Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo além da Itaipu Binacional!

Onde estão as maiores usinas hidrelétricas do Mundo?

Venha ver nessa super matéria do Tarobá Hotel, onde elas estão, qual suas características e algumas informações da maior usina brasileira, a Itaipu Binacional!

Confira!

Quais são as Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo?

Quer conhecer as maiores usinas hidroelétricas do mundo?

Vamos ao nosso top 10!

1º Três Gargantas – China

Se você é um bom curioso, já se perguntou qual é a maior hidrelétrica do mundo?!

Portanto, saiba que é a Usina Três Gargantas da China, situada no Rio Yang Tsé, na cidade de Sandouping.

Sua capacidade instalada é de 22.500 MW, onde suas obras se iniciaram em 1992 e só foram completamente acabadas em 2012, onde superou a Itaipu em potência elétrica.

Entretando, seu recorde de 2014 (98,8 TWh – terawatt-hora) foi superado em 2016, pela usina de Itaipu que chegou em 101,1 TWh.

Rio Yangtze - China - Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo
Rio Yangtze | China – Créditos: Pixabay

(Bônus) Curiosidade – Importância dessa usina para sua região

Graças a Usina de 3 Gargantas, as ocorrências de enchentes do Rio Yang Tsé ou Rio Yangtze podem ser controladas, evitando inundações.

Além de que por ela o transporte hidroviário no rio é possível, gerando assim mais funções e facilitações para sua região.

2º Itaipu Binacional – Brasil

Na divisa do Paraguai e Brasil, a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, já foi até 2012, a maior usina do mundo em tamanho e produção.

Sua obra se iniciou em 1975 e finalizada, apenas em 1982, mas só dois anos depois, em 84 que a usina começou a produzir energia. Hoje a Itaipu Binacional, consegue gerar cerca de 14 mil MW de eletricidade.

Para criar essa gigantesca usina, foram necessários 17 bilhões de reais em investimento, 40 mil trabalhadores, 12,3 milhões de metros cúbicos de concreto e claro, cooperação entre dois países.

Vertedouro - Itaipu Binacional - Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo
Itaipu Binacional – Vertedouro – Imagem cedida pela Itaipu Binacional

(Bônus) Curiosidade – Complexo turístico

Na Itaipu Binacional, você pode conhecer e se impressionar com um vasto complexo turístico que vai além de conhecimentos sobre a usina, como espetáculos de luzes e centro de preservação de vida selvagem local.

Mais adiante, no fim dessa matéria apresentaremos com mais detalhes cada uma delas. Se quiser ir explorando mais curiosidades sobre essa impressionantes dessa usina, clique aqui e leia nossa outra matéria.

3º Belo Monte – Brasil

No estado do Pará, na bacia do Rio Xingu, encontramos a Usina de Belo Monte próximo ao município de Altamira.

Sua potência instalada atual é de 11.233 MW, enquanto que produz efetivamente apenas 4500 MW. Quando chegar em sua capacidade máxima, após a previsão de suas obras, Belo Monte será a maior usina 100% brasileira em produção de energia e a segunda maior da América Latina.

(Bônus) Curiosidade – Única usina em construção

A Usina de Belo Monte, é a única das 10 maiores do mundo que se mantém em construção. Ela tem previsão de ser concluída em 2015, com o custo total calculado em R$26 bilhões de reais.

Essa obra vem sofrendo nos últimos anos, fortes criticas e protestos de pessoas e ambientalistas, por conta dos danos ambientais e a perca do leito do Rio Xingu, que forçará deslocamento da população indígena e ribeirinha local.

Hidrelétrica - Morro/serra - Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo
Hidrelétrica (Imagem ilustrativa) | Foto de Abhinav Raina no Unsplash

Sugestão: Saiba quais são os destinos turísticos mais cobiçados da pós-pandemia, viaje e se aventure em novas experiências!

4º Guri – Venezuela

Encontrada no Rio Caroni, a Usina de Guri na Venezuela é também denominada de Central Hidrelétrica Simón Bolívar, ela foi finalizada em 1986 e sua produção abastece todo o país, e ainda fornece parte de sua produção para Roraima, cidade brasileira.

Seu comprimento beira aos 7.426 metros e 162 metros de altura, numa aérea de 4.250 quilômetros quadrados, sua produção elétrica é de 10.200 MW, onde já foi uma das maiores do mundo, antes da Itaipu tomar esse título.

(Bônus) Curiosidade – Criação da Usina Guri

Em 1960, o governo venezuelano, estava preocupado em criar quantidades significativas de energia sem origem fóssil, uma solução foi a criação de uma usina hidrelétrica, após analises de sua viabilidade.

Somente em 1963 as obras começaram, sua fase final foi por volta de 1978 e apenas em 1986 foi oficialmente inaugurada.

Leia mais sobre como ter uma viagem de avião tranquila e já comece a planejar a sua jornada.

Hidrelétrica - pôr do sol - Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo
Hidrelétrica (Imagem ilustrativa) Tunisie | Foto de Alaa Eddine Habboubi no Unsplash

5º Tucuruí I e II – Brasil

Como pode perceber, o Brasil está muito bem posicionado nesse ranking de maiores usinas hidrelétricas do mundo.

Para complementar essa posição, encontramos em Belém do Pará, a Hidrelétrica de Tucuruí I e II, feita exclusivamente pelo Brasil.

Sua conclusão demorou cerca de 10 anos, ficando entre 1974 e 1984. Hoje ela produz, por volta de 8.370 MW e já foi a maior do país, antes de ser desbancada por Belo Monte.

(Bônus) Curiosidade – Abastecimento de Tucuruí

Essa usina é responsável por abastecer pelo menos três cidades brasileiras, Celtins em Tocantins, Cemar no Maranhão e Celpa no Pará.

Ela também participa, complementando a demanda do resto do país do SIN, seu rio possibilita a navegação fluvial de Belém e Santa Isabel.

Em tamanho, chega em mais de 11 km de comprimento e 78 metros de altura.

Não sabe o que visitar com a família? Entre aqui e leia uma super matéria com roteiros incríveis.

Represa de Detroit - Oregon - EUA - Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo
Detroit – Oregon – EUA| Foto de Dan Meyers no Unsplash

6º Grand Coulee – EUA

Uma das mais famosas hidrelétricas do mundo, a Usina de Grand Coulee, funciona pelo Rio Columbia em Washington nos Estados Unidos da América.

Suas obras se iniciaram em 1933, mas ela foi ficar pronta apenas em 1941, onde liderou a capacidade produção de energia elétrica no mundo. Sua represa é enorme, chegando no total de 1,6 km de comprimento, sua altura também impressiona chegando no dobro das Cataratas do Niágara.

Sua capacidade de produção de energia é de 6.494 MW.

(Bônus) Curiosidade – Cidade de Grand Coulee

Apesar de possuir uma das maiores hidrelétricas do mundo, a cidade de Grand Coulee é consideravelmente pequena em território.

Sua população chega nos 1 mil habitantes, localizada no Condado de Grand, essa cidade possui uma elevação de 452 metros e uma aérea de 3,522 km².

Existe diversos lugares para se viajar a dois, acesse agora nossa matéria e descubra!

7º Sayano-Shushenskaya – Rússia

A maior usina hidrelétrica da Rússia – Sayano-Shushenskaya, esta perto de Sayanogorsk em Khakassia, sua barragem de gravidade chega nos 242 metros de altura, já sua crista possui 1.066 metros de altura e 25 metros de largura.  

Sua construção foi decidida em 1960, mas apenas em 1978 foi que sua primeira turbina entrou em funcionamento, já em 1985 seu sistema de produção de energia iniciou a produção de energia elétrica completa.

(Bônus) Curiosidade – Recuperação da usina

Apesar de ter sofrido alguns grandes acidentes entre 1979, 1985, 1988 e 2009, essa usina retomou suas atividades em 2010, seus reparos duraram até 2014, o que custou bilhões de dólares em todo processo.

Atualmente, sua capacidade é de 6.400 MW em produção de energia com apenas 10 turbinas em funcionamento.

Hidrelétrica em montanha de gelo - Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo
Hidrelétrica (Imagem ilustrativa) Foto de Samuel Sng no Unsplash

8º Krasnoyarsk – Rússia

A Usina de Krasnoyarsk, é a segunda maior da Rússia, ela começou a ser construída em 1956 e apenas 1972 foi finalizada.

Feita na cidade de Divnogorsk, essa usina de barragem chega em até 124 metros de altura no rio Yenisey, com 30 km de comprimento, ela produz até 6.000 MW de energia.

(Bônus) Curiosidade – Um símbolo importante

Representando um importante símbolo para sua região, a Barragem Krasnoyarsk está representada na nota de 10 rublos, moeda da Rússia.

Venha ver como arrumar a mala de viagem, com as super dicas da ANV!

9º Churchill Falls – Canadá

A Usina de Churchill Falls, fica entre Terra Nova e Labrador no Canadá.

Sendo criada nos 70, até hoje a maior usina hidrelétrica de seu país e uma das maiores hidrelétricas subterrâneas de todo planeta.

Sua produção de energia pode chegar, por volta de 5.428 MW.

(Bônus) Curiosidade – O nome das quedas d´água

O nome dessas quedas de águas (Churchill Falls) é em homenagem ao ex-primeiro-ministro da Inglaterra, Winston Churchill.

Sugestão: Conheça os melhores lugares para visitar em Foz do Iguaçu.

10º La Grande 2 – Canadá

Para fechar nossa listinha de maiores hidroelétricas do mundo, temos a nossa décima classificada, a Usina La Grande 2, localizada em Quebec no Canadá.

Seu projeto, chamado de James Bay, criou a Usina La Grande que produz hoje um total de 5.328 MW.

(Bônus) Curiosidade – Potencial dessa usina

Criada em 1992, essa usina tem potencial para se tornar a maior produtora de energia na Terra, caso algum dia suas construções de barragens (James Bay II) ao longo do rio La Grande, se finalizem, ela poderá gerar até 27 mil MW, o que superaria todas as atuais hidrelétricas do mundo.

Curiosidades sobre as Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo

Alto de uma represa - Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo
Hidrelétrica (Imagem ilustrativa) |Foto de MetroList Services no Unsplash

Qual a maior produtora de energia elétrica?

Nesse quesito, a Itaipu Binacional, pode ser considerada a maior usina hidrelétrica do mundo.

Porque, até os tempos de hoje, nenhuma usina conseguiu superar o recorde da Itaipu Binacional de 103,1 milhões de MWh em 2016.

A Itaipu Binacional, já tem acumulado, mais de 2,6 bilhões de MWh, desde o início de sua produção de energia renovável, com esses números, a Itaipu conseguiria abastecer o mundo inteiro por 42 dias.

Vantagens das usinas hidrelétricas

O que realmente incentiva a criação de uma usina, é as vantagens que ela pode trazer para seu país/região, seja economicamente ou socialmente.

Com seu rendimento através da energia limpa, sem poluentes, a produção de energia renovável é uma das grandes vantagens desse sistema elétrico.

Além de fatores como o baixo custo do megawatt, aumento da confiabilidade dos sistemas elétricos, geração de empregos para população, desenvolvimento da sustentabilidade e da economia.

Quer saber mais sobre esses fatores?

Leia em Perguntas Frequentes da Itaipu Binacional, informações sobre usinas hidrelétricas e a própria Itaipu.

Impactos ambientais

Infelizmente, o processo de criação de uma usina hidrelétrica continua sendo, em alguma parte, nocivo a natureza ou a sociedade.

Só na construção da Usina Hidrelétrica de Três Gargantas, houveram percas de 162 sítios arqueológicos, 4500 aldeias e 13 cidades que foram alagadas para dar vida a usina.

Esse processo não natural, afeta o ciclo hidrológico, fauna, flora, solo, clima e claro, as populações locais que devem se realocar da aérea.

Resumindo, é uma obra que traz vantagens e desvantagens grandes, precisando ser analisado com sabedoria a necessidade de sua existência.

Fonte: infoescola.com/energia/usina-hidreletrica

Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo - Glen Canyon, Estados Unidos
Glen Canyon, Estados Unidos | Foto de John Gibbons no Unsplash

Qual foi a primeira usina hidrelétrica do mundo?

Somente em 1895, nos EUA, alguém teve a genial ideia que possibilitaria levar eletricidade por uma longa distância, até cidade de Buffalo através da correnteza de uma das maiores cataratas do mundo.

Quem foram esses inovadores?

Apenas dois grandes nomes da história da eletricidade, Nikola Tesla e o industrial George Westinghouse, que construíram uma usina hidrelétrica nas Cataratas do Niágara, levando energia elétrica até Buffalo em 40 km de distância.

Apostando na corrente alternada, invés da contínua, Tesla conseguiu iniciar a eletrificação para longas distancias e com isso, criar o estopim para a segunda revolução industrial.

Primeira hidrelétrica no Brasil

Em nosso país, a Usina Hidrelétrica de Marmelos foi a primeira criada em território nacional, no estado de Minas Gerais, localizada no Rio Paraibuna.

Também se tornando uma das primeiras grandes usinas da América do Sul, a usina de Marmelos atendia as indústrias de tecidos do empresário e seu fundador, Bernardo Mascarenhas, além de fornecer energia elétrica para iluminação pública de Juiz de Fora (MG).

Leia também: Lugares para ir e descansar a mente em Foz

Quanto tempo leva para construir uma usina hidrelétrica?

Para uma obra desse tamanho, é necessário anos de trabalho, divididos em etapas de estudos, projetos, licenças, obras civis e claro, a mão na massa que é um dos grandes desafios de se construir em rios.

Por exemplo, a Itaipu Binacional, começou sua negociação nos anos 60, seu tratado foi assinado em 1973 e as obras só iniciaram em 1974. Porém, apenas em 1984 iniciou sua produção de energia.

Itaipu Binacional - Usina do alto - Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo
Itaipu Binacional – Imagem cedida pela Itaipu Binacional
Existe um tempo de vida útil para uma usina hidrelétrica?

Sim, usinas hidrelétricas duram cerca de 50 anos, para estender sua vida útil é necessário investir em sua infraestrutura e equipamentos, voltados na operação e manutenção que sustentem o bom funcionamento da mesma.

Na Itaipu Binacional, por conta do assoreamento do lago, foi determinado com estudos geológicos, que o tempo de vida útil da usina hidrelétrica é de no mínimo 200 anos.

Quanta eletricidade no mundo é proveniente das usinas?

Cerca de 20% da energia elétrica do mundo é gerada através das usinas hidrelétricas.

Enquanto no Brasil essa forma de produzir eletricidade, é predominante e ocupa cerca de 90% da quantidade total de produção de energia do país.

Por que isso acontece?

Porque no Brasil, existe uma grande quantidade de rios em suas depressões e planaltos, o que beneficia muito seu potencial hidráulico, ainda que seu custo de investimento seja elevado.

Itaipu Binacional – Complexo Turístico

Já pensou em visitar uma impressionante usina hidrelétrica de pertinho?

No Complexo Turístico da Itaipu Binacional, você pode conhecer o exterior e interior da usina, além de aprender mais sobre a história da construção e processo dessa gigante produtora de energia limpa.

Vamos ver o que visitar na Itaipu Binacional?

Confira!

Passeios em Foz do Iguaçu – Visita Panorâmica Itaipu | Combo Iguassu

Itaipu Panorâmica

Na visita da Itaipu Panorâmica, você começa o passeio na Centro de Recepção de Visitantes, onde visualiza um pequeno vídeo sobre a história e trabalho na usina.

De ônibus, os visitantes são transportados até o mirante central, onde o passeio guiado terá explicações em três idiomas, Inglês, Espanhol e Português.

Veja do mirante, o vertedouro e a barragem de pertinho, mais vinte unidades geradoras. Na volta, o ônibus percorre a parte superior da barragem, tendo uma vista panorâmica do Rio Paraná e do Lago de Itaipu.

É possível tirar fotos e selfies com o visual da usina ao fundo, é uma experiência mega bacana e não pode ficar de fora do seu roteiro.

https://www.youtube.com/watch?v=Xc-Mj1uFsrc&ab_channel=comboiguassu

Circuito Especial Itaipu 

Nessa visita guiada por monitores bilíngues, você vai ver o vídeo da história da usina, após isso, todos são direcionados para pontos turísticos de visualização dentro da hidrelétrica.

As paradas do Circuito Especial de Itaipu são no mirante central, Painel de Poty Lazzarotto, Estação de Barragem de Concreto, Estação Catedral, Estação Edifício de Produção, Estação Sala de Comando Central, Centro de Controle de Segurança, Estação Canal Fuga e Estação Galeria.

Você vai aprender sobre a construção da usina, ter uma visão ampla do reservatório, ver o velho leito do rio Paraná, visão panorâmica das unidades geradoras, visualização das turbinas, tampas das unidades geradoras e mais.

Ecomuseu

No Ecomuseu, é onde se aprende mais sobre as ligações do homem e o meio ambiente, por lá, existe até uma réplica enorme no chão da unidade geradora da usina.

Em algumas temporadas, são organizadas exposições com objetivo de incentivar mais conhecimentos sobre conservação ambiental, educação, cultura e desenvolvimento sustentável.

Todos os temas organizados são relacionados com a Itaipu Binacional e sua relação com Foz do Iguaçu, os municípios lindeiros, suas instituições parceiras e os grandes empreendimentos hidrelétricos.

Passeios em Foz do Iguaçu – Itaipu Iluminada | Combo Iguassu

Itaipu Iluminada

Veja um show de luzes na barragem da Usina Hidrelétrica da Itaipu Binacional, são mais de 519 refletores, com extensão de 60 km de cabos, eletrodutos e fios.

Seu percurso é parecido com o passeio Panorâmico da Itaipu, onde o visitante pode ver quase todos os mesmos lugares.

Quando chega ao Mirante Central, os passageiros podem descer e contemplar um incrível show de música, observação de um vídeo constitucional e a iluminação da barragem, com direito queima de fogos.

Feita no Painel do Barrageiro ao lado do Mirante Central, essa iluminação na Itaipu Iluminada foi criada pelo artista Poty Lazzarotto.

Passeios em Foz do Iguaçu – Refúgio Biológico | Combo Iguassu

Refúgio Biológico – Bela Vista

Como já explicamos, criar uma usina hidrelétrica traz de certa forma impactos positivos e negativos para uma região e seu ecossistema.

Pensando em sua vida selvagem e natural, a Itaipu protege e conserva 1.920 hectares de terra, onde faz trabalhos como reprodução de espécies, plantas e mudas, educação ambiental envolvendo paisagismo e até recuperação de aéreas degradadas.

Sendo um local voltado para educar os visitantes sobre a importância da conservação da flora e fauna regional.

O Refúgio Biológico, foi criado em 1984 e até hoje é um atrativo muito especial, feito para integrar o visitante com a natureza e sua importância de conservação.

Por lá, você pode fazer diversas trilhas com orientações de um guia e ficar em pontos de admiração da vida selvagem.

Ingressos para Itaipu Binacional

Gostou de conhecer um pouquinho sobre a maior hidrelétrica do mundo?

Compre já os ingressos e até o transporte para essa incrível experiencia, fale com uma das atendentes da Combo Iguassu e garanta uma viagem incrível na Terra das Cataratas!

Onde se hospedar em sua viagem?

Para aproveitar tantos passeios incríveis, você precisa ficar num lugar que cuida da segurança e conforto seu e de sua companhia.

Concluindo, fique no Tarobá Hotel, vencedor do prêmio Travellers’ Choice na categoria Best-Family 2020!

Viu quem já se hospedou conosco?

Dá uma olhadinha na postagem no Instagram da influencer Isabella Cecchi!

Conclusão:

Nessa matéria te apresentamos as maiores usinas hidrelétricas do mundo, falamos da potente e impressionante Itaipu Binacional e ainda descrevemos algumas curiosidades sobre essas obras no Brasil e pelo planeta.

Está na hora de você conhecer de pertinho, uma fascinante usina hidrelétrica e todo seu potencial para sociedade e para gerar energia limpa e renovável.

Já sabe o que está aberto na cidade? Clique aqui e seja redirecionado a nossa matéria recente!

Acesse nosso blog para essa e mais matéria informativas completas!

Siga nossas redes sociais <3

Capa: Itaipu Binacional | Imagem cedida pela Itaipu Binacional

Se hospede em Foz do Iguaçu em um dos nossos hotéis

Converse com a gente