante diversão e boas selfies para os visitantes.

Eu mesma já visitei mais de uma vez e adoro ir lá, fazer caras e bocas pertinho de meus personagens favoritos dos filmes, como os vilões Darth Vader, Coringa, Thanos e Jason, ou com super Heróis como Homem de Ferro, Homem Aranha, Thor, ainda adoro outros como a Marylin Monroe, Michael Jackson, Jack Sparrow, Shrek, Harry Potter e mais!

(+Mais) Curiosidades sobre Foz do Iguaçu:

Também no Complexo Turístico Dreamland, existem o Maior Bar de Gelo do Brasil, o Dreams Ice Bar, que é uma deliciosa aventura congelada a menos de -10 º C, com open bar e esculturas de gelo espalhadas pelo local.

7- O Maior Show Latino-Americano do Mundo!

Rafain Churrascaria Show
Rafain Churrascaria Show

Nos anos de 2016, 2017 e 2018 o Show Latino-Americano do Rafain Churrascaria Show entrou para o Guinnes World Records como “Maior número de danças nacionais apresentadas em um jantar com show”.

Pois além de poder fazer um ótima refeição no Rafain Churrascaria Show, a noite tem um majestoso show de danças e músicas ao vivo de diversos países da América do Sul. Entre as danças nacionais estão dos países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Bolívia, Chile, Brasil e até mesmo México, tudo numa única noite onde você pode se servir, comer antes ou durante as apresentações.

Graças a Churrascaria Rafain Show, a Terra das Cataratas possem um dos melhores shows/jantares da região!

Conheça também o Show e jantar Iporã, que apresenta a Lenda Das Cataratas:

8- Foz do Iguaçu já foi visitada por muitas celebridades!

John Travolta e Princesa Diana dançando
John Travolta e Princesa Diana dançando – Créditos: Pixabay!

Sendo palco de diversas atrações, eventos e atividades em datas comemorativas, Foz do Iguaçu é visitada todos os anos por milhões de pessoas. Algumas delas foram famosos conhecidos internacionalmente, que resolveram dar um pulinho na Terra das Cataratas!

Atores, esportistas e famosos que vieram fora do Brasil como o ator Neil Patrick Harris (Barney de “How I Met Your Mother), o tenísta Roger Federer, skatista Tony Hwak, o ator Jackie Chan, o ator Alfie Allen (Theon de Game of Thrones), Princesa Diana (Lady Di) e mais.

Atores e artistas nacionais como Caio Castro, Grazi Massafera, Paula Fernandes, Daniel, Adriane Galisteu e etc. Todos eles já visitaram e se encantaram com nossa belíssima região, o que está esperando para fazer a sua viagem também?!

9- Foz do Iguaçu teve seus primeiros habitantes em 1881!

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – Imagem cedida pelo atrativo

Atualmente, Foz tem quase 260 mil habitantes, seu principal ramo é o turismo uma vez que é um dos destinos mais procurados no Brasil para a atividade.

Mas e seus primeiros habitantes, quem foram os primeiros a se mudar para região que se tornaria a grande cidade que é hoje?

Os primeiros moradores de Foz, vieram em 1881 e foram o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel González, depois deles foram os irmãos Goycochéa que vieram para exploração de erva-mate. Em 1889 foi criada uma colônia militar na fronteira, que deu o real inicio de habitação populacional na cidade, que logo subiu para 324 pessoas.

Somente nos primeiros anos do século XX, a população chegou nas marcas de 2 mil habitantes, nessa época já existia mesa de renda, estação telegráfica, hospedagem, mercearias, um rústico quartel militar, engenhos de açúcar e outras atividades agrícolas.

Fonte das informações: Wikipédia.Org.

10 – Por que Foz do Iguaçu vai se tornar seu próximo destino de viagem!

Macuco Safari
Macuco Safari – Imagem cedida pelo atrativo

Foz do Iguaçu não é só um lugar lindo e divertido para se visitar com toda família, mas também bem variado em atrações e experiências!

Aqui tem passeios tranquilos, trilhas, zoológico, centros de compras, shoppings, apresentações artísticas únicas da região, pratos típicos, restaurantes temáticos, esculturas e locais muito interessantes de se conhecer!

Sem contar que o custo-benefício é ótimo em boas temporadas, com o planejamento certo você consegue visitar a Terra das Cataratas por um bom preço!

Verifique algumas matérias no nosso Blog que vão te ajudar nesse planejamento:

Como Juntar dinheiro para viajar para Foz do Iguaçu?

Economizando na mala de mão: Como arrumar mala de viagem 10 kg?

Check list mala de viagem: O que você tem que levar em sua viagem!

Conclusão:

Agora que você conhece esses 10 curiosidades de Foz do Iguaçu, que tal ir já planejando sua viagem para Terra das Cataratas?

O Hotel Tarobá e a Combo Iguassu ficará muito feliz em realizar sua hospedagem, com todo conforto, tranquilidade e segurança que você e sua família merecem!

Quem nos recomenda diz:

“Indo para mais uma trip e relembrando o quão maravilhosa foi a recepção e o atendimento do @tarobahotel !!!”

Autora: Viajando com Daniela – Via Instagram.

Matéria por Lauana G. Simões.